[HOMEM DE GELO] Conheça o Método Wim Hof e seus benefícios para a Saúde

Livro detalha a técnica, seguida por milhões de pessoas em diversos países, incluindo o Brasil, de respiração e controle da temperadora do corpo que ajuda na cura de doenças

O que o mundo antes via como cientificamente impossível, hoje se tornou um método reconhecido e praticado em diversos países.  Um estudo feito em 2011 pela Radboud University mostrou que a técnica de entrar em contato com temperaturas frias extremas – incluindo “congelar” o corpo com muito gelo – era capaz de influenciar voluntariamente o sistema nervoso autônomo. Seu criador, o holândes Wim Hof, ficou conhecido como “The Iceman” e reuniu em um livro todos os detalhes desse incrível método.

A obra, que já foi traduzida em 25 idiomas, chega agora ao Brasil pela Editora Cultrix: “O Método Wim Hof” mostra como explorar todo o potencial de nosso corpo ao trabalhamos sob três pilares: respiração, frio e concentração. Wim Hof tornou-se uma lenda por subir o Everest usando somente shorts, correr uma meia maratona no Círculo Polar Ártico com temperatura de 20 graus abaixo de zero, escalar mais de cinco mil metros do monte Kilimanjaro e ao nadar 80 metros sob a calota de gelo do Polo Norte. Essas e outras façanhas renderam a ele dezenas de recordes no Guinness Book, o livro dos recordes.

Por meio de uma narrativa envolvente e apaixonada, o autor compartilha neste livro sua história e seu método, incluindo informações sobre atitude mental, respiração, saúde, frio e despertar espiritual. Segundo ele, as baixas temperaturas contraem os pequenos músculos em volta das veias. Isso faz com que o fluxo sanguíneo melhore e a frequência cardíaca diminua. Para Hof, ao entrarmos em contato com o frio extremo, atingimos o mais alto estado de concentração. Dessa forma, nosso instinto de sobrevivência sobressai e passamos a ter inúmeros benefícios, entre eles, o fortalecimento do sistema imunológico, o equilíbrio os níveis hormonais, melhoria da qualidade do sono e combate do estresse e a depressão.

Além disso, os resultados relatados em “O Método Wim Hof” vão além de melhorar a saúde ou o desempenho dos seus praticantes. Trata-se de um caminho para se reconectar com a nossa natureza espiritual. “Com essas práticas, você será capaz de despertar sua fonte interior de poder e realização e descobrir que pode controlar o seu destino”, afirma o autor Hof.

 

Elogios ao livro:

“Se você tiver que optar por ler um único livro sobre como se sentir bem, pode ter certeza de que este é o mais indicado. [...] Pratico o método religiosamente, porque de fato funciona. ” – Jesse Itzler empresário, autor best-seller, atleta de resistência e dono do time de basquete Atlanta Hawks

 

“Wim Hof inspirou milhões de pessoas a usar apenas o corpo e a respiração para se fortalecer e se curar de uma longa lista de doenças crônicas. Duvida? Eu também duvidava até descobrir pesquisas de cientistas do mundo todo, provando que essas afirmações ‘impossíveis’ eram de fato verdadeiras. Este livro é um guia valioso para quem deseja ter mais controle sobre a saúde, a temperatura corporal e o potencial inexplorado que existe dentro de todos nós. ” – James Nestor, autor de Breath, best-seller do New York Times

 

Sobre o autor:

Wim Hof (https://www.instagram.com/iceman_hof/), também conhecido como “O Homem de Gelo”, conquistou vários recordes mundiais no Guinness Book, por suas façanhas em baixas temperaturas, como escalar os 5895m do monte Kilimanjaro, o mais alto da África, vestindo apenas shorts e um par de tênis; correr a meia maratona descalço no Círculo Ártico, a 20 graus abaixo de zero; e ficar quase duas horas num contêiner de vidro, imerso no gelo. Depois de abraçar a força majestosa da natureza, Hof decidiu compartilhar sua descoberta com o resto do mundo. Ele está convencido de que todos podem aproveitar esse potencial sem ter que investir décadas valiosas em estudos, viagens e façanhas ousadas, como ele mesmo fez. Por isso desenvolveu o Método Wim Hof: um caminho natural para a saúde física e mental. Atualmente, ele ensina seu método em cursos ao redor do mundo e tem um campo de treinamento em Przesieka, na Polônia. Os benefícios do seu método, agora praticado por milhões de pessoas, foram validados por trabalhos de pesquisa de oito Universidades. Wim já foi entrevistado pela BBC, VICE Media e Discovery Channel, e foi tema de podcasts de Joe Rogan, Tim Ferris e da School of Greatness. Ele reside em Stroe, na Holanda, com a família.

Comentários