No Dia do Tomate, confira dicas importantes sobre o alimento

Isabela ainda ensina como preparar o saboroso Espaguete com Molho de Tomate Assado e Mini Almôndegas e Lasanha de Polenta com Molho Bolonhesa

O tomate é saboroso e versátil e pode ser facilmente encontrado em feiras e supermercados. Você sabia que em 1º de fevereiro é comemorado o Dia do Tomate, tamanha a importância do fruto, cujo uso vai além do tradicional molho que acompanha saborosas massas? Por isso, a Isabela, marca de massas, biscoitos e torradas da região Sul do País, traz algumas dicas para a escolha e aproveitamento do alimento, além de ensinar como fazer Espaguete com Molho de Tomate Assado e Mini Almôndegas e Lasanha de Polenta com Molho Bolonhesa.

Aparência: em algum momento, você já deve ter selecionado os tomates maiores e mais vermelhos, afinal, são os mais bonitos!  Porém, não são apenas estes aspectos que devem ser levados em consideração. Dê preferência para os tomates frescos e que não foram refrigerados. Às vezes, vale a pena comprar diretamente com o produtor ou até mesmo na feira. Assim, você terá certeza de que seus tomates não passaram por este processo.

Atenção ao aroma. 90% do sabor dos alimentos vem do olfato e não do paladar. Então, perceba se o tomate exala aquele cheiro de terra levemente adocicada, que é exatamente o que um fruto saudável possui.

Formas: Não se prenda à ideia de que os maiores são os melhores. Às vezes, os melhores tomates, orgânicos e de pequenos produtores, são irregulares e menores, mas muito mais saborosos.

Agora que você já sabe escolher os tomates, que tal usá-los em receitas especiais, como aquele almoço tradicional com a família? Reúna a todos e aproveite a ocasião, afinal, o sabor de família fica.

Espaguete com Molho de Tomate Assado e Mini Almôndegas

Ingredientes

 1 pacote de Espaguete com Ovos Isabela

 Para o molho

6 Tomates grandes cortados em pedaços
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de mel
Sal e Pimenta a gosto
Cebola picada

Para as Mini Almôndegas

200 g de patinho moído
200 g de bacon moído
Pimenta a gosto

Modo de Preparo

- Coloque os tomates cortados em uma assadeira. Em seguida, tempere-os com o azeite, o vinagre balsâmico, o mel, a cebola, o sal e a pimenta. Deixe assar por 20 minutos.
- Retire os tomates do forno, coloque-os em um recipiente e, com a ajuda de um mixer, bata até que fique em textura ideal para o molho.
- Em outro recipiente, coloque o patinho moído, o bacon e a pimenta. Misture.
- Depois que tudo estiver bem incorporado, faça bolinhas e coloque em uma frigideira com um pouco de óleo quente. Reserve.
- Em uma panela grande, ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
- Junte o macarrão ao molho de tomate e as almôndegas. Sirva em seguida.

Lasanha de Polenta com Molho Bolonhesa

 

Ingredientes:

Molho Bolonhesa:
6 colheres (sopa) de azeite
1 cebola grande picada
4 dentes de alho picados
1 kg de coxão mole moído
16 tomates sem pele, sem sementes e picados
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
750ml de polpa de tomate
Sal, pimenta-do-reino, orégano e salsinha a gosto

Polenta:
3 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho picados
1 ½ xícara (chá) de fubá

Para a Montagem:
1 embalagem de Lasanha Isabela
400g de mussarela em fatias
Queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:

Molho Bolonhesa:
- Em uma panela grande, aqueça o azeite, refogue a cebola e os dentes de alho, junte o coxão mole e deixe refogar até fritar.
- Acrescente os tomates, extrato de tomate, polpa de tomate e 2 xícaras (chá) de água. Acerte o sal, tempere com pimenta-do-reino, orégano e salsinha, deixe apurar e reserve.

Polenta:
- Em uma panela média, aqueça o azeite, refogue o alho, junte 1 ½ litro de água e deixe ferver.
- Dissolva o fubá na água fria, acrescente aos poucos na panela e mexa delicadamente até o ponto de uma polenta mole. Acerte o sal, retire do fogo e reserve.

Montagem:
- Monte a lasanha em um refratário grande e fundo.
- Divida o molho bolonhesa e a polenta em 3 partes, as tiras de lasanha em 4 e as fatias de mussarela em 2.
- Alterne as camadas de molho e massa da seguinte forma: molho bolonhesa, tiras de lasanha, polenta, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho bolonhesa, tiras de lasanha, polenta, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho bolonhesa, polenta e, finalmente, o queijo parmesão.
- Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 50 minutos.
- Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio 10 minutos antes de finalizar o tempo. 

Para mais informações sobre a Isabela, acesse www.isabela.com.br

Comentários