O que é a aprendizagem maker? Colégios de Curitiba investem em forma de reinventar o contexto escolar

 


Sala Maker estimula a criatividade por meio de atividades interdisciplinares em um ambiente personalizado

Associada à Educação S.T.E.M (Science, Technology, Engineering and Math ou Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em português), a cultura maker contribui para o desenvolvimento de habilidades que transcendem elementos teóricos, direcionando os alunos ao aprimoramento da inteligência analítica, criativa e prática tão importante nos atuais dias.

As metodologias aplicadas na cultura maker auxiliam na qualidade de ensino, uma vez que é necessário transformar a abordagem tradicional dos professores.  O Colégio Stella Maris do Juvevê, a unidade do bairro do Água Verde também receberá toda infraestrutura de uma Sala Maker. “Nosso principal objetivo é criar uma maior autonomia e capacidade reflexiva sobre os problemas teóricos e práticos da vida. A aprendizagem maker é uma proposta que traz diversos benefícios importantes no desenvolvimento dos alunos e escola como um todo, pois acaba sendo um diferencial na instituição de ensino”, afirma Ana Claudia Alexandrini, diretora do Colégio Stella Maris do Água Verde, em Curitiba.

Além dos benefícios citados, esta cultura está cada vez mais presente na sociedade, não só nas escolas, mas também em empresas e instituições, e isso aponta um caminho onde a inovação é o principal elemento. Para Ana Cláudia “refletir sob essa ótica pode encurtar os caminhos para as construções disruptivas e melhores adaptações à vida moderna. Pensando no lado pedagógico, a sala maker vem para somar ainda mais o nosso currículo escolar, desenvolvendo o espírito colaborativo, incentivando a criatividade e aprimorando as habilidades dos nossos alunos do pré ao 9º ano”, complementa.

Desta maneira, a sala maker do Colégio Stella Maris adotará um método de trabalho voltado para o aprendizado na prática, onde os alunos terão a liberdade de expor suas ideias e coloca-las em prática do início a finalização do projeto.

 

Comentários