Scalene expande possibilidades sonoras no single duplo "NÉVOA" e "TANTRA", que estarão no próximo disco da banda

 


Dando continuidade à nova fase do Scalene, o trio brasiliense formado pelos músicos Gustavo Bertoni (vocal), Tomás Bertoni (guitarra) e Lucas Furtado (baixo) lança os singles “NÉVOA” e “TANTRA”. Na dupla novidade, o grupo versa sobre assuntos como autoconhecimento e a busca desenfreada por epifanias. As músicas chegam às plataformas digitais de streaming no dia 29 de outubro (ouça aqui) pelo selo slap, da Som Livre, e a faixa “TANTRA” se desdobra em um videoclipe, que pode ser assistido no canal de YouTube da banda (assista aqui).

Os singles apresentam roupagens sonoras diferentes, mostrando mais uma vez que o Scalene escolhe explorar sua versatilidade e não se envereda por caminhos óbvios. Em outubro, foi lançado o explosivo single “FEBRIL”, que abriu a leva de novidades musicais precedentes ao próximo álbum do grupo. "As canções abrem possibilidades interessantes para a interpretação do público e fazem parte da construção narrativa que estamos desenhando nessa nova era", resume Tomás. 

Em “NÉVOA”, temos um eu-lírico explorando o uso de entorpecentes lisérgicos como forma de mergulho em si mesmo, passando por momentos de agonia e de inquietação, cruzando a linha da mera exploração e indo ao abuso de si e auto-flagelo. Segundo Tomás, responsável pelo primeiro esboço da letra, “ela foi inspirada na minha própria experiência de uso excessivo e irresponsável de drogas, em como eu me sentia em festas underground ‘fritando’, perdido dentro da minha própria busca”. “Finalizamos a letra de ‘NÉVOA’ juntos. E assim como todas as faixas desse álbum por vir, fomos compondo tudo de casa, criando, inclusive, várias coisas tocando no teclado do laptop mesmo”, cita o guitarrista ao relembrar que essa composição faz parte da série de canções nas quais Philipe “Makako” Nogueira gravou a bateria antes de deixar o grupo, em agosto deste ano.

“TANTRA”, por sua vez, composta por Gustavo, só recebeu esse título posteriormente, quando o músico notou se tratar de um relato que conversava com práticas da filosofia tântrica. “A ideia é justamente atribuir esse nome a uma música que não fala sobre sexo, pra que se expanda o significado dessa palavra superficialmente compreendida”, comenta o vocalista. No videoclipe, acompanhamos os caminhos de uma personagem em busca de reconexão, com um desfecho inesperado.

“TANTRA” nasceu como um tema minimalista no piano e ao ganhar um beat foi tomando a forma que tem hoje, com camadas de sintetizadores e cordas. Já “NÉVOA” nasce de ideias gravadas em áudios no celular durante passagens de som em 2018 – inicialmente imaginada como uma música eletrônica, o beat e os synths foram substituídos por bateria e guitarras, uma estética stoner e post hardcore para uma composição baseada em uma lógica de música eletrônica. O single duplo chega ao público após a nomeação da banda ao Grammy Latino, na categoria “Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa”, com o antecessor EP Fôlego, de 2020. As novas músicas já têm data marcada para serem apresentadas ao público. No dia 11 de dezembro, o Scalene irá fazer um show no Cine Joia, em São Paulo, dividindo a noite com as bandas Far From Alaska e Disaster Cities (ingressos aqui).

Ouça “TANTRA” e “NÉVOA” aqui
Assista ao videoclipe de “TANTRA” aqui


Ficha Técnica:
Single duplo
Mix: Ricardo Ponte
Master: Erwin Mass
Produção: Diego Marx e Scalene
Pós-produção: Vivian Kuczinsky
Técnico de gravação: Rodrigo Del Toro
Assistente de gravação: Fabio Yamamoto
Edição: Matheus Brasil
Edição de voz: Lucas Mayer e Silvio Erne
Distribuição: slap/Som Livre


“TANTRA” 
Clipe
Voz: Gustavo Bertoni
Guitarra: Gustavo Bertoni
Sintetizadores: Gustavo Bertoni e Lucas Furtado
Piano: Gustavo Bertoni
Beat: Gustavo Bertoni e Vivian Kuczynski 
Xilofone: Diego Marx
Viola e violino: Felipe Pacheco
Arranjo de cordas: Edu Canavezes

Videoclipe
direção. MAIHARA MARJORIE
produção executiva. GREG BOGOSSIAN
produzido por. LEANDRO HBL + DELIO SANTIAGO + MAIHARA MARJORIE
direção de fotografia. BERNARDO NIELSEN
assistentes de fotografia. JADER CHAHINE + MARIA HELENA VASCONCELOS + ARTHUR VILLARES
design. MANUFATURA
direção de arte. NIC ZAIRA + DANIELA FEDERIGHI
locações. DO MATO 212 + LIONS NIGHTCLUB
ajudante. PAULO BETO
make. BIA HELENNA
figurino. HANDRED
maquinaria. RODOLFO AMARO     
elétrica. CRISTIANO FARIAS PINHEIRO
motoristas. JONATHAN AZEVEDO
montagem. SULLA DAVID
glitch + analogico fx. ROLLINOS
cor + finalização. PRETTO NASCIMENTO
elenco. VALERIA ROSSATI + WATATAKALU YAWALAPITI + GUSTAVO BERTONI + TOMAS BERTONI + LUCAS FURTADO + YMA + HENRY ZAGA + KIM OLIVER + ALANA ANANIAS + AMANDA BROLESE
agradecimentoas. LEANDRO HBL + STEFAN WEITBRECHT + CACA RIBEIRO + MARK FILMS + FÁBRICA BRASILEIRA DE IMAGENS + 22 LOCAÇÕES
produção. SLUM


“NÉVOA”
Voz: Gustavo Bertoni
Backing vocal: Philipe Makako
Guitarras: Gustavo Bertoni e Tomás Bertoni
Baixo: Lucas Furtado
Sintetizadores: Lucas Furtado e Gustavo Bertoni
Bateria: Philipe “Makako” Nogueira


Comentários