Modelo de objetivos e metas aplicado pelo Google é adotado por diversas corporações. Quando o resultado buscado é para a gestão de pessoas, adaptações para o home office se fazem necessárias para um melhor êxito
Conhecida
principalmente por ser utilizada pelo Google, a metodologia OKR (Objectives and
Key Results) cada vez desperta mais o interesse de organizações de diversas
atividades econômicas e sociais. Em linhas gerais, ela consiste em definir
objetivos estratégicos e metas (resultados-chave) como alvos a serem
alcançados. Aplica-se, inclusive, na gestão de recursos humanos (RH), definindo
parâmetros de produtividade e de qualidade das entregas dos colaboradores.
Mas,
com a pandemia de Covid-19 e a necessidade do trabalho remoto, os gestores de
RH se viram diante de um desafio: com a distância, mensurar – de
forma justa e eficiente – metas de produtividade e de qualidade das entregas
dos funcionários? Em que a medição das metas e os objetivos
estratégicos precisaram de adaptação às mudanças impostas por uma conjuntura
adversa num contexto em que os gestores mantêm a distância física?
A
administradora Daniela Velez da startup Run2Biz, empresa que fornece soluções
automatizadas e de inteligência artificial com plataformas de
comunicação e canais de relacionamento entre as organizações e seus clientes,
onde Velez, na condição de gestora de pessoas, integra um grupo que reúne
executivos de RH de empresas de vários setores e de todos os portes.
Velez
constata uma preocupação recorrente no grupo: mais do que definir OKRs em
gestão de pessoas, a inquietação é assegurar um acompanhamento mais próximo e
preciso do andamento rumo à execução dos objetivos e metas estabelecidos. “Com
a necessidade do trabalho essencialmente remoto provocado pela pandemia e hoje
um padrão adotado na Run2Biz, tivemos que aprimorar a metodologia OKR,
implementando novas formas de avaliação de desempenho dos colaboradores em home
office”, pontua a gestora.
Antes,
é fundamental compreender como se estrutura a metodologia OKR, observa Daniela
Velez. Ela explica: são duas instâncias de OKRs adotadas pela Run2Biz. Uma é a
do OKR estratégico, isto é, aquele objetivo macro, que inspira todos na
empresa. Outra instância é a dos OKRs táticos, constituídos de metas por áreas
da empresa. Importante: todas elas estabelecidas como meios para se cumprir o
OKR estratégico. Entre essas áreas, está a de recursos humanos.
“Amadurecemos,
então, o processo OKR, durante a pandemia, a fim de enfrentar o desafio de
mensurar qualidade e produtividade do trabalho remoto. Para este ano, estamos
com uma metodologia baseada no seguinte tripé: Empresa (OKR estratégico), Área
(OKR tático) e Colaboradores (Plano de ações individuais), que fundamentam uma
avaliação de desempenho de forma justa e eficiente do colaborador”, sublinha
Daniela.
Cofundador
da Run2Biz, Emauri Gaspar acrescenta que a mensuração da produtividade e da
qualidade das entregas dos funcionários – e mesmo da empresa, de um modo geral
– só é possível de se fazer a partir da análise de satisfação dos clientes
externos e internos (entre as áreas da empresa). Afinal, essa satisfação serve
como baliza para cada área compreender se de fato atua com qualidade.
“A
medição de qualidade só é possível escutando o cliente. Não há como ter
qualidade sem ter atendido ou superado as expectativas acordadas com o cliente.
Internamente, você pode medir a eficiência, mas a qualidade é uma medição
relacionada à satisfação do cliente”, compara Gaspar.
Gaspar
salienta ainda a importância da cultura OKR. Mais ainda, de estabelecer de
forma clara e adequada o OKR estratégico. “Um OKR estratégico deve inspirar
toda a empresa para o período de tempo a que se destina. A partir dele as áreas
estabelecem os OKRs táticos que somados resultam em pleno êxito do OKR
estratégico. É como na montagem de um quebra-cabeças. Cada peça tem a sua
contribuição na construção da imagem planejada”.
Ele
exemplifica com o caso da própria Run2Biz: “Definimos para 2022 atingir em
janeiro de 2023 um determinado volume de faturamento mensal recorrente. Este
OKR norteia todas as áreas em suas atribuições: volume de vendas para alcançar,
infraestrutura necessária, cronograma de entregas, pessoas envolvidas,
treinamentos a realizar..., todos direcionados a um sentido único.”
Sobre
a Run2Biz: https://br.run2biz.
com/
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