Thanksgiving: entenda a relação entre o Dia de Ação de Graças e a Liga de Futebol Americano

 


Feriado comemorado em 25 de novembro mobiliza o país em torno do esporte

No Brasil é um dia qualquer, mas nos Estados Unidos o Dia de Ação de Graças, comemorado no próximo 25 de novembro, é um dos principais feriados nacionais, tanto pelo simbolismo religioso como pela comemoração do principal esporte do país: o futebol americano.

Desde que a National Football League (NFL) foi criada a tradição é a mesma entre os americanos. Fazer um jantar similar ao Natal dos brasileiros, com peru e mesa farta, e assistir a rodada de jogos de Thanksgiving (Dia de Ação de Graças em inglês) com alguns dos 32 times que compõem a NFL.

Mas qual o motivo da comemoração conjunta entre futebol americano e o Dia de Ação de Graças? “A explicação é simples, na verdade. Desde os primórdios dos jogos de futebol americano, os times procuravam jogar nos feriados pela comodidade do dia sem a obrigação de trabalhar. Em especial os confrontos entre os times das universidades de Princeton e Yale no Thanksgiving consolidaram a tradição, que permanece até hoje”, conta Cleverson Freitas, sócio-fundador da Sport America, marca dedicada a esportes americanos no Brasil.

Outra tradição da data é relacionada ao mando de campo. “Todos os anos, o Detroit Lions e o Dallas Cowboys jogam em casa no Dia de Ação de Graças”, acrescenta Marcelo Bevenuto, também sócio-fundador da marca, que tem a primeira loja reconhecida pela National Football League (NFL) no Brasil, com produtos oficiais e licenciados.

A história

A tradição do Thanksgiving com a NFL começou em 1920, no primeiro ano da liga nacional de futebol americano. Dois times, o Decatur Staleys (que hoje é o Chicago Bears) e o Chicago Tigers disputaram uma partida e o combinado era que o perdedor não disputaria o campeonato do ano seguinte. “Há muita controvérsia sobre isso, mas a história está no imaginário dos fãs do esporte até hoje”, diz Freitas.

Pouco tempo depois ocorreu a junção entre a American Football League (AFL), liga profissional de futebol americano que existiu de 1960 até 1969, com a National Football League, formando a atual NFL.

Os jogos de ThanksGiving hoje

A união da NFL e AFL culminou na profissionalização da liga e na criação do Super Bowl, na temporada de 1969-70. Foi essa grande final que garantiu aos Cowboys e aos Lions o direito exclusivo de receberem jogos no Thanksgiving. “Em 2006 a NFL adicionou mais um jogo a essa rodada. Além da disputa clássica de Lions e Cowboys, é possível assistir a outra partida em horário nobre”, detalha Bevenuto.

A rodada de Thanksgiving 2021 inclui jogos do Lions x Chicago Bears, Cowboys x Las Vegas Raiders e New Orleans Saints x Buffalo Bills.

NFL no Brasil

Para quem é fã de futebol americano, ou quer conhecer mais sobre o esporte, a dica é visitar a memorabília da loja Sport America Palladium, localizada em Curitiba (PR). Ao caminhar pela loja, o fã logo encontra o capacete de Eli Manning, atleta dos Giants entre 2004 e 2019, famoso por ser o único quarterback a derrotar os Patriots, de Tom Brady, por duas vezes no Super Bowl (de 2007 e 2011), saindo como MVP da partida nas duas ocasiões.

Falando em Tom Brady, outra cortesia da NFL para a Sport America é uma jersey autêntica do New England Patriots. Destaque também para a "The Duke" oficial (bola de jogo da NFL) autografada pelo Linebacker Shaq Barret, que em fevereiro de 2021, após cinco temporadas e um título, conquistou seu segundo anel do Super Bowl ao vencer a edição 55 da competição.

Para saber mais acesse: https://www.sportamerica.com.br/.

Comentários