Ensino Superior flexibiliza currículo e amplia possibilidades de carreiras

 


Cursos de graduação apostam em múltiplas possibilidades dentro de uma mesma área e personalização do conhecimento para formar profissionais mais preparados para o mercado

 

Mais do que aulas e todo o conhecimento transmitido pelos professores durante o período de graduação, o que o mercado de trabalho espera atualmente dos profissionais que estão em busca de boas oportunidades é que sejam capazes de aplicar em suas atividades do dia a dia o conhecimento adquirido na faculdade. Para ter sucesso profissional, não basta mais dominar conteúdos, é preciso saber fazer. De acordo com a professora da Universidade Positivo (UP) e doutoranda em Administração, Fernanda Albanaz, o indivíduo precisa desenvolver competências que promovam a mobilização de conhecimentos e aprendizados na resolução de problemas e situações cotidianas. "As empresas atualmente buscam perfis multidisciplinares e que possuam as chamadas soft skills, ou seja, habilidades comportamentais que, aliadas ao conhecimento e às atitudes, tornam o profissional muito mais preparado para atuar no mercado de trabalho", afirma Fernanda.

A flexibilidade é uma necessidade na gestão da carreira por conta da alta velocidade de mudança no mercado de trabalho. É o que defende Fábio Vizeu, professor da UP. "As empresas e as atividades profissionais se reinventam o tempo todo, o que torna imprescindível que o profissional do futuro busque desenvolver competências plurais e constantemente atualizadas", explica o professor. Em um projeto de pesquisa sobre o contexto profissional pós-pandemia, conduzido por Vizeu, os resultados apontam para o fato de que a trajetória profissional não será mais definida por uma escolha única de carreira e para toda a vida. "Poderemos ter muitas carreiras, intercaladas ou mesmo paralelas, e a rápida adaptação às novas demandas impostas pelo mercado de trabalho será decisiva para manter a empregabilidade", acrescenta o professor.

E não se trata apenas de habilidades e flexibilidade. As transformações pelas quais o mundo está passando inseriram a tecnologia em todos os negócios e em todos os aspectos da vida e hábitos das pessoas. De olho nesse cenário, as universidades já estão trabalhando para conectar todas as pontas e oferecer para seus estudantes muito mais que cursos de graduação. No Paraná, a Universidade Positivo (UP) lançou o programa Trilhas Customizáveis, com o objetivo de oferecer ao estudante de graduação disciplinas adicionais que possam ajudá-lo a desenvolver as expertises necessárias para construir uma carreira de sucesso.

O objetivo do programa é enriquecer ainda mais a vida acadêmica e profissional dos universitários, que podem planejar uma sequência de estudos considerando as metas profissionais de cada um. As Trilhas Customizáveis garantem uma base de aprendizagem por competências, proporciona autonomia e agrega conhecimentos diferenciados no histórico escolar do aluno, colocando esse profissional em destaque no mercado.

A novidade possui um sistema adaptativo para a liberação de novas etapas. Vale destacar que as Trilhas Customizáveis não substituem as disciplinas regulares, mas podem ser consideradas como parte das atividades complementares de acordo com o curso. As Trilhas de Aprendizagem estão disponíveis para todos os cursos de graduação, presencial e a distância, da Universidade Positivo, e a adesão ao programa pode ser feita em períodos específicos em cada semestre. Para saber mais, basta acessar o link.

 

Comentários