"Origens", série especial do UOL retrata busca de personalidades negras por suas raízes

Com reportagens e documentário, projeto mostra como testes de DNA revolucionaram o empenho de vinte artistas brasileiros em conhecer sua ancestralidade

Participam do documentário o sambista Péricles, a escritora Eliana Alvez Cruz, a funkeira MC Carol e o comediante Yuri Marçal

 

A popularização dos testes de DNA tem permitido que cada vez mais pessoas conheçam a identidade de seus pais. No entanto, para metade dos brasileiros, descendentes de africanos escravizados que foram arrancados de sua terra em um processo que não guardou muitos registros de sua existência, este tipo de exame ganha uma relevância ainda maior. É o que mostra a nova série especial do UOL: “Origens”.

O projeto, que acaba de ser lançado, conta com diversas reportagens em Tilt, canal de tecnologia do UOL, com novas publicações até 25 de maio, e um documentário homônimo do projeto, lançado dia 20 de abril, e criado pela MOV, a produtora de vídeos do UOL. A direção da produção em vídeo é de Ismael dos Anjos.

No centro da discussão, estão os relatos de vinte personalidades negras que fizeram o teste de DNA para tomar posse de suas próprias histórias e ancestralidades, como o sambista Péricles, a escritora Eliana Alvez Cruz, a funkeira MC Carol, o comediante Yuri Marçal, o vereador Fernando Holiday, a apresentadora Maju Coutinho, a escritora Conceição Evaristo, a atleta Daiane dos Santos, o ator Babu Santana, entre outros. 

Murilo Garavello, Diretor de Conteúdo do UOL, destaca: “A série traz visibilidade às histórias antes esquecidas e, com isso, projeta as verdades que se escondiam com o tempo. A intenção é mostrar de modo afetuoso e intimista como a tecnologia e a ciência, aqui representadas pelos testes de DNA, podem ajudar as pessoas a entender suas origens e quem são seus antepassados”.

A idealização do projeto é de Fabiana Uchinaka, editora de Tilt, e Helton Gomes, editor de diversidade do UOL. Helton assina a primeira reportagem da série, em que conta detalhes da própria busca por seus ancestrais. Ele fez o teste e se surpreendeu com os resultados.

Ismael dos Anjos, que assina a direção do documentário “Origens”, comenta sobre a importância histórica da produção: “Acredito que o todo do projeto faz parte de uma conversa mais ampla, sobre direito à memória da população negro-brasileira. Nesse sentido, ele se debruça sobre dois eixos principais: evidencia o percurso repleto de obstáculos que as pessoas negras brasileiras trilham pelo direito à memória de si e dos seus, ao mesmo tempo em que reflete sobre como o afeto e ferramentas mais recentes, como a tecnologia dos exames de DNA, podem ajudar a preencher peças desse quebra-cabeça”.

“Essas ações em torno do presente e passado ajudam a encontrar caminhos para um futuro possível, em que a diáspora tenha direito pleno à vida, à cidadania, além de informações e poder para determinar nossos próprios destinos. Entendo que os meus passos começam onde os passos de quem veio antes de mim nos levaram, e espero que as histórias que a gente conta ajudem outras pessoas nas buscas por suas raízes e nos diálogos em torno das reparações que são devidas a essa comunidade”, completa Ismael.

As reportagens do especial “Origens” estarão em Tilt; o documentário, por sua vez, está disponível no canal de MOVdoc no YouTube.

Assista ao teaser do documentário pelo link https://youtu.be/LV18pcr70dE

Comentários