Cervejaria Dogma faz homenagem a Hal Finney, o primeiro a receber uma transferência em bitcoin

A Halfin leva o nome do primeiro usuário do bitcoin e entrega aromas cítrico, frutado e tropical

Há nove anos, Hal Finney, o primeiro a receber uma transação de bitcoin direto de Satoshi Nakamoto, criador do bitcoin, publicou um emocionante relato intitulado “Bitcoin e eu”, no qual conta sua história com o bitcoin e revela a brevidade de seu tempo de vida por conta da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Participante do movimento Cypherpunk, altamente comprometido com questões de privacidade e criptografia, Hal Finney já tem seu lugar garantido na história da evolução monetária ao lado de figuras de peso como Satoshi Nakamoto, e, exatamente por isso, a Cervejaria Dogma decidiu lançar a cerveja Halfin (nome de usuário que usava no Twitter) como forma de homenageá-lo.

Ciente do divisor de águas na economia mundial que o bitcoin já provou ser, a Cervejaria Dogma já prestigiou Satoshi Nakamoto com a sazonal Hazy IPA Satoshi. Recentemente passou a produzir a Opt Out Golden Ale em parceria com as cripto educadoras Carol Souza e Kaká Furlan do canal UseCripto. “A evolução do dinheiro e da moeda modificou o sistema econômico ao longo dos tempos, e o que acontece hoje com o bitcoin é o próximo nível de evolução do sistema monetário. Nesse cenário histórico, Hal Finney é uma das pessoas mais importantes logo após Satoshi Nakamoto, por isso decidimos homenageá-lo” – afirma Leonardo Satt, cofundador e sócio proprietário da Cervejaria Dogma.

Habilmente ilustrado por Leandro Dexter, o rótulo traz um homem que aparenta estar em estado de sono profundo, em uma cápsula futurista, uma clara referência ao pedido de Finney para ser criogenado, com uma placa escrito “hodling” (termo inglês utilizado entre bitcoiners que significa comprar bitcoins e mantê-las em carteira). Com 6,8% de teor alcoólico, a Halfin é uma Hazy IPA cítrica, frutada e tropical. Uma escolha apropriada, uma vez que esse tipo de cerveja teve origem nos Estados Unidos, assim como o próprio Finney. No guia de cervejas da Brewers Association, o estilo Hazy IPA vem descrito como um único estilo onde designa cervejas com a aparência turva – desde uma leve turbidez até as mais intensas, daquelas que deixam a cerveja com um amarelo/alaranjado intenso.

Sobre a Dogma

Fundada em 2015, a marca nasceu da paixão de três amigos por cervejas com personalidade. Bruno Moreno, da Cervejaria Serra de Três Pontas; Luciano Silva, da Noturna e Leonardo Satt, da Prima Satt, já se ajudavam com receitas, produção e logística quando decidiram unir forças numa única empresa. Famosa pelos rótulos sazonais e pelas receitas criativas e lupuladas, a Dogma conta com mais de 350 rótulos que agradam consumidores ávidos por qualidade e complexidade. Eleita a Melhor Cervejaria Brasileira de 2015, 2017 e 2018 pelo RateBeer (um dos maiores sites de avaliação de cerveja do mundo), a marca já conquistou duas vezes o título de melhor chope de São Paulo: em 2019, ganhou o prêmio Melhor Chope da Casa da Veja SP e em 2021 o prêmio Melhor Bar de Chope da Veja SP na edição de 25 anos do Comer & Beber.

Para saber mais sobre as novidades, acompanhe a cervejaria em https://cervejariadogma.com.br/

Comentários