Após vacinação, viajar está na lista de prioridades da terceira idade

 



Mesmo com imunização, especialistas apostam em destinos nacionais até meados de 2022 

O Brasil completa três meses do começo da vacinação contra a Covid-19, e, em todo o país, os idosos são os primeiros da fila a serem imunizados. Segundo dados do sistema do Ministério da Saúde em que estão registradas todas as doses já aplicadas, o OpendataSUS, quase 12 milhões de idosos, que representam 39% de pessoas da terceira idade no país, receberam as duas doses da vacina.

De acordo com o gerente geral da BWT Operadora, Gabriel Cordeiro, é nesse cenário que as pessoas da terceira idade já começam a se programar e fazer planos de viagens novamente. “Para aqueles que estão na faixa de idade de 60, 70 e 80 anos, a rapidez com que o tempo passa é um forte motivo para programar uma viagem”, aponta. 

No entanto, segundo especialistas, após a vacinação, é preciso tempo para o organismo desenvolver os anticorpos necessários e, mesmo imune, a pessoa ainda pode propagar a Covid-19. Por isso, é importante que a escolha pelo destino avalie critérios como segurança, conforto e possibilidades de ter menos contato com pessoas.

Assim, destinos mais próximos de casa ainda serão os mais procurados até meados de 2022, segundo Cordeiro. “Percebemos que a população idosa está mais ativa e cheia de vontades. E uma delas é conhecer novos lugares, novos sabores e desbravar o mundo. Até porque não existe idade para viajar. Mas é importante se atentar aos detalhes de segurança, clima, hospedagem e localização", ressalta. 

O especialista também alerta os viajantes para fraudes na internet, muito comuns entre o público mais velho. "Contar com a ajuda de um agente de viagens evita dores de cabeça desnecessárias", salienta. Cordeiro lista cinco destinos brasileiros entre os preferidos pela terceira idade, que, segundo ele, devem ter maior procura a partir do segundo semestre deste ano. 

Serra Gaúcha - Gramado e Canela

Considerada um pedaço da Europa no Brasil, a Serra Gaúcha é um dos locais ideais para descansar e aproveitar o turismo nacional. É uma região com clima serrano, constantes geadas, paisagens belíssimas, gastronomia marcante e vinícolas de referência internacional. Além disso, é uma possibilidade de viajar e aproveitar para descansar em confortáveis hotéis e curtir a natureza e a arquitetura, de maneira segura. Gramado e Canela são cidades históricas, carregadas de cultura e lazer, que fazem parte dos destinos mais procurados pela terceira idade que quer curtir o inverno europeu dentro do Brasil.

Praias no Nordeste - Bahia e Pernambuco 

Já para quem prefere calor o ano inteiro, a Região do Nordeste é repleta de praias paradisíacas, gastronomia regional e excelentes resorts para descansar. A BWT sugere a Praia do Forte, localizada na Bahia, que conta com Projeto Tamar, vila de artesanatos e contato com a natureza. Outra sugestão é o Porto de Galinhas, em Pernambuco. O destino oferece mergulhos com diversidade de peixes, mar cristalino, além de comodidade que só um resort all inclusive propicia.

Bonito

Considerada a capital do ecoturismo no Brasil, Bonito, no Mato Grosso do Sul, é o destino ideal para quem quer conhecer um lugar com natureza exuberante e segurança para o turista. Um local próprio para snorkeling e, ainda, repleto de peixes. Ainda que Bonito ofereça aventura e esportes de natureza, também é um local para descansar e desfrutar da beleza da fauna e flora no país. Os pacotes de passeios em Bonito também podem incluir a experiência do Pantanal. 

Goiás - Caldas Novas e Rio Quente

O estado tem muito para oferecer aos viajantes, com parques e reservas naturais que incluem rios, grutas e cascatas. Além disso, é um local rico em gastronomia mediterrânea, com temperos tipicamente goianos. O complexo de Caldas Novas e Rio Quente são os locais mais procurados, pois oferecem lazer, descanso, tratamentos terapêuticos e uma experiência enriquecedora.

Rio de Janeiro (Costa do Sol)

Antes que acabe pensando na cidade maravilhosa, a sugestão da BWT é a famosa Costa do Sol. Uma das regiões mais belas do País, com praias como Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Maricá, Rio das Ostras, Macaé e Saquarema. As águas transparentes atraem praticantes de mergulho e turistas de todas as regiões. 

Comentários