MIP - Manifestação Internacional de Performance recebe inscrições para cursos e Espaço Aberto

Promovido pelo Ceia, a 4ª edição da MIP oferece cursos de iniciação e aperfeiçoamento, além de abrir processo seletivo para interessados em apresentar performances na programação desta edição.

Estão abertos os chamamentos públicos para a quarta edição da MIP - Manifestação Internacional de Performance, realizada pelo Ceia – Centro de Experimentação e Informação de Arte. Os interessados poderão aplicar para o Curso de Iniciação, que acontece entre 27 de setembro a 02 de outubro, Curso de Aperfeiçoamento, realizado entre 11 a 23 de outubro, e para o Espaço Aberto, cujas apresentações acontecem de 26 de outubro a 7 de novembro. Por conta da pandemia de Covid-19, as atividades foram adaptadas para o formato digital.

Essa edição da MIP foi idealizada por Marco Paulo Rolla, coordenador do Ceia, em parceria com Fernando Ribeiro, artista que participou do Espaço Aberto em 2003, na primeira edição do evento em Belo Horizonte. A temática da MIP4 tem como fio condutor o encontro: de cenas, realidades, pessoas, culturas e artistas, como possibilidade de troca. Considerando que a performance é uma prática que abarca uma grande diversidade de linguagens e formas de expressão, a programação propõe estimular múltiplas potencialidades.

Com inscrições abertas até 10 de setembro, o curso de Iniciação à Performance, ministrado por Fernando Ribeiro e Marco Paulo Rolla, tem como público-alvo artistas iniciantes de várias áreas (teatro, dança, música, artes plásticas) que tenham interesse em conhecer sobre o conceito e a prática da performance. A seleção dos participantes será realizada por meio de avaliação do currículo e carta de intenção. O acesso é gratuito. No caso do Curso de Aperfeiçoamento, que receberá inscrições até 17 de setembro, as aulas serão ministradas pela estadunidense Alison Crocetta. O público-alvo são também artistas de várias áreas, que já possuem algum conhecimento em performance.  Cada curso oferecerá ao todo 25 vagas. A seleção dos participantes também será feita por meio de avaliação de currículo e carta de intenção. Os participantes selecionados na categoria Aperfeiçoamento devem contribuir com uma taxa de R$100.

Já para o Espaço Aberto, cinco performances serão escolhidas para apresentação na 4ª MIP, que será realizada entre os dias 26 de outubro e 07 de novembro. A intenção é criar oportunidades para (tirar a palavra novos) artistas que queiram exercitar a prática da performance e participar ativamente da programação de um evento internacional dedicado exclusivamente a esta linguagem. Para essa ação, que receberá inscrições até 24 de setembro, apenas residentes ou domiciliados em Belo Horizonte poderão participar.

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Projeto 1022/2020.

 

Sobre o CEIA e a MIP

Idealizado pelo artista Marco Paulo Rolla, o Ceia tem como proposta incentivar espaços de produção e pensamento acerca da cena artística contemporânea. Desde 2001, o coletivo realiza em Belo Horizonte diversos eventos nacionais e internacionais de artes plásticas, que contribuem para impulsionar a carreira de artistas da capital mineira. Na capital mineira, já aconteceram oito eventos internacionais de artes plásticas, com enfoque em diferentes linguagens.

 

Ficha Técnica MIP - Manifestação internacional de Performance

Coordenação Geral: Marco Paulo Rolla

Coordenação de Produção: Patrícia Matos

Curadoria: Marco Paulo Rolla e Fernando Ribeiro

Design gráfico: Tiago Serafim

Monitoria: Sara Becker

Vídeo: Jocélio Batista

Tradutora: Luciana Tanure

Assessoria de imprensa e Estratégias Digitais: A Dupla Informação

 

:: Serviço ::

MIP - Manifestação Internacional de Performance recebe inscrições para curso de Iniciação à Performance, com Fernando Ribeiro e Marco Paulo Rolla

Realização:  de 27/09 a 02/10, por meio de plataformas digitais

Carga horária: 20h/aula

Inscrições: até 10 de Setembro, pelo formulário https://forms.gle/aqnwNN4wYGwBQMkn9

Divulgação dos selecionados: 20/09

 

MIP - Manifestação internacional de Performance recebe inscrições para curso de Aperfeiçoamento à Performance, com Alison Crocetta (EUA)

Realização de 11/10 a 23/10, por meio de plataformas digitais

Carga horária: 40h/aula

Inscrições: até 17 de Setembro, pelo formulário https://forms.gle/JKbB87V851WZUobc8

Divulgação dos selecionados : 27/09

 

MIP - Manifestação internacional de Performance recebe inscrições para Espaço aberto 

Seleção de performances para apresentação na programação da MIP4 de 26/10 a 7/11

Inscrições: até 24 de Setembro, pelo formulário https://forms.gle/5QZcScs9uGK5Wv6E8

Divulgação dos selecionados: 08/10

Comentários