IAB Brasil e Offerwise divulgam estudo 'A influência da publicidade digital no universo dos podcasts'
De comédia, gastronomia, assuntos atuais até palestras motivacionais, existe
sempre uma opção de podcast disponível para se adequar ao dia a dia, sejam
quais forem os interesses pessoais. Além de atrair novos ouvintes, a plataforma
se destaca como excelente opção de exposição para as marcas.
A
pesquisa exclusiva ‘A
influência da publicidade digital no universo dos podcasts’ –
realizada pelo IAB Brasil, associação que representa o mercado de publicidade
digital no País, em parceria com a Offerwise, fornecedora global de consumer
insights – apresenta dados sobre o comportamento dos internautas brasileiros em
relação ao consumo da plataforma de áudio e uma visão inédita sobre como os
anúncios são percebidos nestas ocasiões.
O
estudo mostra que, em 2021, 76% dos entrevistados criaram hábitos e rotinas
para a experiência de consumo de conteúdos em áudio – número que, em 2019, era
de 40%, segundo pesquisa do IBOPE Inteligência de mesma metodologia. As
estatísticas mostram também que o volume de internautas que ainda não estão
imersos na cultura passou de 32% naquele ano para apenas 10% em 2021.
O
relatório indica o potencial da plataforma para as marcas que ainda não
trabalham com esse formato de publicidade digital. “Aproximadamente 59% dos
ouvintes se lembram de anúncios apresentados durante a programação em podcast,
inclusive, mais da metade dos entrevistados afirmaram ter realizado alguma ação
após serem impactados por anúncios neste meio. Essa é uma das vantagens da
mídia em podcasts para os anunciantes: além de sua capacidade de oferecer
conteúdo para diversos públicos e interesses, ela é capaz de atrair uma audiência
altamente engajada e receptiva à publicidade”, ressalta Cris Camargo, CEO do
IAB Brasil.
Dos
56% que disseram efetuar algum tipo de ação a partir de um anúncio em podcast,
37% quis saber mais sobre o produto e procurou na internet, 27% quis saber mais
sobre o produto e acessou o site da marca, 18% passou a acompanhar a marca nas
redes sociais e 10% efetuou uma compra. Ainda sobre anúncios publicitários, 45%
dos entrevistados dizem gostar ou não se incomodar com anúncios em podcasts,
enquanto apenas 18% relatam um incômodo ao ponto de atrapalhar suas
experiências.
“À
medida que os podcasts crescem em popularidade, a abertura para publicidade
digital neste meio segue em progresso. 54% dos entrevistados afirmaram que o
formato de publicidade mais interessante em um podcast é aquele que se integra
ao conteúdo do programa. É uma maneira inovadora e confortável para a audiência
de promover o seu negócio”, afirma Julio Calil, Diretor de Contas da Offerwise.
Se
destacam também os podcasts produzidos e/ou patrocinados por marcas, que se
consolidaram como a preferência de 40% dos ouvintes. Já os anúncios veiculados
como pausas durante um podcast caem para 32% na predileção da audiência. Com o
mundo cada vez mais ocupado, o formato se torna mais popular também pela facilidade
de consumo durante a realização de diversas atividades ao mesmo tempo. Dados da
pesquisa mostram ainda que 53% da audiência ouve podcast enquanto realiza
tarefas do dia a dia, 48% antes de dormir, 30% enquanto se desloca e 26% ao
acordar.
Detalhes
técnicos da pesquisa
Metodologia: Pesquisa
quantitativa. Questionário estruturado online, de auto aplicação.
Coleta de dados: Respondentes selecionados através de questionário filtro no
painel Offerwise, com abrangência nacional.
Público-alvo: Participaram da pesquisa homens e mulheres, com 18 anos de idade
ou mais, de todas as classes sociais e de todas as regiões do Brasil.
Amostra: 1.107 internautas brasileiros
Datas do campo: 10/09/2021 a 16/09/2021
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