A contribuição do Audiovisual para viabilizar a ciência é tema de debate gratuito promovido pelo IPEN/CNEN


Claudia Santos, autora de série "Cientistas Brasileiros Entre os Melhores" debaterá o tema com Paulo Artaxo e Natalia Santos no dia 27/10

A diretora e showrunner Claudia Santos, autora da série “Cientistas Brasileiros Entre Os Melhores”, será a palestrante no segundo Encontro de Ideias IPEN, no próximo dia 27 de outubro, às 14h, com transmissão on-line neste link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/encontro-de-ideias-ipen. Ela vai falar sobre “Novas formas de viabilizar recursos financeiros para a ciência no Brasil”, abordando aspectos como o papel do audiovisual nesse cenário, a importância de falar de ciência para públicos normalmente não priorizados, como os trabalhadores brasileiros, a evasão de cérebros do país e opções de investimento em C&T. 

O IPEN – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares é uma autarquia estadual vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e gerida técnica e administrativamente pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O “Encontro de Ideias” é uma iniciativa do Núcleo de Divulgação Científica do IPEN/CNEN, que tem como objetivo disseminar e debater temas relativos à ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

Nos últimos anos, com as novas tecnologias, falar de ciência para diferentes públicos, mais do que uma necessidade, tornou-se estratégico no país. Cientistas brasileiros vêm lutando para se manter competitivos, apesar dos recentes contingenciamentos, e em algumas áreas, a produção nacional é considerada de excelência. “O problema é que a sociedade, em geral, não conhece nossos cientistas, não sabe o que está sendo produzido nas universidades e centros de pesquisa, tudo fica muito restrito à própria comunidade científica. Precisamos mudar isso”, diz Claudia.

Foi com esse objetivo que ela produziu a série “Cientistas Brasileiros Entre Os Melhores”, uma das finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na categoria “Melhor Série em Documentário TV Paga”, competindo com séries como “Anitta: Made in Honório”, da Netflix, e “Amarelo Prisma”, do GNT. 

Morando no exterior, Claudia conta que, ao tomar conhecimento de pesquisas “extremamente relevantes”, enquanto trabalhava na Cornell University, em Ithaca, NY, um dos maiores centros de ciência do mundo, sempre se deparava com nomes de cientistas brasileiros entre os autores das principais pesquisas. “Foi algo que me impressionou muito. Sempre tem um brasileiro fazendo coisas incríveis, e pouca gente conhece. Daí surgiu a ideia da série”.

Para Claudia, independentemente do resultado, “só a visibilidade à ciência já me traz muita alegria”. 

“Nossa série surge com o objetivo de disseminar o conhecimento científico às classes baixas da sociedade, àquelas pessoas que mal sabem ler e que se encantam ao entender como a ciência é importante na vida delas. Não é uma série intelectual mas sim uma série para a população em geral entender a aplicabilidade e importância da ciência”, explica.

Para debater com ela, foram convidados o físico Paulo Artaxo, do Instituto de Física da USP, e a médica veterinária Natalia Santos. A ideia é trazer dois pontos de vista distintos: o de um cientista reconhecido internacionalmente, que mesmo tendo inúmeras oportunidades, optou por ficar no Brasil; e o de uma cientista que optou por trabalhar fora do país. Artaxo é um dos cinco brasileiros mais citados e Natalia é sênior clinican do Serviço de Medicina Preventiva da École Nationale Vétérinaire d’Alfort, em Paris.

SERVIÇO:
Debate “Novas formas de viabilizar recursos financeiros para a ciência no Brasil”
Com a showrunner Claudia Santos, o físico Paulo Artaxo e a médica veterinária Natalia Santos.

Data: 27 de outubro, às 14h
Link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/encontro-de-ideias-ipen 
Grátis.
Mais informações pelo telefone/WhatsApp 11-99115-7624 ou anapaula@ipen.br
Release: IPEN/CNEN

Comentários