Para o rebranding, a marca contou com a CBA B+G como parceira estratégica no estudo de insights que inspiraram o novo layout e a reorganização do portfólio
A
Polenghi,
empresa que é referência em queijos no Brasil, desenvolveu, ao longo dos
últimos dois anos, um completo plano de reestruturação da marca e reorganização
do portfólio de seus produtos. Entre os objetivos da empresa, está o interesse
em reforçar a essência e a história da marca Polenghi. E, para tanto, a empresa
investiu no redesenho da logomarca e das embalagens dos produtos.
O
projeto para o novo posicionamento foi desenvolvido pela CBA B+G, que, após
meses de imersão com os consumidores, por meio de diários on-line, dinâmicas em
mini grupos e pesquisas quantitativas, capturou um insight simples e poderoso: o enorme afeto
pela marca.
Inspirada
pelo passado e motivada pelo futuro, a Polenghi, que está prestes a completar
75 anos, traz em seu novo logotipo uma evolução do anterior, no qual os
elementos existentes foram ressignificados e novos foram adicionados, entre
eles, ícones que reforçam elementos importantes de qualidade e tradição, que
vêm desde os imigrantes italianos que desenvolveram a marca no Brasil. Dessa
forma, é possível ver o desenho da primeira fábrica da empresa, inaugurada em
1947 e localizada em Angatuba, interior de São Paulo.
Além
disso, o escudo, símbolo de tradição, ganhou protagonismo, e agora pode ser
usado isoladamente e aplicado de diversas formas. Na tipografia, cores e
formas, há um toque de cuidado, o mesmo que a marca imprime em seus
produtos.
“Com
os resultados das imersões e análises, realizadas pela CBA B+G, junto com
nossos consumidores, heavy
users e demais stakeholders,
nos guiamos pela essência da marca para criar um visual e uma arquitetura de
produtos mais consistentes e claros para os consumidores. Dessa forma, chegamos
a um portfólio que traduz a estratégia da Polenghi por meio de atributos
específicos conectados às necessidades do consumidor. Dessa nova organização,
nasce, por exemplo, a linha Polenghi A Queijaria, cujo propósito é democratizar
o universo encantador e surpreendente dos queijos especiais, para trazer
produtos únicos e compartilhar conhecimento de forma descomplicada”, afirma
Tatiane Brandão, diretora de marketing da Polenghi.
Durante
o processo de execução da identidade visual, foi realizado um resgate da paixão
pela qualidade e o savoir-faire
tradicional como valores da
marca. A nova Polenghi traz o frescor e vivacidade do afeto, e é ancorada em
sua tradição, focada no presente e preparada para o futuro, para atrair novos
consumidores.
A
Polenghi traduziu sua essência afetuosa na linguagem verbal e visual, com
um tom de voz que distribui abraços e abre diálogos, uma família de tipografia
que confere um caráter próximo e humano e um novo selo que reforça o conceito
proprietário dos “queijos feitos de histórias”. O resultado é uma marca que
todos conhecem, mas revitalizada, simplificada e focada no essencial.
Na
sequência dos desenvolvimentos estratégico e de identidade, foi desenvolvido o
novo conceito das embalagens. Assim, foi criado o novo visual da marca para
todo o portfólio, tanto da Polenghi quanto da Polenghi A Queijaria e a Linha
Profissional, além de adaptações para endosso dos produtos, no caso do
Frescatino e Club do Molho. Nesse processo, a produção e finalização de todos
os produtos (mais de 80) passaram a transmitir de forma poderosa e consistente
o reposicionamento da marca.
“Reposicionar
uma marca tradicional e reconhecida como a Polenghi foi desafiador e muito
gratificante. Vemos esse projeto como um trabalho estratégico e transformador
de branding e design, que nos orgulha
muito, pois permitiu a uma marca icônica encontrar um propósito inspirador e
relevante, consolidou um território único no mercado, que valoriza a relevância
de sua história e de seus produtos nos momentos memoráveis da vida de milhares
de brasileiros”, conta Carolina Barruffini, diretora de branding da CBA B+G.
Com
base nas pesquisas realizadas pela agência parceira, ficou evidente que a
Polenghi se destaca no mercado de queijos por dois elementos fundamentais. O
primeiro é a percepção dos consumidores e de seus stakeholders a respeito de seu compromisso e da
entrega efetiva de qualidade do mais alto padrão. O segundo é o afeto que os
consumidores têm pela marca de forma unânime. Para muitos brasileiros, a
Polenghi representa a infância, o carinho de mãe e os momentos especiais com a
família, o que caracteriza um vínculo emocional poderoso e proprietário.
“Desde
a fundação, a Polenghi preza alimentar
histórias de afeto. O novo logotipo, aliado a outras mudanças,
foi criado para reforçar a essência da marca. Essência que traduz a paixão pela
qualidade e pela tradição de saber fazer”, conclui Tatiane.
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