Segundo semestre: 4 dicas para se sair melhor nas provas

 


Você sabia que saber fazer pausas é tão importante quanto estudar?

O segundo semestre do ano letivo chegou com tudo e, para muitos estudantes, é a primeira vez desde o início da pandemia que eles estão de fato de volta à escola, participando das aulas presenciais. A mudança de ritmo pode assustar e interferir na preparação para as provas do período.

Segundo Daniela Carneiro, diretora do Marista Escola Social Santa Mônica, o momento é de adaptação: “Para voltar à rotina escolar, a organização é essencial. Isso inclui fazer um planejamento pensando nos horários de estudo, lazer,  compromissos e descanso, para visualizar bem tudo que tem que ser feito”.

E, por falar em descanso, ele é fundamental para o processo de aprendizado e memorização de informações. Um estudo conduzido pelo instituto de pesquisas alemão Max-Planck-Gesellschaft aponta que, quando fazemos intervalos maiores entre as sessões de estudo, conseguimos reter o conhecimento por mais tempo. 

Considerando a importância das pausas, a diretora dá 4 dicas que podem ajudar os alunos na preparação para as provas do segundo semestre.

1 - Saiba fazer pausas produtivas

Na hora dos intervalos do estudo, busque atividades que trazem bem-estar e relaxamento. Você pode avançar algumas páginas no livro que está lendo, assistir um episódio da série que está acompanhando, se alongar um pouco ou preparar um lanche, por exemplo.

2 - Medite para espantar o estresse

Se estiver muito estressado ou pressionado pela rotina de estudos, tire alguns minutinhos para meditar. Não precisa de nada muito complexo: colocar uma música calma que você goste e deitar-se para prestar atenção na melodia enquanto respira fundo algumas vezes já pode ajudar a pensar com mais clareza e desanuviar a mente.

3 - Invista na soneca da produtividade

Nos dias em que você perceber que está cansado demais, tirar um cochilo pode ser uma boa ideia. Sonecas de até meia hora podem melhorar as funções cognitivas, mas tome cuidado para não acabar dormindo demais e acordar desorientado e ainda mais sonolento.

4 - Seja disciplinado e evite a procrastinação

Incluir mais pausas na hora de estudar pode ser tentador. Quando perceber, você pode estar maratonando sua série, dormindo pesado ou ouvindo música deitado por horas. Para evitar isso, tenha disciplina: trace metas de estudo diárias que você possa atingir, o que evita que as pausas sejam um jeito de fugir por achar que não dará conta delas. Seja específico: em vez de planejar “estudar matemática”, escreva “estudar os capítulos dois e três”.

Marista Escolas Sociais

Marista Escolas Sociais atende gratuitamente 7700 crianças, adolescentes e jovens por meio de 20 Escolas Sociais, localizadas em cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Os alunos atendidos nas Escolas Sociais têm acesso a uma educação de qualidade e gratuita que vai desde a educação infantil até o ensino médio, além de projetos educacionais e pedagógicos que acontecem no período de contraturno escolar. 

https://maristaescolassociais.org.br/

Comentários