Edição 2021 reforça a importância das doações
como um hábito entre os brasileiros e incentiva a criação de campanhas
comunitárias e coalizões
No
próximo dia 30 de novembro acontece a edição 2021 do Dia de Doar. A iniciativa
que visa estimular doações, promover e mobilizar o Brasil para ser mais
solidário e generoso, vai acontecer em diversas regiões do país, com ações
especiais para as comunidades. Mais de 20 campanhas comunitárias aderiram a
data e realizam ações pelo Brasil.
Confira
as principais ações que serão realizadas para celebrar o Dia de Doar 2021:
#DoaPilarzinho
(PR)
A
campanha comunitária #DoaPilarzinho, localizada em Curitiba (PR), promove ações
especiais no bairro do Pilarzinho. Além da arrecadação de alimentos em frente
aos mercados do bairro, onde será doado para a ASA Ação Solidária Adventista,
no dia 12 de dezembro acontece o Pedal Doa Pilarzinho, com percurso de 35km,
saindo do bairro do Parque Tingui e passando pelos parques Barigui, São
Lourenço, Tanguá, Praça do Japão, Passeio Público e chegada no Parque Tingui.
As inscrições para o Pedal é um brinquedo ou alimentos, que serão destinados às
organizações sociais que atendem crianças carentes na cidade.
#DiadeDoarKids
Uma
das ações do Dia de Doar é direcionado aos pequenos. As crianças são motivadas
a ajudar outras crianças como um incentivo a uma prática mais generosa com o
próximo. Escolas e Centros de Educação voltados à criança são incentivados a
participar fazendo deste dia uma data no calendário escolar.
Escolas
da rede e pública e privada podem ainda participar do Prêmio Educação para a
Gentileza e Generosidade criando projetos sociais com foco na doação e que
mobilize a sociedade a realizar uma ação
Os
projetos devem seguir os princípios de cidadania, diversidade, respeito,
sustentabilidade, solidariedade, gentileza e generosidade. São três prêmios: a
campanha mais criativa; campanha com mais engajamento; e campanha mais
transformadora. As inscrições podem ser feitas pelo link
https://www.gentilezagenerosidade.org.br/premioescolas2021
Campanhas
comunitárias
Para
esta edição, estão confirmadas a realização de 23 campanhas, lideradas elas
também pelas próprias comunidades, entre elas: #DiadeDoarRN #DoaBahia,
#DoaPirassununga (SP), #DoaPiracaia (SP), #DoaItamaraju (BA), #DoaJabotical
(SP), #DoaMG, #DoaRioVerde (GO), #DoaSorocaba (SP), #DoaMauá (SP), #DoaSergipe,
#DoaTaboão (SP) #DoaAraçatuba (SP), #DoaItabira (MG), #DoaBlumenau (SC),
#IndaialSolidária (SP), #DoaPilarzinho (PR), #DoaFloripa #DoaLeopoldina
(bairros de SP), #DoaSãoJosé (SP), #DoaCampinas (SP), #DoaPelotas (RS) e
#DoaPoçosdeCaldas (MG), por enquanto.
No
site é possível encontrar a lista de campanhas comunitárias que já foram
realizadas no país, saber como liderar uma campanha e até um modelo de projeto
de lei para cidades que quiserem formalizar a celebração do Dia de Doar. Para
consultar todas as campanhas participantes, acesse o link
www.diadedoar.org.br/campanhas-comunitarias/.
Esse
ano, o Dia de Doar incentivou a realização das campanhas comunitárias, que
mobilizam recursos locais para que sejam investidos na própria comunidade.
Inclusive foi lançado um edital com um incentivo de R$ 400, para a criação de
20 campanhas comunitárias e coalizões e contou com grande adesão, com mais de
150 inscrições para concorrer ao edital.
“Acreditamos
muito no impulso da própria comunidade em mobilizar doações, porque é no
território que as pessoas vivem, trabalham, se conhecem e se reconhecem. As
campanhas comunitárias são uma das expressões mais vibrantes do que é o
espírito do Dia de Doar”, explica João Paulo Vergueiro, diretor executivo da
Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), organização que lidera
o Dia de Doar no Brasil.
Edição
de 2020 movimentou mais de R$ 2 milhões em doações
Na
edição de 2020, ano marcado pelo início da pandemia de COVID-19, o Dia de Doar
movimentou mais de R$ 2 milhões em doações on-line, com uma média de R$ 25 por
doação. No total, mais de 28 milhões de pessoas foram alcançadas pelas redes
sociais.
Como
surgiu o Dia de Doar
O
Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday
(terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados
Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de
Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday.
No Brasil,
a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no
movimento global. Liderado pela ABCR, o Dia de Doar faz parte da rede do
Movimento por uma Cultura de Doação e, neste ano, conta com a parceria do
Instituto Mol.
O
Dia de Doar é uma iniciativa que visa estimular a doação de pessoas físicas,
empresas e organizações e tem um papel fundamental ao mostrar que todos podem
participar, fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas.
Já as organizações sem fins lucrativos podem realizar ações para receber
doações, virtuais ou presenciais.
No
site do Dia de Doar (www.diadedoar.org.br)
estão disponíveis mais informações, dicas, materiais e manuais para quem quiser
realizar sua própria ação de doação no dia 30 de novembro. Para assistir o
vídeo da campanha do Dia de Doar, clique em https://youtu.be/OA6klxmy1lY.
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