Atividade do Museu da Língua Portuguesa ensina a preparar pão etíope



Com a chef Aline Chermoula, ação Estação Famílias, que acontecerá no dia 31 de outubro no YouTube da instituição, está relacionada à programação da próxima exposição temporária "Sonhei em português!"

Você sabe como preparar um pão etíope? No dia 31 de outubro, a partir das 16h, o Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, exibe em seu canal do YouTube a primeira edição da atividade Estação Famílias, organizada pelo Núcleo Educativo. Na estreia, o Museu vai mostrar como fazer o injera, um pão produzido a partir do teff, grão típico da Etiópia, país localizado na região conhecida como Chifre da África.  

O alimento, muito parecido com a nossa panqueca, acompanha praticamente todas as refeições desta nação africana, sendo usado como base para forrar o prato. Sobre ele são servidos os acompanhamentos, como molhos, carnes, grãos, verduras e legumes.  

Quem vai ensinar esta receita será a chef Aline Chermoula. Pesquisadora da culinária da diáspora africana pelas Américas, ela também é professora de gastronomia e já comandou a cozinha de espaços como o Bourbon Street Music e o Buffet Charlô. Atualmente, é colunista da Vogue e do site Mundo Negro, além de ser a responsável pelo canal do YouTube Chermoula Cultura e Culinária. 

Na atividade, Chermoula vai ainda falar sobre o livro infantil “Cozinheirinhos da Diáspora: Saberes e Sabores de Nossa Culinária Ancestral e Afetiva”. A obra apresenta, por meio de ilustrações e interatividades, receitas de pratos inspirados na cultura da culinária afro-ameríndia, trazendo um material que reforça laços de afetividade por meio de práticas alimentares. Uma leitura agradável para adultos e crianças. 

Organizada pelo Educativo do Museu da Língua Portuguesa, a ação Estação Famílias, voltada para o público de todas as idades, está relacionada à nova exposição temporária Sonhei em português!, que será inaugurada em 12 de novembro. Com curadoria de Isa Grinspum Ferraz, a mostra aborda a questão da migração do século XXI, revelando como tal experiência é atravessada pela questão da língua. 

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA  
A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, concebida e realizada em parceria com a Fundação Roberto Marinho. A EDP é patrocinadora máster e os patrocinadores são Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.   

A Temporada 2021 do Museu conta com patrocínio do Grupo Volvo e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, escritório Mattos Filho, Faber-Castell, Verde Asset Management e Bain&Company. Rádio CBN, Revista Piauí e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social responsável pela sua gestão. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.  

A exposição temporária Sonhei em português!, em cartaz a partir de 12/11, conta com patrocínio do Grupo Volvo e apoio do escritório Mattos Filho, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Serviço 
Estação Famílias convida Aline Chermoula 
Dia 31 de outubro, às 16h 
No YouTube do Museu da Língua Portuguesa 
Grátis 
www.youtube.com/MuseudaLinguaportuguesa 

Exposição temporária “Sonhei em português!”  
A partir de 12 de novembro  
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)  
Grátis para crianças até 7 anos  
Grátis aos sábados  
Acesso pelo Portão A (em frente à Pinacoteca)  
Venda de ingressos pela internet:  
https://bileto.sympla.com.br/event/68203  

Museu da Língua Portuguesa  
Praça da Luz s/n - Luz - São Paulo  
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)  
www.museudalinguaportuguesa.org.br  

 

Comentários