MBA para executivos da Fundação Dom Cabral utiliza inteligência artificial Speck para acompanhar evolução dos participantes ao longo do curso



(Solução Speck compara líderes do mundo todo para entender o desenvolvimento de cada aluno)

A computação cognitiva transforma as outras tecnologias e desponta para um novo tempo na educação. A ferramenta SPECK, líder do mercado em soluções de aprendizagem, customizou para a Fundação Dom Cabral (FDC) Inteligência Artificial para acompanhar o desenvolvimento das capacidades de liderança. O projeto já está no ar desde o início de 2018 e mais de 320 alunos já passaram pela plataforma. Alunos do MBA são comparados aos principais líderes do mundo e a partir disso, a principal escola de negócios do Brasil, entende o real potencial de desenvolvimento de cada um deles em direção às capacidades de liderança mais exigidas pelo mercado.  É criado um score que conecta as características socioemocionais do indivíduo com suas capacidades de liderança com aferição de métricas em tempo real. “A personalização do MBA permite entender a evolução de cada indivíduo numa trajetória colaborativa de aprendizagem e é algo único na metodologia em uma escola de negócios”, explica Marcele Gama, Gerente de Desenvolvimento de Executivos da FDC.

Nos últimos anos, a equipe gestora do Executive MBA da instituição, percebeu a real necessidade de desenvolver líderes não só do ponto de vista técnico, mas também  humano.  O Executive MBA da FDC apresenta temas estratégicos e ferramentas de gestão para formar líderes de confiança, que promovam transformações no ambiente onde atuam, inspirando aqueles que estão à sua volta. Além de formar líderes com inteligência emocional ampliada, pensamento crítico, mindset global e com capacidade de influenciar, o programa propõe também contribuir com a carreira do indivíduo, levando-o a outros níveis de atuação.

Cerca de 45% dos participantes do Executive MBA da FDC passam por uma progressão de carreira ao longo do Programa. “Vivemos num momento de grande aceleração social, e os participantes de uma cadeira de MBA querem entender essa evolução, por isso, é importante que compreendam claramente como entraram e como saíram desta jornada. Para a FDC esta é a tendência de educação executiva, auxiliar as pessoas no desenvolvimento como elas realmente desejam, facilitando a leitura e interpretação do contexto, desenvolvendo suas reais capacidades para transformá-los em líderes inspiradores”, comenta Paul Ferreira professor e diretor do Centro de Liderança da Fundação Dom Cabral.

 A solução Speck utiliza as APIs do IBM WATSON para entender a personalidade do indivíduo através de um texto. Para o processo de desenvolvimento de líderes, a FDC dividiu o uso da plataforma em 2 etapas, sendo que a primeira etapa consistiu em reunir uma amostra de líderes do mundo todo e agrupá-los em 4 grupos (líderes com foco em resultado, líderes com propósito, líderes visionários e líderes inspiradores). A FDC ressalta que esta solução foi customizada para atender especificamente o Executive MBA. Ela permite a FDC entender, em profundidade a jornada do participante e proporciona ao aluno uma maior compreensão de seu desenvolvimento  e de seu perfil por meio de índices claros.

A partir do recurso Persona na plataforma Speck, foram reunidos uma série de textos desses líderes, gerando uma lista de características para cada um dos pilares de liderança.  “Encontramos o desafio de medir a transformação do indivíduo do ponto de vista de suas características socioemocionais e criar um score de desenvolvimento que pudesse ser acompanhado durante os 18 meses de transformação dos participantes”, explica Roberto Francisco  do SPECK.

Na segunda etapa, a partir das características de cada um dos perfis de liderança gerados na etapa 1, todos os participantes do MBA passaram a submeter 1 texto a cada 3 meses, gerando um relatório de desenvolvimento a cada submissão, que indica qual é o perfil mais compatível com o indivíduo e quais são as características que devem ser desenvolvidas para alcançar o perfil de liderança desejado.

Segundo informa o SPECK, com essas informações, um participante do MBA tem uma visão muito mais completa de seu potencial de desenvolvimento e passa a ter uma visão em tempo real de todas as ações que devem ser tomadas para alcançar o perfil desejado. “A AI é capaz de produzir os dados de personalidade do indivíduo em tempo real e a plataforma SPECK é capaz de processá-los e criar inúmeros padrões de comparação e gráficos de desenvolvimento”, explica Roberto.

Resultados Reais de Desenvolvimento

A FDC informa que a utilização da AI permitiu a instituição a criação de um índice consistente para medir o desenvolvimento das capacidades de liderança do participante do MBA, com isso, resultados reais de desenvolvimento puderam ser percebidos pelos clientes além da comprovação da efetividade do processo de ensino proposto pela organização. “Grandes executivos das maiores empresas do Brasil, tem agora a possibilidade de entender seu potencial de desenvolvimento e as organizações conseguem apropriar de maneira muito mais eficaz as características socioemocionais de cada um deles em direção a um processo de liderança consistente”, completa Marcele da FDC.

A Kukac, criada em 2016, é referência em soluções cognitivas no Brasil e na América Latina. A empresa desenvolve soluções personalizadas para todos os tipos de negócios conectando as empresas do presente ao futuro tecnológico digital.

Detentora da marca Speck, solução única com formatações específicas para dois segmentos da atividade humana: Educação e Trabalho, é pautada no conceito de Lifelong Learning, base do ecossistema que busca permitir o aprimoramento e acompanhamento constante das trilhas profissionais e educacionais de cada indivíduo, criando uma relação frutífera e a longo prazo com espaços de educação ou profissionais, permitindo um reconhecimento único de cada pessoa, cada qual por sua ótica, entendendo-o de forma completa.

A gigante norte-americana IBM premiou em fevereiro de 2019 a solução Speck, como uma das gigantes soluções de inteligência artificial ligadas à sua plataforma Watson.

Saiba mais sobre nossos serviços no site: www.kukac.com.br

Comentários