TENDÊNCIAS DO VAREJO 2021 | Com o acesso às vacinas, varejistas da Europa e dos Estados Unidos lançam coleções mais coloridas
Por Stella Kochen Susskind
A pesquisa de tendências Juniors
Spring 2021, conduzida pela WGSN, revela que os varejistas da
Europa e dos Estados Unidos aumentaram a variedade de cores nas próximas
coleções de roupas para jovens à medida que os programas de imunização
avançaram. O racional é que com a vacina há uma clara esperança da retomada dos
eventos de primavera-verão. O mapeamento explora como tendências, ainda, que
cores vibrantes, tons orgânicos e brilhos artificiais se alinham ao crescente lifestyle da juventude que
passa a priorizar o “curtir ao ar livre”.
Sobre
a tendência de peças, o mapeamento aponta que em Estocolmo, serão recorrentes
os conjuntos impressos folgados e jeans confortáveis; em Nova York, o
carro-chefe dos estilistas e de redes varejistas de médio porte serão roupas
mais esportivas, além de conjuntos para os consumidores cortarem e costurarem.
Em Los Angeles, o forte são os itens casuais, inspirados na década de 2000; em
Berlim, longe casual e peças de tricô sustentam as coleções para os jovens. Por
último, em Copenhagen, capital da Dinamarca, o conforto é priorizado e expresso
em amplos jeans, que podem ser vistos em diferentes peças como vestidos e
blusas.
Achei
muito interessante o estudo trazer que, conforme o mundo se recupera do impacto
da Covid-19 – e dos complexos efeitos colaterais do isolamento e restrições
sociais – os sentimentos multifacetados e contrastantes têm inspirado os
consumidores jovens a se vestir de um modo que aponta para a nostalgia. Os
brilhos suaves e uma abordagem equilibrada da cor aparecem no perfil do
consumidor classificado como The
New Romantics. Esse jovem novo romântico coloca o foco da sua forma
de vestir na cura, sustentabilidade e união; se inspira em tons restauradores
que parecem calmos, naturais, objetivos e orgânicos. E, como tudo está alinhado
ao momento, essa tendência está em sintonia com o ativismo dessa geração de
consumidores.
Para
além da moda, essas informações dão ao varejista – inclusive, o brasileiro –
informações preciosas sobre o comportamento futuro do seu consumidor. Não vamos
sair incólumes dessa pandemia; o modo de consumir foi para sempre impactado. E,
mais do que isso, a relação com o que consumimos passa por uma reflexão que
antes não existia em larga escala. Os “novos consumidores” tem uma outra forma
de enxergar o relacionamento com as marcas, com produtos e com as pessoas que
estão atrás de toda a cadeia. Dentro desse cenário complexo, nunca foi tão
importante conhecer o próprio cliente e suas múltiplas facetas. Pesquisas que
aprofundam esse conhecimento, como cliente secreto, são ferramentas muito
eficazes para dar suporte aos gestores nessa tarefa de entender as demandas
desse novo consumidor.
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