CWB em duas rodas



Um olhar dos bairros de Curitiba em 1.000 fotos

O livro apresenta por meio de 1.000 fotos a cidade de Curitiba sob a ótica de um professor pesquisador que é apaixonado pela cidade, que durante a pandemia utilizou sua bike para realizar esta viagem por 57 bairros.

O autor Armando Terribili Filho, Fundador e Diretor Executivo da IMPARIAMO, doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), pós-doutor em metodologias de gerenciamento de projetos (UNESP), mestre em Administração de Empresas e bacharel em Matemática, juntamente com sua bike, chamada Celeste, que segundo o autor a considera fiel, destemida, corajosa e sua companheira, desbravaram Curitiba.

Segundo o autor, os passeios começaram quando morava no bairro Água Verde e iniciou as pesquisas sobre a história do bairro e registrar em fotos seu passeio, postando as imagens em suas redes sociais. Isso teve uma grande repercussão entre seus amigos, principalmente os que torciam para o clube de futebol Atlético, pois fotografou a Arena da Baixada. Com essa divulgação foi desafiado pelos torcedores do Coritiba para ir até o Alto da Glória e Armando e a Celeste foram conhecer o bairro, e assim se iniciou esta jornada.

Devido aos seus compromissos Armando não conseguiu dar continuidade às visitas aos bairros. Mas em março de 2020, com o início da pandemia, com todos os eventos cancelados e viagens canceladas, o autor e a Celeste retornaram com os passeios e as pesquisas sobre os bairros de Curitiba. Segundo o autor devido à pandemia as ruas estavam vazias, mas ele relata que foi como a cidade estivesse de braços abertos para ele.

No livro cada bairro é apresentado sua história e mostrados os principais pontos de interesse que incluem praças, igrejas, monumentos, restaurantes e alguns “cantinhos” escondidos.

Para cada bairro apresentado no livro foi criado um ícone como símbolo de identidade visual, ultrapassando os limites dos belos e tradicionais pontos turísticos da cidade, atribuindo a cada bairro a sua personalidade. Nas quatro páginas de cada bairro, além de fotos e informações, é mostrada a localização geográfica na cidade com questões estimulantes para debate em sala de aula para estudantes de todos os níveis de ensino.

É uma obra para ser disponibilizada em hotéis, restaurantes, consultórios, escritórios, galerias, bibliotecas, ou na sala de casa de todo cidadão que tem orgulho de Curitiba e quer apreciá-la e divulgá-la!

O livro terá lançamento na primeira quinzena do mês de maio no The American Way Café, com sessão de autógrafos e um bate papo com o autor.

 

Comentários