Obras de arte e bate-papo ao vivo homenageiam mulheres na Universidade Positivo

 




Bate-papo com artista Ieda Iane faz parte das homenagens marcadas para 8 de março

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a UP Experience realiza, na próxima terça-feira (8), às 19h, um bate-papo ao vivo com a artista plástica Ieda Iane no Instagram @upexperiencebr. O evento on-line acontece simultaneamente à vernissage da exposição “Nuances Femininas”, com esculturas em que a artista revisita as dores e os prazeres do ser mulher como um convite à reflexão sobre a realidade feminina contemporânea.

A mostra, gratuita e aberta ao público, permanece no local durante todo o mês de março. Essa é também a primeira das atrações anunciadas pela Biblioteca UPX em 2022, ano em que comemora o 20.o aniversário com programação especial. A nuance e a beleza de todas as divas, a coragem das guerreiras de todos os dias, a arte e a doçura de ser mulher no atual contexto histórico-cultural são os pontos de partida de ‘Nuances’, uma homenagem àquelas que fazem o mundo mais versátil, mais encantador, mais dinâmico, mais possível”, detalha Ieda. De acordo com a artista, a seleção das peças foi feita de modo a refletir sobre as mudanças e os avanços conquistados pelas mulheres ao longo dos últimos anos. “Toda obra de arte está sujeita a interpretações múltiplas, pois o olhar de cada um é único. Mas, espero que os visitantes possam entender e encontrar, nas peças apresentadas, a trajetória da mulher na sociedade, em que há ininterruptamente o julgamento do belo versus o feio, da força versus a fragilidade, e da capacidade versus a limitação. Então, finalmente possam refletir sobre qual é o verdadeiro papel e a posição da mulher no contexto atual”, afirma.

Para conversar com a artista plástica, foram convidadas a jornalista e bailarina Larissa Biscaia, egressa da Universidade Positivo, e a bibliotecária Joelma Marques, responsável desde 2016 pela Biblioteca UPX. "Essas três mulheres representarão, juntas, todo o universo feminino que queremos homenagear, não apenas no Dia Internacional da mulher, mas em todos os 365 dias do ano", revela Eduardo Faria Silva, diretor da UP Experience. "A exposição nos alerta para um mundo silenciado, mas essas mulheres incentivam que as outras não se calem. Trazemos mulheres fortes, corajosas e bem-sucedidas para mostrarmos que nossa sociedade caminha para um futuro mais justo e igualitário, oferecendo oportunidades iguais para todos", completa.

 

SERVIÇO 

Exposição Nuances Femininas, de Ieda Iane

Data e horários

Até 31 de março

De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h

Sábados, das 8h às 14h

Vernissage: 8 de março de 2022, às 19h

Entrada gratuita, vagas limitadas à capacidade do espaço (50 pessoas)

Endereço 

Biblioteca UPX -  Universidade Positivo (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300)

Informações: www.upx.art.br e @upexperiencebr

Comentários