Evento debaterá sustentabilidade, educação e o
cenário pós-pandemia
O Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS)
promove nesta quinta-feira (13) o evento Jovens
Hoje, Consumidores Amanhã. O encontro virtual terá a participação
de Maíra Bosi e JP Amaral, do Instituto Alana, e de Tatiana Amendola, da ESPM,
com mediação de Marcus Nakagawa, coordenador do CEDS/ESPM. O evento integra a
série Diálogos CEDS.
“A sustentabilidade deve ser central no desenvolvimento e na socialização das
crianças. Ao lado da educação financeira e digital, ela é fundamental para
formar consumidores mais responsáveis no futuro e precisa fazer parte da
formação escolar e familiar”, afirma Marcus Nakagawa, coordenador do CEDS/ESPM.
Para
Maíra Bosi, coordenadora de comunicação do programa Criança e Consumo do
Instituto Alana, garantir que a infância esteja livre de pressões
consumistas também é um ponto central na formação saudável dos
consumidores do futuro. “A criança vivencia um estágio peculiar e fundamental
de desenvolvimento e ainda não tem formação cognitiva e emocional para lidar
com estímulos persuasivos. A publicidade dirigida a crianças se aproveita de
sua falta de experiência e vulnerabilidade para estimular práticas e valores
consumistas. Se queremos formar consumidores responsáveis na idade adulta, não
podemos aceitar que crianças cresçam acreditando que ter vale mais do que ser”,
afirma.
O
tema do consumo infantil foi objeto de uma cartilha produzida pelo Conselho
Federal de Psicologia. O documento aponta que a publicidade infantil no Brasil
causa problemas em dois eixos. Primeiro, incentiva a aquisição de bens de
consumo sem utilidade ou até inapropriados para as crianças. Em segundo lugar,
é um instrumento de reforço da desigualdade social no país, uma vez que
crianças de classes sociais diferentes têm acessos desiguais a bens de consumo.
Tatiana
Amendola, professora de Comportamento do Consumo e Shopology da ESPM São Paulo,
sustenta que o cenário atual - combinando pressão social por mais
sustentabilidade e pandemia - também deve influenciar significativamente a
formação dos consumidores do amanhã. “A tendência para o futuro é que o
conceito de sustentabilidade no consumo seja integrado em três esferas: o meio
ambiente; o outro, em seu sentido social; e o eu. Todas essas três esferas
serão influenciadas por essa lembrança da pandemia, que acompanhará os
consumidores do futuro, que hoje ainda são crianças”, afirma a especialista da
ESPM.
Serviço
Diálogos
CEDS | Jovens Hoje,
Consumidores Amanhã
Quando
| 13 de maio (quinta-feira)
Horário
| 14h às 16h
Link
| https://espm.zoom.us/j/97883861856
(ID 978 8386 1856)
Comentários
Postar um comentário