Cresce número de mulheres que empreendem na gastronomia

 


9,3 milhões de mulheres estão à frente de uma empresa no Brasil, 25% têm interesse em investir na área gastronômica

Uma possibilidade de incentivar o protagonismo e a liderança feminina, com mulheres ocupando por conta própria espaços que muitas vezes não encontram dentro das empresas. Essa é uma das formas de olhar para o empreendedorismo feminino. Atualmente, o número de empreendedoras vem crescendo. Segundo o Sebrae, há em torno de 9,3 milhões de mulheres à frente de uma empresa no Brasil. 

Uma pesquisa da OnePoll realizada em 15 países com 9 mil mulheres, incluindo brasileiras, revelou que 72% têm vontade de ter um negócio próprio. Sendo o setor da gastronomia a principal área de interesse das mulheres, com 25%. E elas têm mostrado que, também dentro desse setor, qualquer área pode ser delas. É o caso de Lorena Lacava. A veterinária e cozinheira criou o projeto Churras das Gurias no Instagram com o objetivo de dar dicas sobre técnicas de churrasco para mulheres. Apesar dos desafios da representatividade feminina como churrasqueira, Lorena impulsiona outras mulheres nesse ramo

A veterinária conta que sempre se interessou por gastronomia e, como também é especializada em produção animal, percebeu uma oportunidade de trabalhar com as duas profissões. “Consegui juntar duas coisas que eu amo em uma profissão que me deixa muito satisfeita que é fazer comida, falar de carne e servir outras pessoas”, destaca. 

Lorena comenta que sempre esteve inserida em um universo masculino e que é difícil ser respeitada. “A gastronomia também é um universo bastante machista”, afirma a cozinheira. Ela acredita que o principal fator para muitas mulheres se distanciarem da churrasqueira é por parecer ser uma área somente masculina. E é aí que entra a importância da participação feminina. “Eu sou defensora da nossa classe. Quanto mais mulheres fizerem parte desse universo, melhor será para nós”, ressalta. Mesmo com os obstáculos, atualmente, além de compartilhar nas redes sociais seu amor por carnes, Lorena também dá cursos de churrasco para mulheres. 

Para incentivar a participação do público feminino no ramo da gastronomia, principalmente no churrasco, a Alegra, indústria de alimentos de origem suína dos Campos Gerais, no Paraná, está realizando uma campanha de Dia das Mulheres. “É essencial que as empresas promovam a participação feminina na gastronomia e abram ainda mais espaço para essa discussão dentro do ramo alimentício, que pode parecer plural, mas ainda sofre com preconceitos”, destaca a assistente de marketing da Alegra, Ana Carolina de Lima. 

A campanha conta com a participação da influencer Lorena Lacava e leva para as redes sociais da empresa uma nova visão, curiosidades e dicas sobre o preparo de um bom churrasco.

Comentários