*Por Kauana Benthien
*Por
Kauana Benthien
Com
certeza você conhece a Netflix e o sucesso que essa companhia esbanja no mundo
inteiro, correto? Em sete anos, a empresa expandiu seu negócio para 197 países.
Apesar de parecer um curto período, a plataforma mereceu o sucesso adquirido
graças a sua estratégia de marketing global, que inclusive pode ser utilizado
para escalar seu negócio e torná-lo global também.
Linha do
Tempo da Netflix:
- 1997 – Nasce a Netflix na Califórnia como um sistema de
vendas por correspondências, era possível encomendar filmes e games via
internet e um motoboy entregava e buscava na sua casa. O pagamento era
feito por título locado.
- 1998 – Amazon tenta comprar a Netflix e empresa recusa.
Atualmente a Amazon é a grande concorrente da Netflix com o Amazon Prime
Vídeo.
- 1999 – É implementada uma taxa fixa para o consumidor
assistir quantos filmes desejar.
- 2000 – Netflix propõe ser comprada pela Blockbuster por
USD50 milhões e Blockbuster recusa. Blockbuster vem a falir logo em
seguida.
- 2003 – 1 milhão de assinantes americanos.
- 2007 – 1 bilhão de DVDs alugados.
- 2010 – Estreia internacional no 1º país: Canadá.
- 2011 – Se separa dos DVDs e foca apenas no streaming
online.
- 05/09/2011 – Entra no Brasil.
Atualmente
a Netflix tem mais assinantes do que todas as plataformas de vídeo juntas,
mesmo a Amazon possuindo grande parte do território asiático. Mas a que se deve
esse sucesso? Pensar globalmente e agir localmente.
Em
sete anos, a Netflix expandiu seu negócio para 197 países. Apesar de parecer um
curto período, a plataforma mereceu o sucesso adquirido graças a sua estratégia
de marketing global somado a visão global do seu fundador e CEO da Netflix,
Reed Hasting, que foi capaz de tornar um produto capaz de atingir pessoas de
diferentes partes do mundo e de diferentes perfis e também países que possuem
diferentes leis, culturas, políticas e tecnologias.
Estratégia de globalização
A globalização é o processo de aproximação
entre diversas sociedades e nações, pode ser no âmbito social, econômico,
cultural e político sendo que esse é um tema que a Netflix entende bem. O
sucesso no mundo se deu graças ao respeito pelas diferenças socioeconômicas e
socioculturais de cada país e estratégias implementadas ao longo do tempo.
A
Netflix não quis dominar o mundo de um dia para o outro, ela agiu
geograficamente, iniciando pelo Canadá, país mais próximo do Estados Unidos,
com costumes semelhantes e mesmo idioma, fazendo diminuir o choque cultural que
poderia acontecer caso a empresa decidisse entrar em um país asiático, por
exemplo.
Além
disso, a empresa realiza fortes pesquisas de mercado antes de ingressar em um
novo país, é muito cuidadosa com as ofertas de conteúdo que são analisadas de
região por região e se limitam às restrições regulatórias de acordo com o país.
Por
exemplo: A Netflix lutou por alguns anos para conseguir se estabelecer na
China, comprometendo-se diversas vezes em respeitar as leis e os regulamentos
chineses, porém sem sucesso: o país preza por empresas orientais e despreza
determinados conteúdos da plataforma, que ainda não é permitida na China. Para
a Netflix não deixar de lucrar nesse nicho milionário, o conteúdo original é
negociado para companhias de mídias locais e distribuídos por elas.
Comunicação
A
plataforma também é muito cuidadosa com a comunicação com o consumidor, afinal
o que é interessante para uma cultura, pode acabar afastando a outra. Exemplo:
Xuxa apareceu em um comercial para promover a série "Stranger
Things", Inês Brasil promoveu a série "Orange Is The New Black"
e teve até a música "Cilada" do grupo de pagode Molejo para promover
a série "You".
Provavelmente
se esses comerciais fossem transmitidos em outros países as pessoas ficariam
sem entender nada... Por esse motivo a Netflix entrega para cada nação algo
personalizado, para que cada usuário sinta que a plataforma corresponde com
seus costumes e tradições.
Inovação
É
outra característica marcante da Netflix. A plataforma nunca fica para trás e
sempre entrega experiências novas aos seus usuários, o exemplo disso é o filme
da série Black Mirror, em que o usuário pode interagir com cenas do filme em
diversos momentos. A plataforma está sempre preocupada com avanços tecnológicos
para aumentar a segurança e engajar ainda mais os usuários.
A
última notícia do streaming é o serviço de jogos por assinatura que
inicialmente foi testado em países como Polônia, Itália e Espanha: a Netflix
Games em breve estará disponível em todo o mundo.
O
profissional de marketing, assim como a Netflix, deve ter o dom da comunicação,
saber debater com as mais diferentes nações de forma única e exclusiva,
respeitar culturas, tradições e costumes, deve pensar globalmente e agir
localmente de modo que consiga atingir o benefício mútuo entre os países
envolvidos em cada negociação. Deve manter-se atualizado e inovando nas áreas de
sua atuação com o objetivo de conquistar os envolvidos em cada operação. E, por
fim, deve saber enfrentar as barreiras legais, tecnológicas, sociais e
políticas sempre com aceitação e gentileza.
*Kauana Benthien A. Pacheco é formada em
Negócios Internacionais e pós-graduanda em Big Data & Market Intelligence.
É consultora de marketing para empresas de Comércio Exterior na ComexLand.
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