Sistema Fecomércio Sesc Senac saúda o dia 13 de maio com lançamento de livro

 Sesc PR

Na data de hoje (13), que marca os 133 anos da abolição da escravatura no Brasil, o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR promove o lançamento do livro “Os nomes da placa: a história e as histórias do monumento à colônia afro-brasileira de Curitiba”. A publicação, que recebe o selo do Sesc PR, é organizada pelos professores Ana Crhistina Vanali, Andrea Maila Voss Kominek e Celso Fernando Claro de Oliveira e é um trabalho coletivo de diversos autores.

“Esse trabalho homenageia a todos os negros e negras que construíram Curitiba”, consta em sua epígrafe. Composto por pequenas biografias de grandes personalidades negras, o livro se debruça a conhecer a trajetória de nomes retirados da placa em homenagem ao centenário da abolição, em 1988, instalada na Praça Santos Andrade, em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – “símbolo de luta, manifestações políticas e enfrentamento”, parafraseando prefácio do pesquisador, Paulo Vinícius Baptista da Silva.

Além dos homenageados pela placa, outras personalidades também são destacadas na publicação. Os ícones da musicalidade curitibana: Palminor Rodrigues Ferreira, o Lápis, e Waltel Branco, além de João Pamphilo d´Assunpção – um dos fundadores da UFPR, do Instituto dos Advogados do Paraná e da Academia Paranaense de Letras, que também se destaca por ter sido o primeiro presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná e por ter presidido o Centro de Letras do Paraná.

“Este livro traz, para leitura e consulta, a rica e extensa pesquisa realizada pelos autores e sistematizada pelos organizadores, no qual vamos conhecer a saga vivida entre nós pelos descendentes dos povos africanos. Uma obra primordial que se insere nos objetivos prioritários de integração, igualdade e justiça social preconizados pelo Sesc PR”, pontua o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do estado, Darci Piana.

Serviço
Lançamento do livro “Os nomes da placa: a história e as histórias do monumento à colônia afro-brasileira de Curitiba”
Data: 13/05/2021 | 17h
Local: Sala de Atos do Sesc Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189 – Centro, Curitiba/PR)
*O evento será apenas para convidados e respeitará todos os protocolos de segurança adotados durante a pandemia da Covid-19, mantendo o distanciamento, o uso de máscaras por todos os presentes e conta com um número reduzido de convidados.

Comentários