Como o Colocation auxilia o mercado de games no que diz respeito à performance e latência
O
crescimento que o mercado de jogos eletrônicos registrou em todo o mundo nos
últimos tempos requer investimentos em infraestrutura que garantam a
conectividade com baixa latência para que os games sejam jogados de forma
fluída. A ODATA, provedora brasileira de serviços de data center, aponta que o Colocation, oferta de
infraestrutura para hospedar servidores em data centers terceirizados, é uma
saída para acabar com os conhecidos “lags”.
“Alta
disponibilidade de energia e conexão, capacidade e flexibilidade são algumas
das características necessárias para suportar os servidores dos jogos”, explica
Eliel Andrade, Gerente de Produtos da ODATA. Neste universo, um dos fatores
fundamentais é a conectividade de baixa latência. A demora na transmissão de
dados, ou o lag,
pode ser crucial para os jogos, podendo influenciar até no resultado de uma
partida, por exemplo. Por esse motivo, a baixa latência se tornou uma das
peças-chaves da área.
Assim
como para diversos setores, o de game não foge da necessidade de um
ambiente preparado com alta conectividade e refrigeração constante para
evitar o superaquecimento no servidor. Além disso, ser capaz de acomodar
maiores cargas de processamento e alta velocidade de rede são importantes para
a alta performance dos jogadores que muitas vezes treinam meses para uma competição
e não podem ser prejudicados pela queda da conexão ou um “delay” em suas jogadas. Uma
das tendências de mercado que cumpre todas estas funcionalidades é o Colocation.
“O
tráfego de dados no setor de games exige cada vez mais estrutura. Por isso, grande
parte das empresas do mercado de jogos, já utilizam infraestruturas de data
centers robustas como estratégia para manter a disponibilidade do negócio”,
explica Andrade. “Produtoras e desenvolvedoras de games precisam estar cientes
que o Colocation oferece maior redundância e resiliência no armazenamento de
dados e baixa latência, garantindo que a transmissão da informação seja mais
rápida. Além disso, mantêm uma política de segurança física que possibilita
soluções tecnológicas e de segurança cibernética a operarem de forma efetiva”.
Vale
destacar que, segundo a Newzoo, o Brasil é o maior em receitas de jogos na
América Latina e o 12º no mundo. Além do mercado de jogos no Brasil ter
arrecadado cerca de US$ 2,3 bilhões em 2021, aumento de 5,1% na receita anual.
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