A especialista em influência digital Aline Bak reforça que essa é a rede social que mais oferece oportunidade de crescimento para criadores de conteúdo. Nesse ano de 2021, o Tik Tok se tornou o app mais baixado do mundo, superando o Facebook e WhatsApp
Conhecida
como uma plataforma de vídeos curtos, o Tik Tok recentemente superou o YouTube
em número de visualizações nos Estados Unidos e Reino Unido, segundo estudo da
consultoria internacional App Annie. Isso demonstra o sucesso estrondoso que a
plataforma vem conquistando.
Segundo
a especialista em influência digital e estrategista em mídias digitais, Aline
Bak, uma das razões do sucesso do aplicativo chinês se dá pela sua evolução constante
desde a sua criação, em 2014, quando ainda se chamava Musical.ly. “Em 2018 que
passamos a conhecê-lo pelo seu nome atual, quando a empresa ByteDance comprou a
plataforma; desde então, o crescimento do Tik Tok vem revolucionando a forma de
se consumir conteúdo online”, explica Aline.
A
especialista lembra que o Tik Tok é hoje o aplicativo mais baixado do mundo. E
acrescenta que em 2020, o faturamento da empresa mais que dobrou, chegando a
34,2 bilhões de dólares. “O Tik Tok definitivamente mostrou para o que veio,
não é modinha; ele chegou para ficar”, diz Aline.
”E
esse sucesso do Tik Tok provocou alterações nas outras mídias sociais, que
acordaram para a grande tendência dos vídeos curtos. Incomodados com o sucesso
do Tik Tok, o Instagram lançou o Reels e o Youtube, o Shorts”, conta.
“É
um conteúdo fácil de fazer em casa, rápido, direto e divertido, por isso caiu
no gosto dos brasileiros”, explica Aline. “Essa é uma fórmula que deu certo, e
é um dos motivos de seu rápido crescimento”, destaca ela.
A
especialista ressalta que, com a pandemia do coronavírus, o app ganhou muitos
adeptos e teve seu crescimento acelerado. “Com a entrada de várias celebridades
na plataforma, o Tik Tok conseguiu alcançar ainda mais popularidade. “Uma vez
que sua origem remete ao extinto Musical.ly, a influência musical está
fortemente presente no Tik Tok atualmente, sendo este um dos de seus
diferenciais”, conta Aline.
Para
empresas e criadores de conteúdo que almejam começar a monetizar, Bak reforça
que o Tik Tok é hoje uma rede cheia de oportunidades. “Como toda plataforma,
ela atrai no início um público mais jovem e depois vai amadurecendo e atingindo
perfis de pessoas mais velhas”, explica Aline.
Além
disso, Aline explica que o engajamento na plataforma chinesa é muito mais
eficiente do que em outras plataformas, por exemplo. “A quantidade de entregas
do Tik Tok supera em quatro vezes a do instagram”, afirma ela. “Com
isso, o criador de conteúdo consegue impactar muito mais gente e atrair
seguidores com mais facilidade para seus vídeos”, conta ela.
“Sobre
os conteúdos mais assertivos para atrair seguidores: música, humor, beleza e
culinária são carros-chefes do Tik Tok”, explica Aline.
Confira
abaixo dicas importantes dadas pela especialista para quem quer bombar no aplicativo:
- Utilize as hashtags do momento. Sempre preste atenção nas tendências que estão
rolando na plataforma. “Fique de olho nos trends para descobrir as
hashtags que estão em evidência e adapte seu conteúdo de acordo com o que
está acontecendo. Fazendo isso suas chances de viralizar seus vídeos serão
maiores”, explica Aline.
- Poste nos melhores horários. Ao transformar sua conta para o modo Pro do Tik Tok,
algumas métricas vão aparecer. “Assim, você saberá em que parte do dia
seus seguidores se conectam mais, podendo postar esses horários”, indica
Aline.
- Escolha conteúdos que te conectem com seu público-alvo. “Quando for postar vídeos no Tik Tok, pense qual tipo
de conteúdo faz mais sentido para você e seus seguidores”, explica Aline
“É válido ressaltar que eles precisam ser leves e divertidos. ”
- Não esqueça de participar dos challenges, os chamados desafios doTik Tok. “Essa estratégia vai ajudar muito viralizar suas
postagens já que você estará criando conteúdos com assuntos do momento,
que estão na moda”, recomenda Aline. “Esses conteúdos são tendências
fortes, por isso são bastante midiáticos”, explica.
- Tenha consistência e constância. O algoritmo do Tik Tok leva em consideração sua
relevância, a partir de sua frequência de postagens na plataforma. “Por
isso, é fundamental manter um ritmo constante de postagens em sua conta”,
ensina Bak.
- Utilize as músicas. “Como foi dito anteriormente, o Tik Tok é um
aplicativo musical, portanto, é interessante sempre ficar de olho nas
canções do momento para inseri-las em seus conteúdos”, enfatiza a
especialista.
Sobre Aline Bak: Aline Bak é especialista em influência
digital, consultora e estrategista de imagem e negócios digitais. Atua há oito
anos no mercado de marketing digital e é formada pela FAAP (Fundação Armando
Alvares Penteado-SP), em São Paulo, com especialização no Instituto Europeo di
Design (IED) em Barcelona, na Espanha. Aline ajuda a empreendedores e grandes
marcas a construírem marcas sólidas nas mídias digitais. Ela ministra palestras
e treinamentos e desenvolveu método próprio e exclusivo. Desde que iniciou no
marketing digital, Aline Bak já ofereceu mentoria para mais de 300 alunos,
entre empreendedores, empresas e influenciadores digitais. Para saber mais,
acesse: https://www.instagram.com/alinebak_/
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