Shopping Curitiba recebe feira com artesanatos de oito países

 





Feira Volta ao Mundo tem mais de mil peças de decoração, utilitários, acessórios e vestuário

Garimpar, essa é a ordem do dia para quem for ao Shopping Curitiba neste inverno. Na Feira Volta ao Mundo, que vai até o dia 13 de setembro na Plataforma de Eventos do Piso L2, estão milhares de produtos vindos diretamente do Peru, Quênia, Madagascar, Bolívia, Turquia, Tailândia, Dubai e Índia. Quem deseja comprar um produto original e exclusivo vai encontrar de objetos de decorações e utilidades domésticas a acessórios femininos e vestuário.

Os gorros, mantas, blusas, cachecóis e ponchos são feitos artesanalmente com a mais pura lã de alpaca - um produto muito difícil de se encontrar no mercado de Curitiba - famosa pela suavidade ao toque, pelo calor que produz e por ser hipoalérgica, não provocando alergias ou irritações. As peças são importadas diretamente de Cusco e Machu Pichu, no Peru, pela artesã Yenny Equinigo Martinez.

Da África, a queniana Abiola Diffu traz para o evento alguns dos mais tradicionais artesanatos do Quênia e de Madagascar. Do seu país natal o destaque vai para as peças feitas em madeira, como as mini esculturas de girafas e os talheres decorados, além das miniaturas de animais feitas em pedra sabão e as almofadas produzidas com tecidos e estampas da região. Da ilha de Madagascar Abiola nos brinda com inúmeros artesanatos feitos com ráfia, como cachepôs, cestas a uma exclusiva representação do baobá (exclusivo da feira), uma árvore originária do continente africano. Tudo muito colorido e alegre.

Representando o seu país, o designer boliviano Nelson Mena Castellon apresenta na Feira Volta ao Mundo os acessórios femininos produzidos pelos artesãos da região de Cochabamba. Suas peças são exclusivas, feitas utilizando metais nobres leves e muitas pedras, vidrilhos e miçangas coloridas, cujo design trançado nos remete às formas e coloridos andinos. Já o caprichado folheado a ouro 18k garante o acabamento e a qualidade das semi-jóias que, em Curitiba, só podem ser adquiridas na Feira Volta ao Mundo (ele vende online, mas presencialmente somente nas feiras, e em Curitiba somente na Feira Volta ao Mundo do Shopping Curitiba).

Murat Eser traz da Turquia uma grande variedade de produtos, muitos vindos de Istambul, onde a arte de trabalhar o vidro é antiga. E é de lá que vem um dos artesanatos mais representativos do país, os lustres e luminárias feitos com mosaicos de vidros multicoloridos (esse é um produto difícil de encontrar à venda em Curitiba), que proporcionam um efeito visual aconchegante ao ambiente. Cada peça é única e o preço varia de acordo com a quantidade de cúpulas que possui. Já as taças, xícaras, travessas, pratos e bombonieres são utilitários refinados, alguns com acabamento em ouro e prata. E não poderia faltar a famosa prata turca, presente nos acessórios femininos feitos artesanalmente, que têm como característica principal a aparência vintage.

Outros produtos tradicionais encontrados na feira são as toalhas e trilhos de mesa ricamente bordados à mão com pedrarias e fitas, além das mantas para sofá feitas em tecido jacquard chenile, decoradas com estampas otomanas, tão típicas da Turquia, que estão presentes também nos tapetes produzidos na milenar técnica artesanal do kilim.

Outro artesanato indispensável num estande turco é o Nazar Boncuk ou Olho Turco, que apesar de ser original da Turquia ficou conhecido em alguns países como Olho Grego. É um amuleto que protege contra mal olhado e olho gordo. Na Feira Volta ao Mundo é possível encontrar o olho turco em inúmeros produtos.

A família Baba representa a Índia, trazendo da região de Kashmir as famosas pashminas indianas. Esse era originalmente o nome dado a um tecido de alta qualidade, feito a partir da lã extraída das cabras nativas do norte da Índia e do Nepal, mas que num passado recente passou a identificar todos os chales e cachecóis produzidos ali. Também em Kashmir são feitas as capas de almofadas e tapetes, cujos materiais e técnicas variam de acordo com o produto.

Por fim, o expositor Mishkat Ravi foi buscar na Tailândia alguns dos mais lindos artesanatos daquele país, repletos de significados, como as máscaras e esculturas de animais feitos em madeira teca, que é originária das florestas asiáticas, conhecida pela leveza e durabilidade. Já de Dubai, nos Emirados Árabes, cidade famosa pela riqueza e pelo ouro, ele trouxe os acessórios femininos.

O evento tem entrada gratuita e está aberto de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos e feriados das 14h às 20h.

Assistente de Compras

Para comprar online é só chamar a Assistente de Compras do Shopping Curitiba no whatsapp (41) 9274-1015. Ela busca pelo produto desejado, envia o link de pagamento finalizando a compra e o cliente decide se retira pelo  Drive-Thru ou se recebe em casa pelo Delivery. E no mês de agosto o frete e as taxas serão totalmente gratuitos. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 11h às 19h.

Feira Volta ao Mundo

Local: Shopping Curitiba – Plataforma de Eventos Piso L2

Data: até 13 de setembro de 2021

Horários: Segunda a sábado, das 10h às 22h | Domingos e feriados, das 14h às 20h

Informações: (41) 99208-6974

Entrada gratuita

Comentários