Hospedada no Hotel Fasano, autora do livro de ficção cotado para se tornar viral nos streamings, recebe casos reais para dar sequência à "TEMPORADA 1"

 


Após o sucesso entre os leitores, autora dá continuidade à obra com situações reais de pessoas que sofrem ou já sofreram com discriminação por gordofobia. O gênero literário de ficção tem sido o mais procurado durante a pandemia pelos brasileiros, segundo mostra a 

Hospedada em um dos cem melhores hotéis do mundo, de acordo com a revista norte-americana Travel and Leisure, o Fasano Boa Vista, localizado em Porto Feliz (SP), Vanessa Sap, autora da obra de ficção TEMPORADA 1, gênero literário mais procurado durante a pandemia pelos brasileiros, segundo a pesquisa da Snel (Sindicato Nacional dos Editores de Livros). 

A autora agora, busca histórias reais de pessoas que já sofreram gordofobia para a sequência de seu livro. "Quando escrevi a primeira edição, pensei numa metalinguagem relativa à séries de streaming ou reality shows; nossas vidas observadas como personagens e episódios", comenta. "Essa leitura é aprofundada, criteriosa e precisa. Adicionalmente, ressalto que a moldura do espelho da capa do TEMPORADA 1 é de cobre; as continuações serão prata e ouro. Já os cacos de vidro são nossas eternas construções e desconstruções", esclarece a autora.

Um estudo científico publicado no ano passado pela Nature Medicine, assinado por mais de 100 instituições de todo o mundo, mostra que o preconceito contra a obesidade tem afetado as relações sociais e a saúde mental. Ainda segundo o estudo, cerca de 19% a 42% sofrem com a discriminação. A taxa é maior principalmente entre as mulheres e aqueles em que o Índice de Massa Corporal (IMC) é maior.

A autora do livro ‘Temporada 1', Vanessa Sap, explica que a mulher gorda tende a desenvolver um modelo próprio de defesa já que constantemente sente-se numa batalha infinita, “eu contra o mundo”.

Para ela, o “peso do peso” é uma questão quase que universal. “A preocupação com o impacto social do sobrepeso me pareceu unir pessoas dos mais diferentes perfis, gêneros, grupos sociais e religiosos”, explica. “Em todos eles, o gordo parece ser percebido como menos capaz, fraco e digno de pena ou raiva”, — a se enfrentar e incluir-se novamente na sociedade, a fim de tornar-se magro, expressa a autora. Esses são os traços da gordofobia, termo utilizado para definir o preconceito por quem tem sobrepeso.

Dados do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) revelam que os brasileiro estão lendo mais durante a pandemia da Covid-19. O Painel do Varejo de Livros no Brasil, divulgado pelo Snel a partir de pesquisa feita pela Nielsen BookScan, demonstrou que, entre janeiro e setembro de 2021 foram vendidos 36,1 milhões de exemplares de livros, aumento de 39% em comparação ao mesmo período de 2020. 

Ainda não leu ‘Temporada 1’? De leitura leve, humor inteligente e ácido, o livro nos leva em discussões bem atuais como o racismo, a predileção por magros, dependências (comida sendo apenas um deles) e o machismo. São mais de 50 personagens dos quais homenageiam artistas plásticos contemporâneos brasileiros, que de alguma maneira serviram de inspiração à autora. A autora explica que a obra remete às nossas vidas como uma série de TV ou reality show, onde somos constantemente observados, julgados e por vezes até condenados."Tentei no livro expor essa amplitude de posicionamento através dos personagens”, relata.

 

SERVIÇO DO LIVRO

Editora Labrador

Idioma: ‎ Português

Número de páginas: ‎ 132 páginas

Link para a compra na Amazon: https://url.gratis/qGgeiM

Link para ouvir a playlist ambientada e feita especialmente para o livro: https://url.gratis/EYwW49

Rede Social – Vanessa Sap https://url.gratis/mcdftJ

Editora Labrador - https://url.gratis/N5qkNj

Instagram - @vanessa_sap_oficial

Avaliações na Amazon: Não vale você ler no seu celular, por exemplo, e dar as estrelinhas no final da leitura. Isso não chega na página de avaliações do livro na Amazon. O que você precisa mesmo fazer é acessar a página do livro na Amazon e clicar no botão "Escreva uma avaliação". Depois disso, aí sim você dá as estrelinhas, escreve um comentário (pode ser pequeno, pode ser grandão!) e depois clica em enviar. Pronto! Sua avaliação vai aparecer em poucas horas na página do livro e vai ajudar muito!

Comentários