Pais devem ajudar na alfabetização das crianças?

Aulas online trazem diferentes desafios para toda família, mas com resiliência e prática é possível ter sucesso

O processo de alfabetização talvez seja o mais sensível quando o assunto é ensino remoto. Como o aprendizado das letras, da habilidade com o lápis e a prática da leitura conta com uma presença ativa e próxima dos professores, é natural que os pais tenham uma preocupação maior com as crianças que estão nessa fase em meio à pandemia.

Para a coordenadora de Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Pio XII, Cibele B Guaringue, não existe um culpado para a situação atual, mas existem formas efetivas para minimizar esses impactos. “A primeira maneira de ajudar é deixar a criança segura, encorajando-a, incentivando-a a ler palavras e frases, desafiando-a a avançar e ousar a ler textos maiores”, reflete. “Demonstrar ansiedade ou cobrança excessiva pode ter o efeito contrário no estudante, associando a alfabetização a sentimentos negativos”, explica ela.

Autonomia e ritmo próprios

É importante lembrar que cada criança tem um ritmo de aprendizado na leitura e na escrita. Cibele explica que o processo não segue a mesma velocidade para todas as crianças e esse tempo precisa ser respeitado, assim como sementes que germinam cada uma no seu momento. “O papel do adulto é deixar a criança confiante e para isso a influência que o meio exerce é fundamental. A criança precisa se sentir amada e cada uma de suas conquistas comemorada”, orienta.

Em paralelo com a validação das conquistas, caminha também a autonomia e a responsabilidade. Cibele explica que os pais não devem dar respostas prontas, mas sim orientar os pequenos a descobrirem o que ainda não sabem, orientando o caminho, por meio do estudo e pesquisas.

Veja outras dicas de como auxiliar no processo de alfabetização:

- Leia para a criança: o hábito de contar histórias ajuda os filhos a se interessarem pela leitura e a terem vontade de aprender.

- Dê o exemplo: pais que têm o hábito de ler demostram para as crianças o prazer da leitura e incentivam o interesse pelos livros.

- Seja presente: é importante se interessar pelo processo de aprendizagem, acompanhando a criança e celebrando cada passo avançado.

- Inclua o filho nas atividades domésticas: fazer a lista de compras ou listar os ingredientes de uma receita são boas maneiras de aprender palavras novas e treinar o vocabulário.

- Valorize as pequenas conquistas: mesmo que a criança não aprenda a ler de uma hora para outra, elogie quando ela aprender a identificar uma letra nova e a formar alguma palavra. Isso trará segurança e autoconfiança.

- Invista em jogos: alguns jogos verbais são super interessantes para ajudar a criança a identificar letras e palavras. Pode ser jogo da memória com letras e palavras, forca e até escrever bilhetes.

Comentários