[FILOSOFIA NA PRÁTICA] Como praticar e compreender a Filosofia Hermética na atualidade

Livro da professora Lúcia Helena Galvão mostra como aplicar os princípios do Caibalion no dia a dia

Caibalion é o termo dado à síntese de ensinamentos da Filosofia Hermética, nascida no Antigo Egito e na Grécia Antiga.  Esses conhecimentos foram transmitidos oralmente durante séculos, até ganhar uma compilação em 1908, no EUA, e, posteriormente, em 1912 no Brasil, pela Editora Pensamento. Hoje, os princípios do Caibalion são estudados por muita gente, porém nem sempre são compreendidos em sua totalidade ou mesmo praticados. Para tornar essa filosofia mais agradável e passível de ser utilizada no mundo contemporâneo, a professora da Nova Acrópole do Brasil, Lúcia Helena Galvão está lançando o livro Para Entender o Caibalion” (Editora Pensamento).

O Hermetismo teria sido criado no Egito por Hermes Trismegisto. Sua memória e ensinamentos se perpetuaram pelo discurso de seguidores até ganhar 18 tratados escritos entre os anos de 100 e 300 d.C. Profundos e criados para sugerir reflexões sobre a vida, esses estudos ganham agora uma análise fundamental que “descomplica” e traz para a prática dos dias atuais seus conceitos. Lúcia Helena Galvão, professora de filosofia da organização internacional Nova Acrópole, e um fenômeno na internet por conta de suas aulas assistidas por milhares de pessoas, realizou mais de 15 palestras e aulas sobre o Caibalion e é uma das estudiosas do tema mais conhecidas e importantes da atualidade.  Lúcia aborda temas como ética, sociopolítica, simbologia, história da filosofia, entre outros, de forma fácil e cheia de exemplos do nosso dia a dia.

A autora traz seu didatismo para este livro, repleto de exemplos práticos. Para entender o Caibalion” é uma excelente porta de entrada para a compreensão da filosofia hermética nos dias de hoje, além de apresentar ao leitor como absorver e praticar esses princípios em nossa rotina moderna.  Preenche, ainda, uma lacuna necessária e muito particular, que é esclarecer ao leitor contemporâneo aquilo que havia sido explicado “hermeticamente” no século passado, em um formato de guia de estudo e aprofundamento.

“Embora a obra em questão, O Caibalion, guarde a intenção de seu finalmente revelado autor, William Walker Atkinson, de tornar o conhecimento dos ensinamentos do Antigo Egito acessível para o público em geral, ainda há, por vezes, um vácuo a ser preenchido. Há pressupostos de conhecimentos básicos e de ilações que nem sempre são óbvios, e esse distanciamento pode redundar em desinteresse por parte do leitor, que se perde na busca de significados. A intenção deste pequeno manual é construir algumas pontes que facilitem a compreensão e a assimilação de tudo o que é descrito nessa interessante obra”, afirma Lúcia Helena Galvão na introdução.

 

Do Prefácio:

“Em 2017, a professora e filósofa Lúcia Helena preparou e realizou uma série de 15 conferências sobre os ensinamentos de O Caibalion. Além de dedicar palestras inteiramente consagradas a cada um dos sete princípios herméticos descritos na obra, as conferências também trataram de temas conexos e essenciais ao seu entendimento, desde a contextualização da Filosofia Hermética no tempo histórico até o momento em que os preceitos de O Caibalion chegam ao Ocidente por uma publicação atribuída aos Três Iniciados. Foi justamente essa série de conferências que originaram a redação do livro que você, leitor, segura agora nas mãos, e cuja leitura vai proporcionar o entendimento dos maravilhosos ensinamentos contidos em O Caibalion.” – Kenia de Aguiar Ribeiro

 

Sobre a autora:

LÚCIA HELENA GALVÃO é professora de Filosofia da organização Nova Acrópole do Brasil. Há 31 anos na instituição, é uma das palestrantes mais antigas e ativas. Nascida no Rio de Janeiro, reside hoje em Brasília, onde ministra aulas sobre os mais variados temas: ética, sociopolítica, simbologia, história da filosofia, entre outros. Poetisa, já escreveu quatro livros, além de produzir artigos e crônicas publicados com frequência pela imprensa de todo o país. Ministra ainda palestras e conferências regularmente para grandes públicos, no Brasil e em outros países. Na Internet, é um fenômeno nas redes sociais e no YouTube, em que possui milhares de seguidores, tendo acumulado mais de 50 milhões de visualizações em suas palestras. Como escritora, publicou livros que reúnem poesias e crônicas filosóficas, como Canções para Despertar Sophia (2000), Sonhos Trilhando o Tempo (2005), Instantes de um Tempo Interior (2011), Observações Matinais (2015) e O Aroma do Lótus (2020).

 

Sobre o Grupo Editorial Pensamento:

Mais que livros, inspiração!

Desde 1907, o Grupo Editorial Pensamento publica livros para um mundo em constante transformação e aposta em obras reflexivas e pioneiras. Na busca desse objetivo, construímos uma das maiores e mais tradicionais empresas editoriais do Brasil. Hoje, o Grupo é formado por quatro selos: Pensamento, Cultrix, Seoman e Jangada e possui em catálogo aproximadamente 2 mil títulos, publicando cerca de 80 lançamentos ao ano. Ao longo de sua trajetória, o Grupo Editorial Pensamento aposta em mensagens que procuram expandir o corpo, a mente e o espírito. Mensagens que emanam energia positiva e bem-estar. Mensagens que equilibram o ser. Mensagens que transformam o mundo.

 

Serviço:

Livro: Para Entender o Caibalion

Autor: Lúcia Helena Galvão (@profluciahelenagalvao)

Editora: Pensamento

Páginas: 184

Preço: R$ 49

Comentários