Educador Financeiro realizará cursos gratuitos nas comunidades cariocas sobre como controlar gastos e construir a própria liberdade financeira

Tiago Cespe iniciou no Rio de Janeiro um projeto onde irá ministrar aulas sobre o setor de finanças em comunidades locais

De acordo com a pesquisa Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), aproximadamente 12,5 milhões de brasileiros encerraram fevereiro deste ano endividados. O número total corresponde a 12.518.169 brasileiros, representando 76,6% das famílias no país. Esse é o maior grau de endividamento registrado nos últimos 12 anos.

Para ajudar os brasileiros que querem aprender como controlar os gastos, ficar longe de dívidas e conquistar a almejada independência financeira, mas que não possuem recursos para pagar por um curso de educação financeira, o educador financeiro Tiago Cespe iniciou no Rio de Janeiro um projeto em que irá ministrar aulas sobre o assunto em comunidades locais.

“Foi uma forma que encontrei de ajudar pessoas que costumam enfrentar dificuldades por não conseguirem controlar gastos e que sofrem com dívidas no final do mês”, explica. A aula será ministrada no dia 24 de março, 19h, na comunidade de Inhaúma. As aulas contarão com conteúdo teórico e prático sobre organização financeira.

“Existe esse mito de que esse assunto é destinado apenas às pessoas de situação financeira privilegiada, por isso quero mostrar que qualquer um, independentemente de classe social, pode gerir melhor seus recursos de modo a se distanciar das dívidas e até conquistar seus objetivos tornando-se um investidor”, ressalta Cespe.

Além disso, o educador financeiro e sua equipe irão acompanhar, durante três meses, os alunos da comunidade para saberem se estão colocando os ensinamentos em prática. “Aprender a lidar com o próprio dinheiro é um assunto fundamental na vida de qualquer pessoa, pois dívidas podem desencadear outros problemas, como crises de ansiedade”, pontua Cespe.

A ideia de se tornar um investidor financeiro surgiu justamente por conta do desejo de ter sua independência financeira. Sem conseguir guardar dinheiro, e muitas vezes terminando o mês no vermelho, Tiago via o sonho da casa própria cada vez mais distante uma vez que, aos 22 anos de idade, não havia conseguido conquistar bem algum, mesmo trabalhando desde os 13. Foi quando resolveu se tornar educador financeiro para poder gerir melhor seu próprio dinheiro. “O que eu aprendi com os meus pais foi trabalhar e gastar o dinheiro que eu ganhava”, diz o educador financeiro

O “inatingível” objetivo da casa própria veio a se concretizar com 29 anos e, logo em seguida, outra realização: a festa de casamento dos sonhos. Foi então que decidiu fundar a Cespe Investimentos, um escritório de Agente Autônomo de Investimentos credenciado ao Safra Invest, e o primeiro do grupo no Rio de Janeiro. Tiago possui especialização no mercado financeiro como Agente Autônomo de Investimentos, Ancord, PQO, CPA-20 e Analista de Financeiro pela FGV. “Meu objetivo é fazer com que as pessoas entendam como é importante saber administrar o próprio dinheiro e conquistar a independência financeira para uma vida mais plena”, finaliza o educador financeiro.

Serviço

“Desperte a sua riqueza”

Endereço: Rua Manuel de Souza, 32 - Inhaúma - Rio de Janeiro;

Data: 24 de março (quinta);

Horário: 19 horas;

Curso 100% gratuito.

Comentários