*Por Aline Bak, especialista em assuntos da internet e
marketing digital
O
marketing digital está em constante evolução e hoje é considerado essencial
para gerar valor e produzir impactos positivos para os negócios, das vendas ao
relacionamento com o cliente, passando pela gestão da carteira de cada empresa.
A Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, divulgada pelo
Mundo do Marketing, indica que 94% das empresas escolheram o marketing digital
como estratégia de crescimento.
Este
ano deverá consolidar algumas tendências que já estão em curso, assim como
presenciaremos também o surgimento de movimentos que serão cruciais para as
empresas que visam promover o sucesso de seus negócios na web. Com isso, é
extremamente importante que as marcas não somente planejem o futuro das suas
ações de marketing, mas estejam também preparadas para tirar máximo proveito
das novidades que estão surgindo a todo momento.
Para
auxiliar nesse sentido, confira as 9 principais tendências do marketing digital
que vão estar em alta durante 2022:
1) TikTok: a popular rede social chinesa, que vem batendo
recordes de downloads em todo o mundo, deverá se firmar como a grande
plataforma do ano que vem. Inclusive, empresas de diversos setores já
enxergaram um enorme potencial nessa ferramenta para conquistar e gerar maior
aproximação com seu público. E a plataforma é cheia de oportunidades, porque
tem um algoritmo que hoje é muito mais eficiente do que as outras redes
sociais. A quantidade de entregas do Tik Tok atualmente supera em quatro vezes
a do Instagram. Com isso, os vídeos ali postados impactam um número muito maior
de pessoas, com potencial de atrair um volume superior de seguidores.
2) Vídeos curtos: já sabemos que vídeos menores tendem a
ter melhor desempenho na web. Segundo a HubSpot, vídeos com menos de 90
segundos de duração possuem uma taxa de retenção de 57%, ao passo que aqueles
acima de 30 minutos, apenas 10%. Além disso, os usuários valorizam os que são
rápidos e de fácil carregamento, principalmente nas redes sociais. Em 2022, os
vídeos com duração de até um minuto vão se consolidar com ainda mais dinamismo
e força.
3) Marketing de influência: dados do Instagram
revelam que 87% dos usuários se inspiram em um influenciador antes de efetuar
uma compra. Ou seja, estes profissionais têm um poder de persuasão enorme!
Afinal, suas campanhas fornecem contexto e relevância para as marcas. Pode
anotar: o mercado de influencers é próspero e segue em plena expansão. Cada vez
mais, profissionais de marketing vão buscar oportunidades com estes formadores
de opinião.
4) Experiências por voz: Segundo a Juniper
Research, até este ano ocorreram 4,6 bilhões de transações por voz e até 2023
um aumento expressivo é esperado, de cerca de 19,4 bilhões. Aqui entram
assistentes virtuais como o Alexa (e outros), assim como canais para criação de
conteúdo. Nesse quesito, um bom exemplo são os podcasts, que ganham relevância
cada vez maior ao consolidar a imagem de especialistas dos mais diversos
mercados. Enfim, toda plataforma que dê conta da jornada do consumidor por
áudio será bastante valorizada.
5) Responsabilidade social: a pandemia da Covid-19
mostrou como as cadeias de valor globais são vulneráveis e as empresas estão
percebendo, mais do que nunca, a importância da resiliência. Para estarem
prontas no cenário econômico pós-pandemia, bem como para eventuais crises, as
marcas precisam evoluir seu foco e reinventar suas estratégias, com maior
ênfase na empatia e sustentabilidade.
6) Presença digital ampliada: em 2022, as empresas
vão precisar ter, definitivamente, uma estratégia de marketing abrangente sobre
como desenvolver, implementar, gerenciar e filtrar sua presença digital. Nesse
contexto, estar presente no maior número possível de plataformas vai fazer toda
a diferença.
7) Influenciadoras 50+: chegou a vez das
mulheres maduras ocuparem seu espaço na web. Este movimento ocorre sobretudo no
Instagram, que vive um verdadeiro boom de perfis de mulheres com mais de 50
anos. E de acordo com dados da HubSpot, estas profissionais vão ganhar ainda
mais destaque no próximo ano. Em tempo: na minha empresa, hoje, mais de 65% da
demanda é proveniente de mulheres maduras.
8) Metaverso: o mundo digital cheio de possibilidades focado
em experiências virtuais onde o usuário poderá realizar tudo o que imaginar, será
um dos grandes temas em evidência no marketing em 2022. O que se espera é que
as marcas invistam cada vez mais neste universo para alcançar novos públicos e
fidelizar os heavy users
da internet.
9) Humanização em pauta: estar mais próximo do
consumidor, por meio de avatares e personagens, será algo ainda mais forte nos
próximos anos. Estes ícones possibilitam ao consumidor ter uma experiência mais
pessoal e aumentam o valor do entretenimento e da informação, melhorando
consideravelmente a satisfação do consumidor no ambiente da web.
Sobre Aline Bak: Aline Bak é especialista em
marketing de influência digital, consultora e estrategista de influência
digital e de negócios digitais. Atua há oito anos no mercado de marketing
digital e é formada pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado-SP), em São
Paulo, com especialização no Instituto Europeo di Design (IED) em Barcelona, na
Espanha. Aline ajuda a empreendedores e grandes marcas a construírem marcas
sólidas nas mídias digitais. Ela ministra palestras e treinamentos e
desenvolveu método próprio e exclusivo. Atualmente, tem mais de 300 mentorados,
que acompanha, junto com sua equipe. Para saber mais, acesse: https://www.instagram.com/alinebak_/
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