Indígena brasileira divulga cultura de aldeia através da internet via satélite e viraliza nas redes sociais
Direto da Amazônia, a jovem Cunhaporanga mostra
suas tradições e conquista sucesso pelo mundo nas redes sociais
A
indígena Maira Gomes Godinho, de 22 anos, mais conhecida como Cunhaporanga,
virou uma celebridade na internet ao mostrar as curiosidades e rotina de sua
vida na comunidade Tatuyo, localizada na floresta amazônica às margens do Rio
Negro, e já acumula mais de 6,5 milhões de seguidores nas redes sociais.
A
chegada da internet na comunidade aconteceu há cerca de dois anos, quando o
cacique Pinõ, pai de Cunhaporanga e responsável pela aldeia, contratou o
serviço de internet banda larga via satélite HughesNet, da Hughes do Brasil,
subsidiária da Hughes Network Systems LLC (HUGHES). Animada com a novidade, sua
filha começou a compartilhar a rotina de seu povo nas redes sociais e viralizou
após um vídeo em que mostra o costume de comer as larvas Mochivas, alimento
tradicional da cultura indígena.
“Quando
eu compartilhei o vídeo comendo a larva foi apenas para mostrar um costume
nosso. Não imaginava atingir um público tão alto”, ressalta Cunhaporanga. A
partir daí, ela passou a ganhar mais visibilidade no conteúdo que mostra a
rotina de sua comunidade. O alcance atraiu a atenção não só da mídia brasileira
como também de veículos internacionais em países como EUA, França, Alemanha,
Grécia, Polônia, Romênia e até mesmo na China, dentre outros.
Os
números de visualizações impressionam. Um vídeo em que ela mostra sua refeição
com alimentos típicos de sua cultura, incluindo uma Mochiva, já alcançou mais
de 31,7 milhões de visualizações no TikTok enquanto outro onde Cunhaporanga
exibe e explica o uso do “pega-moça”, espécie de aliança indígena usada pelos
noivos no dia do casamento, já atingiu 17,2 milhões de visualizações na mesma
rede. Conteúdos de danças de música pop, tão populares no TikTok, também estão
presentes no perfil da indígena, sendo que um deles já alcançou a marca de 42,9
milhões de visualizações.
Toda
essa repercussão só foi possível com a inclusão digital da comunidade.
“Começamos a ter internet bem no comecinho da pandemia e, além de usar para as
aulas online, comecei a compartilhar nosso dia a dia, para que as pessoas
pudessem conhecer a nossa cultura e nossos costumes”, conta Cunhaporanga.
A
comunidade indígena Tatuyo está localizada a cerca de uma hora de Manaus,
capital do Amazonas, e sofria com a falta de acesso à internet. “Uma das
principais missões da HughesNet é justamente levar banda larga via satélite às
áreas mais remotas do Brasil, onde dificilmente as operadoras tradicionais
chegam. Nós nos sentimos muito honrados em fazer parte da inclusão digital da
comunidade Tatuyo e em permitir que essa cultura seja compartilhada com o mundo
todo”, ressalta Rafael Guimarães, presidente da Hughes do Brasil.
A
aldeia vive basicamente do turismo e da venda de artesanatos, além da caça e da
pesca, sendo que a divulgação de seus costumes preserva as tradições do povo e
auxilia na divulgação de seu trabalho. “Nós acreditamos que a internet é
importante, pois não deixa a nossa cultura morrer. Ela também é responsável por
nos trazer informações de outros locais e comunicação”, ressalta o cacique
Pinõ.
A
internet na comunidade contribui, inclusive, na venda dos artesanatos. “Muitos
turistas se interessam pelo artesanato e acabam pedindo para fazer o pagamento
pela internet, então podemos usar o acesso à internet para que eles façam a
transferência via pix”, declara Cunhaporanga.
Sobre
a Hughes Network Systems
A
Hughes Network Systems, LLC (HUGHES), é uma empresa inovadora em tecnologias e
redes de satélites e multi-transporte. Fornece equipamentos e serviços de banda
larga, serviços gerenciados com rede inteligente definida por software e
operação de rede ponta a ponta para milhões de consumidores, empresas, governos
e comunidades em todo o mundo. O principal serviço de Internet da Hughes,
HughesNet®, conecta mais de 1,5 milhão de assinantes nas Américas, e o sistema
Hughes JUPITER™ possibilita acesso à Internet para dezenas de milhões de
assinantes em todo o mundo. A Hughes fornece mais da metade do mercado global
de terminais de satélite para as principais operadoras de satélite, provedores
de serviços de bordo, operadoras de rede móvel e clientes militares. Provedora
de serviços de rede gerenciados, a Hughes oferece suporte a quase 500 mil sites
corporativos com seu portfólio HughesON™ de soluções com e sem fio. Sediada em
Germantown, Maryland, EUA, a Hughes é subsidiária da EchoStar. Para mais
informações sobre a Hughes, visite a página http://www.hughes.com.br.
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