Parque Barigui tem concerto de Natal gratuito neste sábado

 




Inspirado nos grandes festivais europeus, Clássicos Positivo leva orquestra filarmônica ao parque em duas apresentações

A 13.a edição do tradicional Concerto de Natal Positivo acontece neste sábado (11) em duas apresentações gratuitas e abertas ao público, às 10h30 e 15h, no Parque Barigui. Inspirado nos grandes festivais europeus, o concerto ao ar livre traz a Orquestra Filarmônica Positivo, arregimentada especialmente para a ocasião, com o maestro alemão Stefan Geiger e o solista espanhol Adrían Díaz Martínez, um dos trompistas mais importantes de sua geração, vencedor da International Mozart Competition e presença constante nos festivais de música de câmara mais importantes da Europa e da Ásia.

Com produção da Dell'Arte, o espetáculo faz parte do projeto Clássicos Positivo, que oferece, desde 2018, uma programação anual de concertos de alta qualidade, investindo na promoção de novas plateias e reforçando o posicionamento do Positivo enquanto incentivador da cultura e da arte no Paraná. Durante 11 anos, os concertos foram apresentados no Teatro Positivo para plateias de até 2.400 pessoas. No ano passado, devido à pandemia, o espetáculo foi transmitido de forma on-line. Com o avanço da vacinação, mas ainda em cenário pandêmico, o grupo optou este ano por um espetáculo presencial, mas ao ar livre, com expectativa de reunir um público ainda maior nas duas apresentações.

"É uma grande alegria voltar a presentear a cidade com nosso já tradicional Concerto de Natal, agora ao ar livre, na entrada do Centro de Eventos Positivo, espaço que tivemos a honra de ceder gratuitamente à prefeitura, e onde mais de 200 mil curitibanos receberam sua vacina contra a covid-19. Todos são convidados, teremos 600 cadeiras gratuitas pelo site Sympla, mas será aberto também para quem quiser assistir em pé, sentar no chão ou até trazer sua cadeira de casa e colocá-la no gramado. Mais do que nunca, precisamos comemorar a vida, apreciando a beleza da música clássica junto de nossos familiares e amigos”, reforça o presidente da Positivo Educacional, Lucas Guimarães. 

O encantamento começa com a “Abertura Natal”, de Otto Nicolai, prossegue com o “Concerto para trompa N.º 2”, de Mozart e encerra com excertos do balé “O Quebra-Nozes”, de Tchaikovsky, que tem como tema o Natal.

 

Didático e solidário

O Concerto de Natal Positivo apresenta um programa dedicado a obras clássicas e natalinas, trazendo, de forma didática, um panorama histórico e cronológico da música clássica mundial. No repertório, do barroco à contemporaneidade, canções tradicionais que embalam o Natal no mundo todo, executadas por mais de cinquenta músicos.

Com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e realização da Secretaria Especial da Cultura, o evento tem função de responsabilidade social e popularização da música clássica. Por isso, os ingressos são gratuitos. Na plateia, são disponibilizados 600 assentos, cujos ingressos podem ser trocados por um quilo de alimento não perecível, a ser entregue na entrada do concerto. Os ingressos para os assentos são limitados por ordem de retirada e podem ser adquiridos no Sympla (www.sympla.com.br/produtor/concertodenatalpositivo). Os alimentos arrecadados serão encaminhados para o Instituto Lixo e Cidadania.

SERVIÇO

Clássicos Positivo: Grande Concerto de Natal 2021

Data: 11 de dezembro de 2021

Horário: apresentações às 10h30 e 15h, com duração de 50 minutos cada

Local: Centro de Eventos Positivo - Parque Barigui

Ingressos: gratuitos - cadeiras com vagas limitadas no

 www.sympla.com.br/produtor/concertodenatalpositivo

Comentários