Dia do Orgulho Nerd (25/05) - Japan House São Paulo apresenta conteúdos e atividades para comemorar e aprender online

Instituição japonesa conta com conteúdos exclusivos que destacam os mangás, quadrinhos, animes e literatura de grandes escritores japoneses

O Dia do Orgulho Nerd é celebrado  em 25 de maio e, para comemorar esta data tão especial para o universo geek, a Japan House São Paulo destaca para os adoradores de quadrinhos, mangás e literatura, um amplo leque de conteúdo sobre o assunto. Em 2019, a instituição recebeu exposição dedicada ao universo dos Mangás, a "Isto é Mangá - A arte de Naoki Urasawa”, que contou com programação especial paralela no YouTube da instituição, ainda disponíveis para o público, com vídeos, entrevistas e conteúdos exclusivos deste premiado artista japonês. Dentro do projeto digital #JHSPONLINE, há uma série de conteúdos e atividades nas redes sociais, como vídeos do tipo faça você mesmo, entrevistas e muitas curiosidades sobre este universo, além deste mês de maio, contar com eventos que se destacam para celebrar esta data tão especial para os fãs.

E, para entrar ainda mais no clima do Dia do Orgulho Nerd, no dia 22/05, às 17h, a programação online recebe mais uma edição do ‘Ciclo de Mangá - Japão nos Quadrinhos’, com duas histórias que se destacam sob o ponto de vista da representação da cultura nipônica.  Primeiro com a leitura da obra “Demon Slayer”, de Koyoharu Gotouge, que conta a história de Tanjirou, que tem sua vida transformada quando quase todos de sua família são assassinados por um demônio. A única sobrevivente é sua irmã mais nova, Nezuko, que foi amaldiçoada e pode virar um deles. Os dois partem então em uma jornada em busca de uma cura para Nezuko e também para derrotar o demônio responsável. E depois com “Pokemon RGB”, de Hidenori Kusaka e Mato, que inspirado nos jogos de vídeo game, mostra o caminho de Red em sua busca de se tornar o maior treinador do mundo, enquanto impede os planos da Equipe Rocket, uma organização do mal que usa os pokémons para atingir seus objetivos. No encontro, será reforçada a importância dos Mangás para conhecimento do Japão, considerando que as histórias retratam elementos geográficos, históricos e culturais servindo também como representação dos traços cotidianos e costumes da cultura nipônica ao público ocidental. 

Outro destaque na cultura do Japão são os animes. Inspirados nos mangás, o primeiro anime que se tem registro foi criado no Japão no ano de 1907, e narrava a história de um jovem marinheiro. Para entender mais sobre as animações mais conhecidas no mundo, no dia 26/05, a instituição publica o artigo “A indústria de animes no Japão”, relatando curiosidades e dados sobre este que é um dos grandes produtos culturais do país. 

A literatura japonesa é destaque frequente na programação. No canal YouTube é possível acessar a primeira temporada do Podcast da Japan House São Paulo, que traz diversos bate-papos em torno de grandes livros escritos por autores japoneses. Inclusive, no dia 27/05, às 19h, acontece mais uma edição do Clube de Leitura, que discute livros traduzidos diretamente do japonês para o português, de modo a ampliar o acesso dos brasileiros ao fascinante universo da literatura japonesa. O encontro será em torno de “Sul da Fronteira, oeste do sol”, de Haruki Murakami, considerado um dos autores mais lidos no Japão e um dos mais traduzidos no mundo. O romance recém-lançado em português narra uma história singela da vida de um homem e como ele enfrenta momentos de sucesso e decepção. A conversa conta com a curadoria de Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo, e Paulo Werneck, editor da Quatro Cinco Um.

 

Confira abaixo a programação completa:  

Conteúdos ‘Istoé Mangá - A Arte de Naoki Urasawa’

YouTube Japan House São Paulo

 

Evento: Ciclo de Mangá - Japão nos Quadrinhos’

Quando:  22 de maio (Sábado), as 17h

Onde: Plataforma Zoom

Link de acesso: http://bit.ly/CicloManga

 

Artigo: A indústria de animes no Japão

Quando:  26 de maio (Quarta-feira)

Onde:  Mídias Sociais da Japan House São Paulo

 

Evento: Clube de Leitura - ‘Sul da Fronteira, oeste do sol’, de Haruki Murakami

Quando:  27 de maio (Sexta-feira), às 19h

Onde: Plataforma Zoom

Inscrição obrigatória: https://agendamento.japanhousesp.com.br/clube-de-leitura

 

Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais:   

Site: https://www.japanhousesp.com.br  

Instagram: https://www.instagram.com/japanhousesp    

Twitter: https://www.twitter.com/japanhousesp  

YouTube: https://www.youtube.com/japanhousesp  

Facebook: https://www.facebook.com/japanhousesp  

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/japanhousesp  

  

Comentários