Ball e equipe Masterpiece e Mafia se unem no
lançamento da edição limitada que conta com rótulo especial desenhado pela
artista Pri Barbosa
Se
engana quem pensa que cerveja não é “coisa de mulher”. Segundo o relatório
Consumer Insights da Kantar, a alta de 127% no consumo nacional de cerveja no
terceiro trimestre de 2021, em comparação ao mesmo período de 2020, tem as
mulheres como principais contribuintes com o aumento. E elas não estão
presentes somente no consumo, mas se fazem presentes na produção. É neste
cenário que “Às Mulheres”,
cerveja especial em comemoração ao Mês das Mulheres, chega ao mercado. A bebida
é resultado de uma produção 100% feminina promovida pela Ball e cervejarias
Masterpiece e Mafia – desde a levedura até o envase na lata, passando pela
campanha de comunicação e receita exclusiva no estilo Saison desenvolvida pela
Cervejeira Ingrid Matos.
A
ideia para a parceria surgiu no grupo feminino de afinidades da Ball, líder
mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, que vem trabalhando para
aumentar a presença e o papel de mulheres na organização na América do Sul e
ampliar conscientização sobre a importância do tema. Para ajudar a ressignificar
a bebida culturalmente masculina, a equipe Masterpiece e Mafia foi acionada
para a parceria por conta do destaque de mulheres na composição da cervejaria,
já que metade da equipe é feminina, e alinhamento das empresas sobre
sustentabilidade.
“O
interesse de colocar em prática o projeto é justamente mostrar que as mulheres
já chegaram em locais ditos como improváveis da indústria em geral, com em
atividades que envolvem trabalho de muita qualidade, técnica e força”, diz
Ingrid Matos, Cervejeira da equipe Masterpiece e Mafia.
Segundo
descoberta recente da historiadora e sommelière britânica Jane Peyton, a
cerveja é uma invenção feminina e, até menos de dois séculos atrás, sua
produção era uma tarefa destinada a mulheres, com apreciação e consumo delas. É
com esse pensamento que a artista Pri Barbosa desenhou o rótulo representando
resistência e força feminina, em combinação com a própria cerveja, que tem
sabor intenso e delicado. “É sempre muito bom participar de projetos com
equipes majoritariamente de mulheres. Foi bem legal interagir com profissionais
de diferentes áreas no intuito de reformular a imagem que é associada à mulher
quando se fala de cerveja”, afirma a artista.
E
para a criação da lata que serve de tela para a arte exclusiva e de envase para
a receita especial, uma equipe formada por cerca 20 mulheres na Ball cuidou de
toda a produção da latinha. Na fábrica de Extrema (MG), técnicas, operadoras,
analistas, supervisoras, inspetoras, entre demais funções, foram responsáveis
pela embalagem – a mais sustentável do mundo – que carrega o produto.
Com
isso, ambos os times honram as mulheres levando ao mercado uma cerveja
refrescante, dourada e com aroma de frutas amarelas, envasada na embalagem mais
amiga do meio ambiente, cuja taxa de reciclagem é de 97,4% no país, e que volta
às prateleiras como uma nova lata em até 60 dias.
“É
com muito orgulho que anunciamos Às Mulheres, que teve sua primeira ideia em um
dos Ball Networks, grupo de afinidade feminino que conta com 97 mulheres de
vários locais do Brasil. Como uma empresa com valores bem definidos sobre
diversidade e inclusão no mundo corporativo, a Ball trabalhou junto com a
equipe Masterpiece e Mafia com todo cuidado, colocando mulheres à frente de
cada detalhe do produto e honrando a presença delas nesse setor”, declara Thais
Moraes, Diretora de Comunicação e Relacionamento com a Comunidade para a Ball
América do Sul.
Além
de oferecer sua lata sustentável de alumínio para receber às Mulheres, a Ball
liderou esse projeto com as cervejarias por ser uma empresa conectada com o
desafio de equidade de gênero no mercado de trabalho. Como um exemplo, em 2021,
a empresa iniciou as operações da sua mais recente fábrica aberta, em Frutal
(MG), com 75 postos operacionais ocupados por mulheres – 32 deles sendo de alunas
de cursos gratuitos promovidos pela própria Ball, somando 48% de presença
feminina na planta. No mesmo ano, lançou grupos de afinidade de raça e etnia,
LGBTI+ e pessoas com deficiência, além do grupo de mulheres responsável pela
ideia da nova cerveja.
A
edição especial é limitada e está à venda na loja virtual da Masterpiece e na
VADELATA Store, e-commerce da Ball exclusivo para bebidas em lata. Ambos os
serviços comerciais são comandados, também, por profissionais mulheres.
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