Para fazer florirem os amores

Em novo livro publicado pela Planeta, Matheus Rocha retoma temas que o tornaram conhecido nas redes sociais, como amor-próprio e relacionamento, por meio de crônicas, poemas e aforismos

Um livro dedicado a todos que não desistem de amar, “apesar de tudo que insiste em pesar”. Depois dos sucessos “Pressa de ser feliz” e “Não me julgue pela capa”, nos quais abordou temas como ansiedade e insegurança, Matheus Rocha retoma, na literatura, os assuntos que o tornaram conhecido nas redes sociais: autoestima e relacionamentos.

Para não desistir do amor, publicado pelo selo Outro Planeta da Editora Planeta, externa inquietudes e dilemas cotidianos do autor e inunda com reflexões os leitores que, assim como ele, estão desacreditados no amor. “Como um pedido de socorro ou uma boia para aqueles que estejam tal como eu, se afogando, escrevi as próximas páginas, mas elas não são mais minhas”, anuncia, já na introdução.

Conhecido por suas crônicas, desta vez Matheus inova no gênero textual e se aventura, também, por poemas e aforismos. “Seu cheiro passou por mim”, “Nem todo sorriso é honesto”, “Eu precisei perder você para me ganhar” e “Expectador das felicidades alheias” intitulam alguns dos textos com a mesma sensatez que lhe rendeu mais de um milhão de seguidores nas redes sociais.

Acho que já me acostumei aos amores de uma noite. Mentira. Não me acostumei. Jamais vou me acostumar. Gos­to de ser profundo, de mergulhar de cabeça. E sobre a idealização de pessoas perfeitas, tenho tratado na terapia. Mas lembra-se do que eu disse sobre gostar de colorir o mundo? Então. Ainda não encontrei alguém que enxergue as cores da mesma maneira que eu, por isso, só me basta, às vezes, alguém que enxergue colo­rido em um mundo tão preto e branco. (Para não desistir do amor, p. 26)

Assim como a capa, representada por um girassol, alguns desses aforismos estão acompanhados de ilustrações botânicas. Nas imagens e nos textos, a analogia entre as pessoas e as plantas refletem vontades e características como o cuidado que deve permear os relacionamentos. “Aprendi que nem todas as sementes plantadas vingam mas, quando germinam, quase todas dão flor”.

De fato. Baiano de Feira de Santa, morador da capital paulista e prestes a completar 30 anos, Matheus Rocha é um jornalista que criou grande identificação com os leitores. Criador de Neologismo, extrapolou as redes sociais para se tornar também um sucesso de vendas e de crítica - com seis títulos publicados até o momento.

Ficha técnica

Título: Para não desistir do amor
Autor: Matheus Rocha
Editora: Planeta
ISBN: 978-65-5535-308-2      
Páginas:  128
Formato:  14x21cm
Preço: R$ 32,90
Link de venda: Amazon

Sinopse: Matheus Rocha é autor de “Pressa de ser feliz", “Não me julgue pela capa” e de “O cuidador de pássaros” (conto pandêmico). É autor destaque da coleção Outros Cronistas, do selo Outro Planeta.

Lançado em março de 2018, "Pressa de ser feliz" tem como tema a ansiedade. “Não me julgue pela capa” seguiu o sucesso do primeiro: crônicas destinadas ao público jovem, com ilustrações e textos afetivos, com os quais é impossível não se identificar. Nesse segundo livro, o mote foi a insegurança, algo bastante frequente nas preocupações dos leitores mais jovens, principal público do autor.

“Para não desistir do amor” é o terceiro livro físico de Matheus a sair pela editora Planeta. Nele, o autor retoma o tema que o fez conhecido nas redes sociais: amor, relacionamentos e autoestima.

Sobre o autor: Matheus Rocha nasceu em 1991 em Feira de Santana, na Bahia. Graduou-se em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Em 2012, reuniu seus textos de amor na internet e fundou o Neologismo, que inicialmente foi um Tumblr, depois fanpage do Facebook, blog e hoje passeia também pelo Instagram e pelo Twitter, reunindo mais de 1 milhão de seguidores. Matheus fala sobre amor, mas também amizade, sonhos e vida. Ele  publicou, fora da Planeta, os livros “No meio do caminho tinha um amor” e “Muito Amor, Por Favor”(coletânea). Na Planeta, seus livros são sucesso de vendas: "Pressa de ser feliz", "Não me julgue pela capa" e "O cuidador de pássaros", este último um conto digital publicado durante a pandemia de 2020.

Redes sociais:
Instagram: @matheusrocha
Facebook: Escritor Matheus Rocha
Twitter: neologismo
Tumblr: www.neologismo.tumblr.com

Comentários