Textos do maior cronista do Brasil agora verbalizados

"Crônicas de Espírito Santo" apresenta a infância e juventude do jornalista e escritor capixaba Rubem Braga

Os textos ácidos e cheios de metáfora do maior cronista do Brasil, Rubem Braga, foram verbalizados pela Tocalivros Studios. A obra na qual o jornalista homenageia seu estado natal, Crônicas de Espírito Santo, chega ao aplicativo pela voz do ator João Roncatto em uma parceria com a editora Global.

As 52 crônicas reunidas na obra guardam as mais doces lembranças da infância e juventude de Rubem Braga em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo e, também, o olhar amoroso sobre os necessitados e esquecidos. Mescla a indignação do cronista com a defesa pela sua terra de origem, tecidos com o lirismo tão característico do autor.

A produção, de um pouco mais de quatro horas, tem um momento marcante: a crônica Congo. Nela, a narração é misturada a uma canção interpretada por Juscelino Filho, por meio das informações do autor e uma pesquisa do cancioneiro popular da região capixaba.

Rubem, carinhosamente apelidado como “Sabiá da Crônica”, popularizou a crônica moderna no Brasil e a elevou a categoria de gênero literário. Trabalhou em importantes redações do país, atuou na comunicação por 62 anos e escreveu mais de 15 mil crônicas até falecer, em 1990, na capital do Rio de Janeiro.

Com este audiolivro, a Tocalivros soma um acervo de 130 importantes obras da literatura brasileira da clássica a moderna, composto também por nomes como Ignácio de Loyola Brandão, Monteiro Lobato, João Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Machado de Assis, entre muitos outros.


Ficha técnica:
Título
: Crônicas do Espírito Santo
Editora: Global Editora
Produção: Tocalivros Studios
Gênero: Literatura brasileira
Autor: Rubem Braga
Narrador: João Roncatto
Formato: Audiolivro
Páginas: 208
Duração: 4h05m48s
Preço: R$ 45 (ou no plano de assinatura ilimitada por R$ 14,90/mês)
Data de Lançamento: 10/09/2021
Link de venda: https://bit.ly/cronicasES

Sobre o narrador: João Roncatto é ator formado pelo Teatro Escola Macunaíma, em 2005. Atuou em diversas peças do circuito alternativo de São Paulo. Atua há 13 anos com o Grupo Ria de teatro montando adaptações de clássicos da literatura universal para o entendimento de vestibulandos. É o interprete do personagem Azedo Azedume da série infantil "Parque Patati Patatá" da Discovery Kids. Também marca presença em diversas campanhas publicitarias na TV e na internet.

Sobre o autor: Rubem Braga (1913-1990) foi um escritor e jornalista brasileiro. Tornou-se famoso como cronista de jornais e revistas de grande circulação no país. Foi correspondente de guerra na Itália e Embaixador do Brasil em Marrocos. Publicava suas crônicas aos sábados no jornal O Estado de São Paulo. Foram 62 anos de jornalismo e mais de 15 mil crônicas escritas, que reunia em seus livros. Rubem Braga faleceu, no Rio de Janeiro, no dia 19 de dezembro de 1990.

 

Comentários