Com a presença de especialistas, APP Partners terá cases de sucesso e exercícios. Live acontece nesta quarta-feira, 18/08, às 19h30, pelo Youtube da associação
A
percepção de marca impacta em todos os negócios e setores, inclusive no setor
público, que precisa desenvolver estratégias de comunicação associadas à
economia, política e cultura de cidades, regiões e países. Para debater a
importância da marca das cidades e o marketing territorial, a Associação dos
Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto (APP Ribeirão) promove a live
interativa “Os Eleitos - a marca das cidades e o marketing territorial” na
quarta-feira, 18/08, às 19h30, pelo canal do Youtube da APP
Ribeirão.
O
encontro vai discutir o conceito de city brand (marca das cidades) e destacar
os cases de sucesso de Estocolmo e Rio de Janeiro, além de exercícios de
interatividade com o espectador, relacionados aos municípios de Ribeirão Preto
(SP), Franca (SP) e Serrana (SP), esta última que se destacou durante a
pandemia com o Projeto S de imunização coordenado pelo Instituto Butantan. Com
a mediação de Gustavo de Castro, Vice-Presidente da APP Ribeirão e diretor de
Novos Negócios da Versão BR, a live terá a participação de dois profissionais
especialistas no assunto: Patrícia Cerqueira Reis, Diretora Executiva da HOD
Marketing Territorial e City Brand, e Carlos Alberto Messeder, Diretor
Executivo da Kognitiva - Inteligência, Cultura e Negócios.
“Os
Eleitos - a marca das cidades e o marketing territorial” é o 3º encontro da APP
Partners, série de lives com profissionais que são expoentes no mercado e que
estreou no dia 4 de agosto. O vice-presidente da APP Ribeirão, Gustavo de
Castro, comenta a importância do tema para as cidades e o mercado publicitário.
“O conceito de Marketing Territorial vai muito além da propaganda, trata-se da
relevância dos locais e o que eles representam, pois uma cidade com marca forte
atrai investimentos. E a publicidade tem o poder de reverberar as ações de
'City Brand'. O valor de marca das cidades é intangível e independente de
mandatos, e mantê-la é um grande desafio. A live será interativa. Vamos trazer
cases de sucesso de cidades e realizar juntamente com o público um exercício de
analisar a marca das cidades”.
A
professora e pesquisadora na área de comunicação da ESPM, Patrícia Cerqueira
Reis, afirma que o marketing territorial é fundamental para a diferenciação do
local. Em sua tese de doutorado, Patrícia analisa as Olimpíadas do Rio de
Janeiro, em 2016, sob a ótica da construção de marca da cidade. “As marcas dos
lugares são resultantes dos processos de globalização. Nesse contexto, os
lugares competem mais entre si. Com um bom marketing territorial, o local
torna-se mais competitivo em termos de turismo, investimentos, entre outros.
Esse trabalho contribui para o ambiente como um todo".
Carlos
Alberto Messeder, Diretor Executivo da Kognitiva - Inteligência, Cultura e
Negócios, é antropólogo de formação. "O tema contribui para a valorização
da cultura, das pessoas e dos lugares. É importante que se conheça e entenda o
comportamento das pessoas e da cultura local para o desenvolvimento de
estratégias de marketing territorial", completa ele.
Os
encontros da APP Partners seguem nos dias 25 e 31 de agosto, às 19h30, pelo canal do Youtube da APP
Ribeirão. Acesse appribeirao.com.br/app-partners
para saber mais informações.
Palestrantes
Gustavo de Castro
Diretor
de Novos Negócios na Versão BR Comunicação e Marketing, agência especializada
em publicidade pública e governamental, com 34 anos de experiência na área.
Também é vice-presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda de
Ribeirão Preto (APP Ribeirão), consultor político e membro da Associação
Brasileira de Consultores Políticos (ABCOP).
Patrícia Cerqueira Reis
Com
mais de 20 anos de experiência profissional, Patrícia Cerqueira Reis é
pesquisadora e professora da ESPM desde 2007. Coordena o Laboratório Cidades
Criativas do Mestrado em Economia Criativa da ESPM e o Observatório da Marca
Rio. Atua no mercado como diretora da HOD Planejamento de Marcas e Marketing
Territorial.
Com
formação original em publicidade, é mestre em comunicação e especialista em
análise de políticas públicas pela UFRJ. Além de ser especialista em sistemas
de informação pela UFF. Autora dos livros A Marca da Cidade (Appris, 2018) e
Comunicação, Cultura e Sustentabilidade (E-paper, 2008); coautora dos livros
Cidades Criativas (E-papers 2017) e Comunicação Pública, Sociedade e Cidadania
(Difusora Editora, 2011); além de diversos artigos em revistas e congressos da
área.
Carlos Alberto Messeder Pereira
Formado
em Ciências Sociais, mestre em Antropologia e doutor em Comunicação, Carlos
Alberto Messeder Pereira é diretor Executivo da Kognitiva - Inteligência,
Cultura e Negócios. É aposentado da UFRJ, onde atuou como professor,
pesquisador e gestor na Escola de Comunicação. Foi também professor,
pesquisador e gestor na ESPM Rio (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
entre os anos de 2004 a 2013.
Possui
diversos artigos e livros publicados e variada participação em seminários e
congressos, tendo realizado palestras dentro e fora do Brasil. Atualmente
trabalha como consultor e pesquisador nas áreas de cultura e inteligência de
negócios.
Agenda
Os Eleitos - a marca das cidades e o marketing territorial
Data:
18/08
Horário:
19h30
Transmissão
ao vivo pelo canal do
Youtube da APP Ribeirão
Comentários
Postar um comentário