"A Marca das Cidades e Marketing Territorial" são temas do APP Partners, projeto da APP Ribeirão

Com a presença de especialistas, APP Partners terá cases de sucesso e exercícios. Live acontece nesta quarta-feira, 18/08, às 19h30, pelo Youtube da associação

A percepção de marca impacta em todos os negócios e setores, inclusive no setor público, que precisa desenvolver estratégias de comunicação associadas à economia, política e cultura de cidades, regiões e países. Para debater a importância da marca das cidades e o marketing territorial, a Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto (APP Ribeirão) promove a live interativa “Os Eleitos - a marca das cidades e o marketing territorial” na quarta-feira, 18/08, às 19h30, pelo canal do Youtube da APP Ribeirão.

O encontro vai discutir o conceito de city brand (marca das cidades) e destacar os cases de sucesso de Estocolmo e Rio de Janeiro, além de exercícios de interatividade com o espectador, relacionados aos municípios de Ribeirão Preto (SP), Franca (SP) e Serrana (SP), esta última que se destacou durante a pandemia com o Projeto S de imunização coordenado pelo Instituto Butantan. Com a mediação de Gustavo de Castro, Vice-Presidente da APP Ribeirão e diretor de Novos Negócios da Versão BR, a live terá a participação de dois profissionais especialistas no assunto: Patrícia Cerqueira Reis, Diretora Executiva da HOD Marketing Territorial e City Brand, e Carlos Alberto Messeder, Diretor Executivo da Kognitiva - Inteligência, Cultura e Negócios. 

“Os Eleitos - a marca das cidades e o marketing territorial” é o 3º encontro da APP Partners, série de lives com profissionais que são expoentes no mercado e que estreou no dia 4 de agosto. O vice-presidente da APP Ribeirão, Gustavo de Castro, comenta a importância do tema para as cidades e o mercado publicitário. “O conceito de Marketing Territorial vai muito além da propaganda, trata-se da relevância dos locais e o que eles representam, pois uma cidade com marca forte atrai investimentos. E a publicidade tem o poder de reverberar as ações de 'City Brand'. O valor de marca das cidades é intangível e independente de mandatos, e mantê-la é um grande desafio. A live será interativa. Vamos trazer cases de sucesso de cidades e realizar juntamente com o público um exercício de analisar a marca das cidades”.

A professora e pesquisadora na área de comunicação da ESPM, Patrícia Cerqueira Reis, afirma que o marketing territorial é fundamental para a diferenciação do local. Em sua tese de doutorado, Patrícia analisa as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, sob a ótica da construção de marca da cidade. “As marcas dos lugares são resultantes dos processos de globalização. Nesse contexto, os lugares competem mais entre si. Com um bom marketing territorial, o local torna-se mais competitivo em termos de turismo, investimentos, entre outros. Esse trabalho contribui para o ambiente como um todo". 

Carlos Alberto Messeder, Diretor Executivo da Kognitiva - Inteligência, Cultura e Negócios, é antropólogo de formação. "O tema contribui para a valorização da cultura, das pessoas e dos lugares. É importante que se conheça e entenda o comportamento das pessoas e da cultura local para o desenvolvimento de estratégias de marketing territorial", completa ele. 

Os encontros da APP Partners seguem nos dias 25 e 31 de agosto, às 19h30, pelo canal do Youtube da APP Ribeirão. Acesse appribeirao.com.br/app-partners  para saber mais informações.

 

Palestrantes

 

Gustavo de Castro

Diretor de Novos Negócios na Versão BR Comunicação e Marketing, agência especializada em publicidade pública e governamental, com 34 anos de experiência na área. Também é vice-presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto (APP Ribeirão), consultor político e membro da Associação Brasileira de Consultores Políticos (ABCOP).

 

Patrícia Cerqueira Reis

Com mais de 20 anos de experiência profissional, Patrícia Cerqueira Reis é pesquisadora e professora da ESPM desde 2007. Coordena o Laboratório Cidades Criativas do Mestrado em Economia Criativa da ESPM e o Observatório da Marca Rio. Atua no mercado como diretora da HOD Planejamento de Marcas e Marketing Territorial. 

Com formação original em publicidade, é mestre em comunicação e especialista em análise de políticas públicas pela UFRJ. Além de ser especialista em sistemas de informação pela UFF. Autora dos livros A Marca da Cidade (Appris, 2018) e Comunicação, Cultura e Sustentabilidade (E-paper, 2008); coautora dos livros Cidades Criativas (E-papers 2017) e Comunicação Pública, Sociedade e Cidadania (Difusora Editora, 2011); além de diversos artigos em revistas e congressos da área. 

 

Carlos Alberto Messeder Pereira

Formado em Ciências Sociais, mestre em Antropologia e doutor em Comunicação, Carlos Alberto Messeder Pereira é diretor Executivo da Kognitiva - Inteligência, Cultura e Negócios. É aposentado da UFRJ, onde atuou como professor, pesquisador e gestor na Escola de Comunicação. Foi também professor, pesquisador e gestor na ESPM Rio (Escola Superior de Propaganda e Marketing) entre os anos de 2004 a 2013.

Possui diversos artigos e livros publicados e variada participação em seminários e congressos, tendo realizado palestras dentro e fora do Brasil. Atualmente trabalha como consultor e pesquisador nas áreas de cultura e inteligência de negócios.

 

Agenda

Os Eleitos - a marca das cidades e o marketing territorial

Data: 18/08 

Horário: 19h30 

Transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da APP Ribeirão

 

Comentários