Novos negócios no mercado de maquiagem e skincare significam geração de renda, o que beneficia diretamente o desenvolvimento social e econômico da população.
Após
ter registrado um aumento de 4,7% no ano passado, a tendência é que o mercado
de make e skincare continue aquecido, como mostra a Euromonitor International,
líder mundial de estratégia de mercado, em uma pesquisa recente, apontando que
a projeção é que as vendas totais da categoria atinjam R$ 128 bilhões em 2021.
Outra boa notícia é que, em termos de canais de vendas, o e-commerce se
destacou no ramo com 84,5%, uma vez que, com o aumento do número de
dispositivos com internet e graças às medidas de isolamento social impostas
pela pandemia da Covid-19, os consumidores têm realizado compras on-line com
mais frequência.
Na
verdade, por se tratar de um acréscimo que vai além da estética, a maquiagem,
hoje, testada dermatologicamente e apresentando em sua formação vários
nutrientes, como vitaminas, hidratantes e até o indispensável filtro UV, além
de embelezar, protege a pele de mulheres e homens.
Não
é à toa que as franquias do segmento vêm sendo bem procuradas. Um case de
sucesso é a Bellaza, franchising de maquiagem e skincare que apresentou
crescimento de mais de 300% na venda de franquias online durante a
pandemia, registrando 150 franqueados em todos os estados brasileiros, e
automaticamente colaborando com os indicadores da economia do país –
considerada “boa” de acordo com os negócios que são abertos.
Só
no período de janeiro a agosto de 2021, foram 130 novos pontos da
marca de norte a sul do país, com uma média de quase 17 franquias em
cada mês. “A previsão é que fechemos o ano com mais de
230 unidades”, comemora Isabella Zaion, sócia da
Bellaza comemora Dhyenny Leal, Coordenadora de Marketing das Fraquias do
Futuro, empresa responsável pela comercialização das franquias online da
Bellaza. Para ela, a forte procura se deve ao fato de que, muitas vezes,
conseguir um bom ponto para montar uma loja física é trabalhoso e requer altos
investimentos para que a loja fique bem localizada, isso sem contar os gastos
com documentação e diversas outras burocracias. “Já no meio digital isso não
acontece”.
Dhyenny Leal,
Coordenadora de Marketing das Fraquias do Futuro, empresa responsável pela
comercialização das franquias online da Bellaza.
Com
um brilho no olhar, a bióloga Karine Gomes mostra seu próprio site de
franqueada na Bellaza: o Caras e Bocas Makeup, fruto da realização de um sonho
de empreender que ela sempre teve, mas que tinha dificuldade de colocar em
prática: “Comecei fazendo pão de queijo, mas não dava conta de todo o serviço –
desde o preparo até a entrega personalizada – sozinha. Depois, tentei
comercializar bolo de pote e, por último, chá para emagrecer, mas as pessoas
acreditavam que o produto tinha que ser milagroso, o que me levou a desistir da
ideia. Com a Bellaza, foi diferente desde o início, porque tive a chance de
aprender e conhecer o terreno onde eu estava pisando”, diz a funcionária
pública em Boa Vista, Roraima, que dedica seu tempo livre para levar as
melhores soluções de beleza e bem-estar às pessoas.
Tendo
iniciado as suas atividades na Bellaza em março de 2021, ela revela que
consegue ter faturamentos ganhos mensais de aproximadamente R$ 4
mil, dedicando uma parte do seu tempo livre como concursada da área de saúde.
“Sem dúvida, quanto mais a pessoa se aplica, mais ela vende, porque esses
produtos são verdadeiros aliados para todas as ocasiões, seja para o trabalho,
para a balada e até para ficar em casa. Do mesmo modo que as pessoas, em termos
de vestimenta, se produzem todos os dias para sair de casa, passando uma imagem
à primeira vista, a maquiagem é um item complementar a essa personificação e
identidade, reforçando-a sempre”.
Outra
história de sucesso é da paranaense Bruna Martins da Silva, de 24 anos,
que trabalha no setor comercial de uma empresa da área de tecnologia, mas
sempre quis ter uma segunda opção de renda, por questões de segurança. “Meu
propósito era unir o útil ao agradável. Então, como eu sempre fui uma
consumidora de maquiagem e de informações a respeito do assunto, escolhi ser
uma franqueada Bellaza porque queria continuar com o meu emprego e trabalhar em
qualquer lugar, qualquer horário. Hoje eu costumo dispensar na minha franquia
de duas a quatro horas por dia, angariando cerca de R$ 3 mil por mês”.
Já
a analista de Recursos Humanos Leila Santana, de 32 anos, da Praia Grande, São
Paulo, optou pela Bellaza ao sair do mercado corporativo, para ficar mais
próxima da sua filha, de dois anos. No segundo mês de franquia, ela angariou R$
800, mas tem convicção que irá ampliar essa cifra nos próximos meses. “Eu nunca
tinha aberto uma empresa antes e sei de toda a burocracia. Graças às
facilidades da Bellaza, que oferece o site pronto, foi tudo muito simples e
fácil para eu começar a trabalhar. Quanto mais me dedicar, mais eu vou ganhar”.
Para
Leila, além das vantagens notórias de empreender on-line, o melhor benefício em
ser uma franqueada Bellaza é que os itens da central de distribuição ficam
automaticamente catalogados, sendo que não é necessário estoque. Além disso, há
treinamentos, suporte e acesso às metodologias de vendas, podendo alcançar o
Brasil inteiro.
Saiba mais sobre a Bellaza
A
principal inovação da Bellaza está no fato dos franqueados terem um e-commerce
sem ter que investir dinheiro para comprar estoque – um dos maiores custos de
qualquer empresa. Sendo assim, como não há necessidade de investimento e gasto
de tempo com embalagens de produtos, emissão de nota fiscal, pagamento de
impostos, transporte e envio da mercadoria para a casa dos clientes, o único
compromisso do franqueado é o de vender. E quanto mais ele vende, mais irá
faturar, recebendo um percentual por cada transação.
O
faturamento médio dos franqueados, que não precisam ter Cadastro Nacional de
Pessoa Jurídica – CNPJ, varia de R$ 5 a 10 mil mensais, com potencial de venda
ilimitado. A margem de lucro varia de 30% a 50%. Ou seja: se uma pessoa vende
R$ 10 mil, terá seu lucro médio de cerca de R$ 4 mil.
Confira o processo para adquirir uma franquia
Bellaza:
- A franquia da Bellaza custa a partir de R$ 9 mil e o
valor pode ser parcelado;
- A única taxa fixa é de apenas R$ 39, referente à
hospedagem do site;
- O grupo oferece atendimento personalizado para novos
interessados, realiza reuniões, envia materiais de apresentação da
franquia e a Circular de Oferta de Franquia (COF);
- Após assinatura dos contratos, em aproximadamente 30
dias o novo franqueado recebe sua franquia virtual da Bellaza;
- A franquia, que trabalha com mais de 50 marcas
nacionais e importadas, incluindo as principais do mercado, é toda em
formato de e-commerce. O site é personalizado com nome, cores e layout
escolhido pelo franqueado;
- Os franqueados devem ter mais de 18 anos, acesso a
computador, conhecimento de internet e disponibilidade para trabalhar com
a franquia, em média, 2 horas por dia. Não é necessário ter Cadastro
Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
- A margem de lucro é de 30% a 50%, com renda média de R$
5 a R$ 10 mil, sem limite de faturamento.
Saiba mais: Franquia Bellaza
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