Com mais engajamento que Anitta, Beyoncé, Kim Kardashian e Cristiano Ronaldo, a sister mais querida do país escapa do paredão e conta com o apoio de um time de social media parrudo
Se
você assiste ou não o BBB 2021, em algum momento já deve ter tido contato com o
nome Juliette Freire
em suas redes sociais. Em nove semanas de programa, essa advogada virou um dos
perfis de maior engajamento de todo o país. De acordo com o Hype Auditor, o
perfil da sister ocupa a 17ª posição do ranking dos mil maiores influenciadores
do Instagram no Brasil, 172ª na posição global.
Mas
o que causou esse fenômeno? É claro que, em partes, o próprio alcance do Big
Brother Brasil, um dos maiores sucessos da Rede Globo. Mas, o que muitos
desconhecem é que todo esse engajamento é estimulado por uma equipe de 20
pessoas. Maria Tereza Falcão é a head de social media dos perfis de @juliette.freire e está à
frente deste trabalho que alavancou a imagem da sister em diversas redes
sociais (Instagram, Twitter, Facebook, Tik Tok e em grupos de Telegram). A
profissional assumiu essa responsabilidade após o convite de Huayna Tejoé, um
amigo de Juliette, logo que a participante foi anunciada como membro da edição.
Antes
do programa, o perfil da paraibana no Instagram, por exemplo, tinha pouco mais
de 3 mil seguidores. Hoje (31), após Juliette se livrar do paredão, esse número
já alcança a marca de 17,6 milhões, um crescimento vertiginoso, já que em uma
semana ela ganhou mais de 2 milhões de seguidores. O trabalho feito pelo time
de social media da advogada é tão consistente que, em pouquíssimo tempo,
conseguiu com que a sister superasse o engajamento das pop stars Beyoncé e
Anitta, duas celebridades mundialmente conhecidas.
Outro
exemplo, é que ao atingir a marca de 17 milhões de seguidores no Instagram,
para celebrar o novo marco, como é de praxe, os administradores da página
postaram uma arte com a foto da participante do BBB. Era um agradecimento da
maquiadora usando como mote “16+1”. A publicação teve um boom de engajamento,
pois os internautas identificaram a indireta ao presidente Jair Bolsonaro. 17
foi o número que elegeu o político nas urnas em 2018, talvez por isso não foi
utilizado de forma explícita.
Com
engajamento superior à Kim Kardashian, socialite norte-americana e ícone das
redes sociais no mundo, e quase 5% a mais de engajamento que Cristiano Ronaldo,
famoso jogador de futebol português, que tem o maior número de seguidores no
mundo, dentro do Instagram, hoje, o perfil de Juliette bateu mais um recorde.
Em seis (6) minutos, uma de suas fotos superou a marca de 1 milhão de curtidas,
marca alcançada anteriormente pela cantora americana Billie Elish.
Esse
frenesi não acontece somente no Instagram, a advogada e maquiadora (como
Juliette se denomina) também possui números expressivos e acima de seis dígitos
em outras redes sociais. No Tik Tok, por exemplo, são 3 milhões de seguidores,
no Twitter 1,5 milhão e no Facebook mais de 200 mil. No Twitter, o nome da
sister frequentemente está entre os trending topics (tópicos mais comentados).
Potencial
de mídia e geração de negócios
Toda
essa visibilidade tem atraído a atenção de marcas patrocinadoras do BBB, como
Avon, PicPay, Fiat, Hoteis.com e Americanas, que também aproveitam a
popularidade dessa sister para alcançar a audiência de seus seguidores. De
acordo com Luiza
Antoniolli, coordenadora de mídias sociais da Macfor, agência de marketing digital
full service, como a sister está confinada não deve fazer ideia da fama que
possui. “Juliette tem a equipe de social media mais eficiente já vista na
história dos BBBs e os conteúdos que geram sobre ela estimula esse engajamento
diferenciado”, comenta.
Segundo
Luiza, o engajamento que esse time alcançou é capaz de ser mais lucrativo para
Juliette do que se ela ganhar o prêmio do BBB, por exemplo. “A visibilidade que
conquistaram até aqui, poderá garantir à sister contratos bem superiores ao
R$1,5 milhão pagos pelo programa da rede Globo. Há inúmeras oportunidades de
negócios para advogada. As cifras podem ser bem mais altas do que isso”, revela
a coordenadora de mídias sociais da Macfor.
Por
coincidência, essa edição do BBB tem atraído a atenção do público devido a um
enorme volume de fake news, curiosamente, boa parte delas envolvem o nome de
Juliette. A especialista Luiza prefere não atribuir tais feitos às estratégias
de marketing, mas pondera que a construção da personagem humilde e popular nas
redes sociais atrai o carisma do público, que se identifica com a sister e vê
nela alguém que possa representá-lo.
“Já
vi fãs comentarem que é a primeira vez que a TV mostra o seu jeito de falar em
horário nobre. Além disso, a narrativa das redes de Juliette segue as vivências
da paraibana no programa 24 horas e permite que os seguidores sintam na pele as
dores de mulheres nordestinas ao expor o preconceito que sofrem”, explica
Luiza.
A
especialista também esclarece que as equipes de redes sociais, que cuidam dos
participantes do BBB, estão ficando cada vez mais maiores e profissionalizadas,
trazendo estratégias de comunicação de ponta, para trabalhar a imagem dos
brothers. Na edição passada, a Boca Rosa e Manu Gavassi foram destaques com
mega produções.
Luiza
conta ainda que a maioria das pessoas acha que as redes sociais são fáceis de
mexer e administrar, mas não é bem assim. “Para atingir esse feito incrível, a
equipe de Juliette conta com o trabalho de 20 profissionais, entre eles estão
especialistas como: social medias, designers, redatores, videomakers,
gerenciamento das contas, analista de directs (quem responde as interações nas
redes, uma espécie de SAC), gestor de conteúdo e assim vai… Ou seja, é preciso
um time parrudo e capacitado para alcançar essas marcas históricas”, revela.
Apesar disso, Luiza motiva aqueles que querem tentar fazer isso sozinho. “Mesmo sendo um caminho muito mais longo e difícil, acredite, é possível ganhar holofotes nas redes sociais. Mas, caso queira uma trajetória meteórica como a de Juliette, o melhor é contar com o trabalho de profissionais, agências de marketing digital, por exemplo, poderão aumentar exponencialmente suas chances, pense nisso”, conclui.
Abaixo,
segue sua minibiografia:
Luiza
Antoniolli é coordenadora de mídias sociais da Macfor, AdTech focada em consultoria
de growth marketing. Empreendedora e content creator, a profissional é
especialista em Marketing Digital pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo.
Com oito anos de experiência em redes sociais, já obteve mais de 700 mil
seguidores orgânicos por meio de consultoria de conteúdo. Atualmente, tem como
foco o planejamento estratégico e a análise do cenário no âmbito digital como
meio de divulgação e comunicação de marca/produto/serviço.
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