Como ajudar instituições paranaenses com seu Imposto de Renda

 


Contribuintes podem auxiliar projetos de alto impacto social no seu estado. O período vai até 30 de abril

Os paranaenses podem contribuir com projetos sociais sem gastar um centavo a mais com isso. O Imposto Solidário é uma oportunidade de contribuir com organizações que transformam as comunidades. Até dia 30 de abril, os contribuintes podem destinar até 3% do seu Imposto de Renda. O valor que já seria pago para o governo de qualquer maneira, vai promover melhorias na rotina de crianças e adolescentes do Estado. 

A opção está disponível para as pessoas que optam pelo modelo completo na hora da declaração. Se a pessoa tiver imposto a restituir, o valor doado é acrescentado ao montante (calculado no sistema da Receita) e ela recebe no período de restituição. Caso o contribuinte tenha imposto a pagar, o valor doado é descontado do débito. “A doação pode auxiliar as instituições sociais  que vivem este momento de retomada da pandemia, com necessidade de ampliar os atendimentos, por exemplo”, explica Rodolfo Schneider, gerente de captação de recursos do Marista Escolas Sociais.

Saiba como doar

Segundo dados da Receita Federal, o potencial de doação dos brasileiros via Imposto de Renda é superior a 4 bilhões. Um valor que impactaria diretamente milhares instituições pelo país cadastrados nos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA). Mais de 97% dos contribuintes que poderiam fazer  a destinação não fazem, seja por falta de conhecimento sobre o tema ou prática no sistema. Pensando nisso, o site impostosolidario.org.br foi criado, para que o contribuinte possa conferir o passo a passo de todo o processo e realizar a sua doação. 

Solidariedade Paranaense 

No Paraná, os contribuintes podem doar para projetos que contribuem para levar educação gratuita às áreas mais vulneráveis. Uma dessas iniciativas é o “Educação – O futuro é para todos”, que beneficia mais de 2300 crianças, adolescentes e jovens de 0 a 17 anos. A iniciativa oferece educação gratuita em seis escolas sociais localizadas em áreas de vulnerabilidade social nas cidades de Curitiba, Almirante Tamandaré, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Cascavel e Londrina. 

As doações podem promover a criação de laboratórios, expansão de bibliotecas, aquisição de novos materiais pedagógicos para as salas de aula, equipamentos eletrônicos e capacitação de educadores. 

Marista Escolas Sociais: Marista Escolas Sociais atende gratuitamente 7700 crianças, adolescentes e jovens por meio de 19 Escolas Sociais, localizadas em cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Os alunos atendidos nas Escolas Sociais têm acesso a uma educação de qualidade e gratuita que vai desde a educação infantil até o ensino médio, além de projetos educacionais e pedagógicos que acontecem no contraturno. https://maristaescolassociais.org.br/

Comentários