Por Marcos Guerra
O
celular se tornou uma extensão dos nossos corpos. No Brasil, o número de
pessoas que usam tal aparelho principalmente para acessar a internet, vem
crescendo cada vez mais – tendo chegado a 99% em 2019, segundo dados do TIC
Domicílios. Diante de um dado tão interessante, o celular se tornou um dos
canais mais atrativos para os profissionais de marketing que, ao analisarem
essa tendência, enxergaram o potencial dos aparelhos mobile no uso de
estratégias de vendas para interagir com o consumidor e aumentar o número de
vendas das empresas.
Temos
mais de 234 milhões de aparelhos ativos no país, segundo a 31° Pesquisa Anual
do FGVcia de 2020. O número representa cerca de 20 milhões de aparelhos a mais
que a população, uma quantidade absurdamente alta analisando minuciosamente.
Seja pelo celular, tablet, ou qualquer outro aparelho móvel, a conectividade da
população abriu portas para que as organizações aproveitassem esses meios para
crescerem e atenderem as demandas de seus clientes de maneira abrangente e eficiente.
Dentre
todas as estratégias adotadas no mobile marketing, o SMS é, sem dúvidas, uma
das mais populares, sendo capaz de trazer resultados excelentes para as
organizações. Ao permitir o envio de informações de maneira rápida e
praticamente instantânea, possibilita um relacionamento mais próximo e, até
mesmo, interativo com os clientes.
Mesmo
que muitos considerem a ferramenta como ultrapassada, dados divulgados pelo
Slick Text comprovam o contrário. A taxa de abertura do SMS é de 98%, um
resultado muito superior a qualquer outra ferramenta de abordagem. Com ele, as
companhias podem enviar mensagens em massa e personalizadas para cada público,
sem que sejam invasivas.
Outra
estratégia de mobile marketing é o RCS (Rich Communication Service). Ele
funciona de forma parecida com o SMS, se diferenciando por sua maior quantidade
de recursos interativos e personalizados para os usuários. Cada mensagem
permite diversos recursos multimídia, como imagens, vídeos, áudios e gifs,
tornando a comunicação mais leve e atrativa. Seu nível de engajamento costuma
ser bem maior, abrindo portas para um formato mais dinâmico, atrativo e
confiável.
Mesmo
diante de tantas opções, é importante ressaltar que não há como estabelecer
qualquer uma das medidas acima, sem também se preocupar em criar um site
responsivo. Como a grande maioria das pessoas acessa a internet pelo celular, a
plataforma deve ser desenvolvida de forma amigável para esses aparelhos, sem
que a navegação seja prejudicada. Uma boa usabilidade pode, inclusive, contribuir
para que a companhia tenha um melhor posicionamento orgânico nos sites de
busca.
Seja
qual for a estratégia definida, todas devem ser pensadas não apenas na
concretização de uma determinada venda, mas também, em seu momento posterior. O
mobile marketing não deve, em hipótese alguma, se tornar abusivo ao usuário.
Ele deve respeitar seu público, se comunicando de maneira clara e objetiva, sem
que gere qualquer tipo de incômodo, antes ou depois de uma compra.
O
que irá determinar o sucesso de qualquer tática do mobile marketing, será a
preocupação em garantir a melhor experiência ao cliente. Quanto mais opções
dispostas para que ele se sinta confortável e à vontade com a mensagem
transmitida, melhores serão os resultados. Seja sempre honesto e, deixe claro
suas intenções com total transparência a todo momento.
Por
fim, não se esqueça das redes sociais. De nada adianta uma estratégia de
marketing excelente, sem a manutenção das contas da empresa nessas plataformas.
Tudo deve estar conectado, aumentando a confiança do cliente na organização e,
consequentemente, a eficiência das campanhas promocionais.
Todas
essas medidas ditam o futuro do mobile marketing. Seja qual for o método
escolhido, sua empresa conquistará uma importante credibilidade no mercado se
fizer um bom uso dessas estratégias. Basta lembrar de sempre levar como
prioridade a interação próxima com o consumidor e, acima de tudo, visando a
maior comodidade em sua experiência de compra ou relacionamento.
Marcos
Guerra é
Superintendente do Comercial e Marketing na Pontaltech, empresa de tecnologia
especializada em comunicação omnichannel.
Sobre
a Pontaltech:
Comentários
Postar um comentário