Por Larissa Lopes
O
consumidor moderno se adequou à comodidade e praticidade do e-commerce. Os
benefícios para ambos os lados foram inegáveis – mas, exigiu grande estratégia
de adaptação do empreendedor frente ao alto nível de exigência em sua jornada
de compra.
Novos
critérios e valores de compra se destacaram no mercado. Dentre eles, a empatia
e bem-estar se tornaram características decisivas durante a experiência para
50% dos clientes, segundo o estudo Life
Reimagined. Isso, sem falar dos enormes avanços tecnológicos aplicados
para o melhor desempenho do e-commerce.
A
Inteligência Artificial e o Big Data foram alguns dos maiores aliados,
contribuindo para o gerenciamento do alto volume de dados dos consumidores e,
como utilizá-los a favor de uma maior taxa de conversão, gestão de estoque e
direcionamento das estratégias mais assertivas às necessidades de cada perfil.
Todas
essas ferramentas, aliadas e utilizadas em conjunto, favoreceram o crescimento
de 27% do comércio online em 2021 – resultando em um faturamento de R$ 161
bilhões ao longo do ano.
Após
conquistas extraordinárias, certas tendências vêm despontando rumo ao próximo
salto do e-commerce. Veja as principais:
#1
Metaverso: alvo de
grandes investimentos, o metaverso é o ambiente perfeito para os negócios
online. As empresas estão diante de uma grande oportunidade de marketing,
podendo proporcionar aos clientes um lugar com foco em experiência e
conveniência. Em uma expectativa feita pela Allied Market Research, o ambiente
está projetado para atingir US$ 455 bilhões em 2030 – mas, demandará certos
desafios em criar um ambiente funcional e relevante, onde o consumidor possa
escolher e provar produtos, finalizar a compra e receber da forma mais adequada
para ele.
#2
Super apps: mesmo
não sendo um tema novo, é uma excelente oportunidade de crescimento para o
e-commerce. Os super apps são funcionalidades e novos serviços nos quais as
empresas vão inserindo outros aplicativos no mesmo ambiente, englobando novas
vertentes de negócio que vão muito além de seu core business. Neles, os
clientes terão acesso a múltiplas funcionalidades em uma mesma plataforma,
oferecendo praticidade e agilidade na aquisição de serviços e produtos.
#3
Alt-commerce: o
comércio alternativo, em uma tradução livre, é um conceito que faz muito
sentido para o novo consumidor. Trata-se de uma experiência social, gamificada
e ao vivo, com canais não-tradicionais, misturados com o social commerce. Esses
novos consumidores buscam uma experiência fluida, onde a compra está
completamente inserida dentro do ambiente em que ele vive. Para o e-commerce,
pode ser extremamente vantajoso ao permitir que os usuários possam conduzir sua
jornada de compras em seu meio predileto, elevando seu faturamento.
#4
Entregas por drone:
pode parecer uma realidade distante, mas a entrega de produtos por drones deve
se consolidar muito em breve. O serviço é essencial em cidades com problemas de
mobilidade urbana, como São Paulo, sendo uma solução para os desafios que os
varejistas enfrentam diariamente nas rotinas de entrega. Caso bem-sucedida, os
benefícios para a lucratividade do e-commerce serão certeiros – mas, também
trarão um maior nível de exigência e menos paciência pelos consumidores, em
relação ao tempo de entrega de um produto.
Todas
essas tendências tecnológicas aplicadas nas operações do e-commerce, trarão uma
experiência cada vez melhor para o usuário, dentro do ambiente ao qual ele está
inserido.
Investir
nestes recursos será uma estratégia indispensável para o destaque do negócio em
meio à concorrência, assim como se aproximar constantemente do público mais
jovem, para conhecer seus hábitos e acompanhar as mudanças de comportamento e
rotina.
As
empresas precisam estar prontas para se adaptar de maneira rápida às exigências
do mercado. Apenas assim, conseguirão acompanhar o alavanco do comércio online
e suas incríveis vantagens competitivas para seu crescimento.
Larissa Lopes é Head of Marketing e especialista em
estratégias para o mercado de varejo na Pontaltech, empresa especializada em
comunicação omnichannel.
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