Semana do Consumidor: saiba como desapegar dos produtos usados sem agredir o planeta

Com pontos de recebimento espalhados por diversas cidades, a ABREE incentiva o consumidor a dar o descarte correto aos produtos pós consumo em data importante para o comércio

Há várias datas comemorativas ao longo do ano para alavancar o comércio e, apesar de a Black Friday ser a mais conhecida e a que sempre se supera a cada ano, o primeiro trimestre é marcado pelo Dia Mundial do Consumidor, que ocorre em 15 de março. No mesmo modelo que a Black Friday, a data deixou de ter ofertas apenas no dia e ganhou a Semana do Consumidor e Mês do Consumidor, para assim atrair mais e fidelizar os clientes. Uma pesquisa realizada pelo UOL em parceria com a MindMiners revelou que 56% dos entrevistados pretendem aproveitar a data para comprar. O resultado mostra um crescimento, considerando que em 2021 essa porcentagem era de 49%. Outro estudo, realizado pela plataforma de comércio eletrônico Shopee, revelou que 68% dos brasileiros têm a intenção de comprar nessa data comemorativa pela primeira vez em 2022. Entre os principais produtos desejados estão alimentos, vestuário, acessórios, eletrônicos e eletrodomésticos.

Com isso, entram produtos novinhos e o consumidor precisa desapegar dos antigos. Até mesmo aqueles itens que já então quebrados há um tempo, mas seguem guardados. Pensando nisso, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos preparou um informativo completo sobre como relizar o descarte ambientalmente correto de eletrônicos:

  • Busque o local correto para o descarte e saiba quais são os objetos aceitos: para encontrar um dos pontos de coleta desses materiais basta digitar o CEP e o produto a ser descartado para obter os endereços mais próximos visitando o site https://abree.org.br/pontos-de-recebimento. A lista completa dos produtos que podem ser descartados está no site e inclui uma ampla variedade como batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros.
  • Algumas empresas associadas da ABREE já possuem o passo a passo e locais de coleta dos produtos pós consumo, assim que você compra o novo.
  • Após esse processo, os produtos são encaminhados para uma espécie de fábrica que realiza a desmontagem do produto, chamada de manufatura reversa. Só depois disso é realizada a reciclagem do que é possível.
  • O consumidor, quando toma todos esses cuidados, faz o seu papel para contribuir com a preservação do meio ambiente. Além disso, ninguém quer ficar ocupando a casa com produtos que já não servem mais. Isso dará espaço a produtos novos!

A logística reversa contribui com a economia e com o meio ambiente, prevenindo descarte incorreto em rios e terrenos, que contaminam o solo, a água e o ar, afetando diretamente a saúde pública. Além disso, gera mais empregos e utiliza-se melhor de recursos naturais.

Sobre a ABREE:

Fundada em 2011, a ABREE - Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos - é uma entidade gestora sem fins lucrativos, que define e organiza o gerenciamento da implementação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, promovendo economia de grande escala. Com 53 associados que representam 178 marcas, a ABREE é responsável pelo gerenciamento através da contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados por terceiros, além de contribuir com informações para todos os envolvidos da cadeia, responsáveis pela viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país. Para mais informações, acesse http://abree.org.br/

 

Comentários