|
Com a performance de "Paciência", composição de
Lenine e Dudu Falcão, a curitibana Ninah Jo, 62 anos, está na segunda
edição do The Voice + 2022 e faz parte do Time Fafá. Apaixonada por
música, a cantora já dividiu os palcos com Angela Ro Ro, Jorge
Vercillo e Padre Fabio de Melo.
Segundo
os críticos, ela é dona de uma voz de personalidade e timbre próprios.
Ninah Jo mora no Rio de Janeiro desde 1982 e chegou à capital fluminense
pelas mãos do amigo Albino Pinheiro. Participou da “Companhia das
Ilusões”, musical de autoria de Altay Veloso e Paulo Cesar Feital, e
paralelamente, seguiu carreira solo como intérprete, recebendo vários
prêmios de melhor intérprete, conquistando o primeiro lugar em festivais
de música por todo o Brasil.
“Como
uma das vencedoras do programa “A Grande Chance”, participei do CD
“Tributo a Billy Blanco”, com arranjos de Gilson Peranzetta. Fui uma das
integrantes do grupo “Mulheres de Antenas”, que recebeu em seus shows
nomes como Moska, Isabella Taviani, Jorge Vercillo, Fátima Guedes, Fafy
Siqueira, Lucinha Lins. Sob a direção de Ernesto Piccolo, fizemos
temporadas em casas do Rio de Janeiro, Brasília e Minas Gerais, com
grande sucesso de público e de crítica”, conta.
Gravou
o primeiro CD solo “Caminhos de Mim” com um grupo de músicos da mais alta
competência, sob a batuta do violonista e arranjador Pedro Braga, além
das participações especiais de Jorge Vercillo e dos maestros Wagner Tiso
e Jacques Morelenbaum. A música “Meu Cordel”, de autoria de Ninha Jo em
parceria com Paulo Cesar Feital, foi premiada no 2º Prêmio Grão de
Música, que valoriza compositores, intérpretes e instrumentistas da
música brasileira, de diferentes gerações.
Sobre
o CD solo de Ninah Jo, Guilherme Arantes disse: “que voz linda, que
dignidade, que arranjo arrasador”. João Bosco destacou que ela está
cantando lindamente e que trouxe recordações impagáveis. Para
Fátima Guedes, “a deliciosa poesia na voz dela vai dizer tudo para você,
acredite”. E por fim, Vital Lima afirma que Ninah Jo entrega o som “a nós
e nos entregamos ao som numa viagem de encantos”.
A
trajetória musical de Ninah Jo tem destaque na montagem da ópera “O Alabê
de Jerusalém” de autoria de Altay Veloso, que levou ao Canecão uma
produção com nomes como Jorge Vercillo, Alcione, Lenine, Ivan Lins, Elba
Ramalho, Fafá de Belém, Zezé Motta, Leny Andrade. Nessa ocasião, a
cantora recebeu destaque das críticas quando contracenou com Lucinha Lins
um dos momentos mais emocionantes do espetáculo.
O
timbre inconfundível de Ninah Jo marcou a trilha sonora da novela
“Fina Estampa” da Rede Globo, juntamente com Jorge Vercillo na música
“Memória do Prazer”. Em 2015, é convidada a gravar uma música no CD “Deus
no Esconderijo do Verso” do Padre Fabio de Melo, juntamente com Nana
Caymmi, Elba Ramalho, Fafá de Belém, Fagner e Zeca Pagodinho. |
Comentários
Postar um comentário