Por Giovanna Saya
A
agilidade, eficiência e personalização da gestão e desenvolvimento de projetos
são características altamente valorizadas pelos clientes, seja na entrega de
serviços, produtos ou sistemas. O processo que antes era engessado, rígido e
oneroso, não precisa mais sofrer tais empecilhos graças à metodologia ágil. Ela
veio para quebrar de vez com esses obstáculos, trazendo uma proposta muito mais
leve e participativa para o alcance dos resultados desejados.
Em
um mercado fortemente marcado pelas constantes transformações digitais e alta
competitividade, ficou clara a importância de estratégias que otimizam o
funcionamento organizacional em empresas de todos os portes e segmentos. Por
isso, essa metodologia foi desenvolvida com foco em agilizar a entrega de
demandas, sem que percam as prioridades e de forma que sejam feitas conforme a
necessidade e prioridade do cliente final.
Os
benefícios dessa prática são enormes. De acordo com um estudo feito pela QMS, a
metodologia ágil acelera em 50% o tempo para colocar um produto no mercado e
aumenta a produtividade em 25%. A proposta é que seja sempre desenvolvida com a
participação ativa do cliente, garantindo que suas expectativas permaneçam
alinhadas a todo o momento. Para isso, listei as cinco dicas imprescindíveis a
serem analisadas ao implantar essa tecnologia, em especial nas pequenas e
médias empresas.
#1
Seja disruptivo: A
metodologia ágil envolve uma profunda mudança no mindset corporativo e, por isso, não pode ser
desenvolvida da noite para o dia. Cada projeto é desenhado de uma forma
diferente, com base em um novo conjunto de princípios e valores. Sua abordagem
é de constante questionamento sobre o que é esperado, além de focada na
transparência, experimentação, adaptação e mudança.
#2
Envolva o cliente: A
empresa deve manter uma comunicação clara, próxima e alinhada com o cliente
durante todo o desenvolvimento do projeto. É necessário entender suas
necessidades e onde deseja chegar – só assim será possível garantir que as
expectativas se mantenham dentro do esperado e a conquista dos resultados
desejados.
#3
Abrace mudanças: Todo
projeto pode sofrer mudanças que atrasem seu andamento e podem prejudicar a
entrega dos resultados. Por isso, a metodologia ágil busca antecipar ao máximo
qualquer tipo de problema que possa interferir. Caso venham a ocorrer, sua
proposta é de adaptação e resolução rápida. O que importa é, na verdade, a
forma como esses empecilhos serão tratados.
#4
Avalie as ferramentas utilizadas: Não existe uma ferramenta certa ou ideal para o
desenvolvimento dos projetos. É uma questão subjetiva que irá variar conforme
cada proposta, se é engessada ou mais modular e, o que será feito para
conquistá-la. As ferramentas escolhidas serão adaptadas caso a caso, assim como
sistemas de gestão como o SAP Business One, um ERP focado nas empresas de
pequeno e médio porte.
#5
Tenha em mente o propósito do produto: Muito mais do que focar na agilidade, todo processo que
abrace a metodologia ágil deve se preocupar em garantir uma participação
engajada entre a empresa e o cliente. Só assim ele se sentirá mais confortável,
satisfeito e poderá escapar ao máximo de possíveis retrabalhos. Todas essas
características devem estar bem claras entre todos para que a eficiência seja
conquistada.
Optar
por uma gestão ágil pode representar a sobrevivência de uma empresa. Por isso,
os métodos ágeis são excelentes estratégias para impulsionar o seu negócio,
proporcionando entregas de resultados de maneira mais veloz, estruturada e
faseada. Nele, o envolvimento constante do cliente é um dos principais fatores
para sua eficiência, não devendo ser deixado de lado. Quando bem implementada,
a tendência é que sua empresa cresça e se destaque cada vez mais rumo ao
sucesso.
Giovanna
Saya tem 15 anos
de experiência em empresas de tecnologia e é Channel Manager na SAP Business
One.
Sobre
o SAP Business One:
https://www.sap.com/brazil/products/business-one.html
A
SAP é a maior empresa de ERPs do mundo. O SAP Business One é a solução ideal
para empresas em crescimento. Presente em mais de 190 países, possui mais de 70
mil clientes, tendo mais de 1 milhões de usuários. No Brasil, mais de 7 mil
empresas já utilizam as soluções do SAP Business One.
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