Pesquisa da iStock encontra mudanças significativas no comportamento dos consumidores por uma vida mais sustentável no Brasil

Dois anos após o lançamento do Visual GPS, plataforma de insights criativos da iStock, pesquisas mostram uma evolução do compromisso do consumidor em ter um estilo de vida sustentável

A iStock, uma plataforma líder de comércio eletrônico que fornece imagens e vídeos premium para PMEs, criativos e estudantes ao redor do mundo, divulgou uma pesquisa revelando que 96% das pessoas pesquisadas na América Latina estão praticando pessoalmente a sustentabilidade. Esse número atingiu o pico na primavera de 2021 (em 98%), quando governos de mais de 30 países se comprometeram a reduzir as emissões de gases de efeito estufa até 2030 na Cúpula do Clima dos Líderes, organizada pelo governo do presidente dos EUA.

Nos últimos dois anos, a plataforma de insights criativos da iStock, Visual GPS, uma fonte confiável de orientação visual dentro da comunidade criativa, capturou descobertas que indicaram um nível de consistência no compromisso das pessoas em viver um estilo de vida sustentável, mostrando porcentagens acima de 90% desde o verão de 2020 até 2021. A pesquisa capturou o sentimento do consumidor de mais de 10.000 pessoas em todo o mundo a cada quatro meses desde novembro de 2019.

Ao detalhar como é esse compromisso, os resultados mostraram que a reciclagem ainda é considerada a forma mais importante em que os consumidores latino-americanos dizem que têm um impacto positivo no planeta (68%), seguida de reutilizar, consertar, comprar em segunda mão, usar produtos ecologicamente corretos, e tornar suas casas energeticamente eficientes (44%). O menor interesse está em interromper o uso de produtos de uso único e fazer escolhas de transporte que reduzam o uso de gasolina/diesel (33%). Apenas alguns (15%) sugeriram ingressar em associações ou doar para causas ou instituições de caridade que apoiam a sustentabilidade e o meio ambiente como forma de mostrar apoio e compromisso com a proteção do planeta.

No entanto, embora as pessoas acreditem cada vez mais que fizeram progresso pessoal em direção a um estilo de vida mais sustentável, mais de dois terços (78%) dizem que seu governo poderia estar fazendo mais para combater as mudanças climáticas com menos de um terço (22%) confiante de que seu governo está fazendo tudo ao seu alcance; 81% acreditam que as empresas devem assumir a liderança se o governo não o fizer.

“Após o lançamento do Visual GPS há dois anos, aprendemos que os consumidores esperam que empresas de todos os tamanhos assumam a responsabilidade de melhorar as condições climáticas”, disse Rebecca Swift, chefe global de insights criativos da iStock. “Nossa pesquisa também mostra que enquanto os consumidores estão realizando algumas ações positivas em seu dia a dia, eles ainda não entendem como questões tão importantes como as mudanças climáticas impactam sua vida diária. Isso representa uma oportunidade para pequenas empresas e empreendedores mostrarem às suas comunidades como estão comprometidos com a sustentabilidade, como podem apoiar seus clientes a serem mais sustentáveis por meio de suas ofertas e demonstrar os benefícios de ter um estilo de vida mais sustentável”, acrescentou.

Para ajudar as empresas a se comunicarem em torno da sustentabilidade em suas estratégias de negócios, os especialistas visuais da iStock compartilharam três dicas a serem lembradas:

  1. Repense as representações de sustentabilidade: antes simbolizadas por ursos polares, painéis solares e icebergs, as imagens sustentáveis agora estão evoluindo para incluir novos visuais que parecem mais impactantes para o consumidor moderno. Embora as imagens sustentáveis mais conhecidas ainda sejam populares, é uma boa ideia incluir também visuais que não estejam tão obviamente vinculados ao movimento de sustentabilidade, mas ainda signifiquem isso para seus clientes mais exigentes.
  2. Faça escolhas conscientes e ecológicas: a pesquisa diz que 79% dos consumidores estão tentando ativamente reduzir a quantidade de plástico que usam e 53% deles compram apenas de marcas que se esforçam para serem ecológicas. Certifique-se de atender aos padrões modernos de sustentabilidade repensando como você escolhe imagens e vídeos para cada projeto. Inclua detalhes como copos reutilizáveis ou canudos de metal para transmitir seu compromisso com a sustentabilidade e mostrar que você está adotando uma abordagem cuidadosa em seus esforços ambientais.
  3. Ajude os consumidores a superar os medos atuais visualizando um futuro sustentável: embora 46% dos consumidores saibam que deveriam se preocupar mais com o meio ambiente, esse sentimento é superado pela conveniência. Ao usar imagens aspiracionais e voltadas para o futuro, você pode apoiar seus esforços sustentáveis e fazê-los sentir que podem causar um impacto positivo no mundo. Mostre uma ampla variedade de recursos visuais que retratam escolhas ambientalmente conscientes, desde pequenas mudanças no estilo de vida até indústrias que investem em tecnologias e iniciativas novas e inovadoras que levarão à sustentabilidade em grande escala. Os consumidores têm duas vezes mais chances de concordar que uma marca está comprometida com a sustentabilidade se mostrar como as pessoas estão trabalhando e fazendo sua parte para criar um futuro mais sustentável.

Veja aqui algumas inspirações visuais para representar a sustentabilidade ou para explorar imagens e vídeos inspirados na sustentabilidade, visite https://www.istockphoto.com/.

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