Modelo participará do Comitê de
Sustentabilidade e será embaixadora da marca
Em
setembro do ano passado, dois meses após fazer seu IPO na B3, a Ambipar decidiu
iniciar um trabalho de branding e comunicação mais intenso, para que a
sociedade e o mercado em geral conhecessem sua expertise em gestão ambiental,
fortalecendo a conscientização sobre o tema. Desde aquele momento, uma ideia
mobilizou a companhia: convidar Gisele Bündchen para ser a embaixadora da
marca, já que a modelo é brasileira, com forte atuação internacional e longa
história em prol do meio ambiente – exatamente como a companhia.
Todas
as conversas foram animadoras e convergentes com relação aos propósitos
socioambientais diz Cristina Andriotti, CEO da Ambipar: “Gisele quis conhecer
melhor a empresa, nossos serviços e produtos, e saber de cada detalhe. Ficou
empolgada quando apresentamos o Ecosolo®️, um condicionador orgânico alinhado
ao conceito de agricultura regenerativa, em total sintonia com o documentário
Solo Fértil que ela ajudou a produzir.”
Gisele,
que vem sendo há anos destacada como uma referência na defesa do meio ambiente,
tendo recebido inúmeros reconhecimentos internacionais, ficou animada com o
trabalho da Ambipar. “Eu não conhecia a Ambipar e me impressionei com a visão
de Tércio Borlenghi Junior, fundador da empresa, que há 25 anos reaproveita e
valoriza os resíduos que virariam lixo e acabariam em aterros, rios e oceanos,
dando a eles uma nova utilidade. Um trabalho essencial para um uso mais
consciente dos recursos naturais. Me identifiquei com os valores de inovação e
sustentabilidade da companhia e me surpreendi com o potencial de geração de
efeitos positivos para a sociedade, criando uma economia circular e ajudando as
empresas a minimizarem seus danos ao meio ambiente. Sinto que a Ambipar está
muito à frente e pronta para ajudar nesta transformação. Acredito que as
empresas que quiserem ser competitivas na próxima década precisam rever seus
processos para reduzir seu impacto negativo no planeta e encontrar formas de
produzir que também priorizem o bem social e ambiental contribuindo, ainda, com
uma economia de baixo carbono”, afirma Bündchen, que se identificou com a
missão da empresa: ‘regeneration for the next generations’. “Já passamos do
ponto em que bastava só preservar, é preciso regenerar para que o planeta possa
continuar gerando todos os recursos que são essenciais para a sobrevivência das
futuras gerações.”
Com o tempo, o que seria apenas uma campanha publicitária foi crescendo até se
transformar numa parceria mais ampla. Gisele decidiu se tornar acionista da
Ambipar, foi convidada a integrar o Comitê de Sustentabilidade da empresa e
participará de campanhas publicitárias. “Quero ajudar a Ambipar a criar pontes
com os mais diversos mercados, incluindo o da moda, que precisa de uma
transformação profunda para se tornar mais sustentável. No entanto, também sei
que todo o processo de mudança é longo, trabalhoso e tem custos elevados. Por
isso, enquanto desenvolvem seus próprios meios para reduzir seus impactos
negativos no meio ambiente, as empresas podem compensar parte de sua pegada de
carbono com a Ambipar, que gera os créditos de carbono genuinamente.”
Outro ponto que pesou na decisão de Gisele foi a trajetória da Ambipar. Segundo
Cristina Andriotti, não há no mundo uma empresa de gestão ambiental tão
completa quanto a Ambipar. “São muitos anos de trabalho, muitos cases de
sucesso em diversos países. A Ambipar é hoje exportadora de tecnologia
ambiental, levamos profissionais para disseminar nosso jeito de ser e de fazer
às equipes ao redor do mundo. Gestão ambiental com valorização de resíduos não
é commodity, é serviço essencial para sustentabilidade e mitigar as mudanças
climáticas”, analisa Cristina.
A primeira campanha publicitária com a participação da modelo já está em
produção, mas ainda não tem data prevista para estrear. O que já se pode
adiantar é que a parceria entre Gisele e Ambipar quer ir muito além dos
resultados financeiros e pretende gerar um impacto positivo, em grande escala,
para criar um mundo melhor.
Sobre
a Ambipar:
Com sede em Nova Odessa, SP, a Ambipar é uma
multinacional brasileira, com presença em 17 países da América do Sul, Europa,
África, América do Norte e Antártida. Formada
pela Ambipar Environment e Ambipar Response, dois
segmentos de referência no mercado de gestão ambiental, tem em seu DNA o
comprometimento com as questões sustentáveis, trabalhando os Pilares ESG dentro
de seus negócios e apoiando seus clientes.
A Ambipar abriu capital em julho de 2020. Foi a
primeira empresa de gestão ambiental a entrar na B3, a bolsa de valores do
Brasil. Iniciou seu plano de expansão global antes mesmo do IPO e, desde então,
busca crescimento orgânico e através de M&A. Após a abertura de capital, já
foram 17 companhias adquiridas nos segmentos de Environment e
Response. Também adquiriu dois negócios na área de software, reforçando sua
atuação na gestão ambiental, garantindo um compliance efetivo,
contando com tecnologia e inteligência artificial.
Com diversas patentes registradas de produtos sustentáveis,
promove a economia circular e auxilia empresas com a destinação correta de seus
resíduos através do setor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
Dentre as principais inovações destacam-se o ECOSOLO um condicionador de solo
produzido através de resíduos orgânicos e o ECOBASE, base para estradas e
artefatos cimentícios para construção civil utilizando resíduos minerais
oriundos da indústria de papel e celulose, bem como o COLLAGEN sabonete
desenvolvido a base de colágeno do setor fármaco.
Possui diversas certificações, dentre elas a ISO (9001,
14001, 45001, 22320), Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e
Qualidade (SASSMAQ) e segue os indicadores GRI
(Global Reporting Initiative). Além disso, conquistou a
certificação Together for Sustainability (TFS), participa
do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), entre
outras. A organização é signatária do Pacto Global.
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